Manjaro - não boota, preso em clean .. files .. block

Tentei algumas coisas online mas sem sucesso, e não sei para onde ocorrer.

Veja a imagem:

Não tenho certeza o que mudou para aparecer esse erro. Suspeito que tenha relação ao wayland que ativei - mas suspeito, pois foi a unica coisa que fiz hoje e tenho -quase0 certeza que reiniciei 1 ou 2 vezes após ativar e estava tudo OK.

A maquina é boa, nova (6 meses), dual boot com o windows e não existe motivo para suspeitar que meu SSD (nvme) ou outro hardware possa ser problema. O windows está perfeito em velocidade, performance e estabilidade, bem como diagnostico da Dell confirma que não existe evidencia de erro.

O que posso fazer?
Nesse ponto da foto posso logar como root (ctrl+alt+f2) para editar ou fazer qualquer coisa… o manjaro, confirmei aqui, esta completamente atualizado.

@Rodrigo_Chile Mago do Manjaro, eu o convoco!

1 Curtida

Alterei o grub removendo o clean, para ver tudo
Ele para aqui:

1 Curtida

Não aparece mensagem de erro, consegue acesso ao TTY mas não aparece tela de login? Tem cheiro de algo relacionado ao gerenciador de login ou à própria DE…
Vou pensar no que fazer

EDIT: Primeiro, tem um pendrive em USB live? Tenta dar boot por ele e veja como analisar seus discos com o fsck

1 Curtida

adicione
nvme_core.default_ps_max_latency_us=0

na linha do kernel

fsck sem erros

Adicionei
nvme_core.default_ps_max_latency_us=0
e removi o quick para ver onde para,
F10

mantem o mesmo da foto cima, no OK do TLP.

Deixando claro, aqui tudo para mas o sistema não congela, tenho como logar como root normalmente (sem gui) por ctrl+alt+f2.

Tentou no TTY mandar um startx?

Agora tentei:

E o Xorg.o.log em 2 fotos para caber tudo (desculpe por foto em forma literal…)

Qual a sua placa de vídeo?

Vc está executando com vesa e dá erro.

Já tentou tirar a vesa, e deixar sem drive.

Assim ele executará o drive do próprio kernel.

1 Curtida

Feito, era o Vesa mesmo, mas entendo muito pouco de linux para compreender. Driver se reinstalou, estava bagudo?

Primeiro catei o que tem, mwhd -l me mostra video-vesa versao 2017.03.12]
Removi ele então com mhwd -r pci video-vesa
E reboot. Ao voltar ele ainda aparece listado, e na mesma versão 2017.03.12

Nesse ponto porém segui novamente com startx
E a GUI subiu!

Percebo que o perfil do meu usuário está corrompido (tento entrar e ele diz senha inválida). Mas como root ja criei outro e múltiplos reboots se mostram OK agora \o/

1 Curtida

Ok.

Entra como root No console e cria uma nova senha pro seu usuário

No teclado usa o atalho

Crtl+alt+f3

Pode ser do f1 ao f7
Entra como root

E execute o comando

passado usuário

Insira senha e pronto

Volte para o desktop

Deve ser o f2 ou f7

Ctrl+f7

E tente entrar com senha nova

Sobre o drive vc está está sem agora.

Está usando o padrão o modesettings, parece que seu drive é inyel

Veja aqui

https://wiki.archlinux.org/title/Intel_graphics

Sobre a configuração do pc, vc pode ver com os comandos

lspci
E
lsusb

Acho que seguir aqui para completar:

Descobri que o usuario anterior sumiu. A pasta dele porém ainda existe, portanto criei um novo user e mapeei para a pasta:
useradd --home /home/aristofeles andre
chown -R andre:andre /home/aristofeles

Os comandos acima podem estar errados, ententa, tenho mais vontade que conhecimento atualmente. adduser por exemplo aprendi que não tem no arch, portanto simplesmente mudei e usei o acima. Sem pensar muito pois até assumi que iria falhar… (:slight_smile:

E esse pode ser o erro.
Tudo lindo, sobe e estou de volta onde eu estava, apenas usando o loguin andré. Sou administrator, e tudo tranquilo. Menos…

… esses caras aqui, sempre que logo aparece essa imagem. Salvar senha não resolve.
Mais fácil abandonar e iniciar user do zero ou tem algo simples que falta para completar isso?.
… bem…
Na real para min certamente que é mais fácil abandonar, mas estou tentando dessa vez ver erros, entender e aprender, não atalhar apenas para a solução facil e burra.

Tenta o usermod

Ou mude diretamente no /etc/passwd

Mudando no arquivo é necessário reiniciar

Tentei um monte de coisa com usuários… e era problema mais besta que isso. Deletei tudo da .cache apenas, e sumiram claro os erros de algo querendo iniciar.
Tri!
100% resolvido, foi divertido!

2 Curtidas