Opa, eae pessoal, tudo bem? Recentemente adquiri um notebook da Lenovo do modelo ideapad s145, com processador Ryzen 7 3700U e queria colocar uma distribuição Linux nele, e estou de olho no Manjaro KDE e no Pop!_OS e gostaria de saber se alguém aqui do fórum possui este mesmo modelo com uma destas distros. O motivo de fazer este post aqui é que a maioria das vezes que pesquiso sobre estas distros neste modelo, os resultados são sempre falando sobre problemas com a compatibilidade.
Está com receio de deletar o Windows original neh?
É difícil encontrar alguém que tenha um mesmo notebook, mas não impossível.
Eu faria o seguinte, daria um jeito de ver como é esta licença do seu Windows aí, se ela é integrada ao hardware. Caso seja, é só reinstalar exatamente a mesma versão do Windows no futuro, que o sistema será reativado automaticamente.
Sabendo disto… Eu mesmo faria o teste de distribuição no notebook, para ver a compatibilidade.
Sendo você iniciante no Linux (imagino), eu deixaria o Pop_OS de lado por enquanto, ele é um tanto enjoado pra configurar o boot por não usar o Grub. Aí faria dual boot com Manjaro, que já vem com Steam instalada (pelo que vi, vc curte jogar) e tem boa compatibilidade com drivers NVidia. Quanto aos problemas com Ryzen, não tenho como ajudar muito, mas o pessoal aqui parece que anda conseguindo resolver. E, pelo que vi, os problemas são com o Ryzen 5, não vi nada de problemas com Ryzen 7.
Então, tenho duas sugestões:
- Faça backup de seus arquivos e pesquise como é reinstalar o Windows com a licença que veio de fábrica do teu Lenovo
- Faça dual boot - comigo não foi complicado, mas este artigo pode ajudar nisso, no caso do Manjaro:
Site privado
Tem esse vídeo (em inglês): Manjaro: dual boot with Windows 10 - YouTube
O medo nem é quanto a licença do windows, esta já está vinculada com minha conta da Microsoft. A questão mesmo é que eu não quero ter dor de cabeça depois com questões de compatibilidade com o hardware.
Obrigado pelas dicas, mas no notebook em si não tem nada de importante (costumo guardar tudo no drive). E a intenção com ele nem é jogar, até perdi a vontade pra essas coisas. O pop eu já tive dor de cabeça no meu PC principal, algo relacionado a ISO que provavelmente se corrompeu. Quanto a licença do MS Windows eu já vinculei com minha conta Microsoft, então é um problema a menos. Dei uma pesquisada pelo fórum e vi um post onde era mencionado alguns problemas no Manjaro, mas que no Pop estava mais suave. Mais uma vez obrigado, mais tarde irei ler com calma estes links.
Fazendo uma busca rápida, o único problema mais sério que achei foi este:
E nele fala que o Manjaro roda bem com Ryzen 7…
Vou tentar o Manjaro, gostei da distro e também tá na hora de testar algo distante do debian kkkkk. Obrigado pela ajuda, forte abraço.
Eu tenho desktop com Ryzen 1600, e sofro com problemas de reinicializações e congelamentos desde quando comprei, mas eu tenho uma solução alternativa que funciona para mim, e atualmente experimentando mais dois outros métodos, para ver se também funcionam…
Estou comentando isso porque o notebook do @ryblackzen é um Ryzen, e acredito que se ele tiver problemas com alguma distribuição Linux, talvez não seja a distribuição, mas sim o próprio processador… é algo tão complexo que não compensa eu digitar tudo aqui, mas estou realizando testes e lendo mais de 600 comentários sobre problemas com Ryzen no Bugzilla, para desenvolver uma matéria abordando o assunto.
Torço para que @ryblackzen não tenha nenhum problema, mas “caso” tenha, há algumas coisas que possam ser feitas, podendo servir como solução alternativa.
Tive alguns problemas de congelamento no Ubuntu a alguns meses, contei 2 apenas, isso no meu PC de mesa (Ryzen 5 1600, GTX 1060 Ti, 8gb ddr4). Depois de umas atualizações isso nunca mais voltou a acontecer.
Pelo que li, parece algo relacionado ao kernel e a como configurar os estados de energia do processador. Aí é testar com o 5.8 e configurar o TLP e o grub, pelo que entendi…
Eu reduzi o C-State do CPU para “C1” através de um parâmetro no GRUB, desde então nunca mais tive nenhum problema (6 meses), esta é uma solução alternativa que funciona pra mim, enquanto para centenas de usuários isto não funciona… dei azar pelo Ryzen com problema no C-State, mas dei sorte por conseguir contornar o problema.
Agora estou experimentando o modo de economia “C5”, preciso de algumas semanas, pra ver se dará algum problema.
@ryblackzen quaisquer problemas, só mencionar, estou juntando bastante informações, e em breve estarei postando algo bem completo sobre isso.
@ewertonurias Como usuário de processador Intel, tenho feito uma adaptação parecida para evitar congelamentos (congelamentos que me forçavam desligar o notebook pelo botão), que é a adição da linha intel_idle.max_cstate=2
.
O número 2 que escolhi foi porque dá mais flexibilização para o CPU entrar em algum modo de economia de energia, além disso, li em algum lugar (não tenho mais a fonte) de que se deixar no modo 1, o desempenho da GPU integrada (e possivelmente do Turbo Boost) fica inferior do que nos demais modos.
Boa tarde ryblackzen, eu possuo o mesmo notebook que o seu e ainda não tive esses problemas de compatibilidade com nada.
já usei Manjaro kde e rodo liso, liso, acho que mais ou menos um mês depois eu mudei pro mint cinnamon,por ser iniciante no linux e achar mais fácil a instalação de certos programas com o .deb(talvez questão de gosto também.) e atualmente eu tenho o notebook em dual boot, pois através do lenovo alguma coisa que não lembro o nome agora, chega algumas atualizações lá de hotfix algo assim kkkk.
No mais não tive problemas de compatibilidade e
acho que fica interessante no inicio,depois de um tempo você muda só para uma distro.
espero ter ajudado…Flw
No meu caso eu preciso de dual boot, pois uso pacote Adobe. Pra quem joga, ainda é necessário para diversos títulos. Mas sim, caso não precise dessas paradas, dual boot é mais pra se acostumar mesmo. Depois de um tempo, dá pra largar de vez…
Às vezes dá vontade de voltar pro mint, foi minha primeira distro há um ano, gostei muito dela, mas agora quero tentar algo novo. Por isso a vontade de usar o manjaro. Agora posso trocar sem medo.
É bem top manjaro,use o com KDE fico liso o sistema e a instalação é super rápida,tenho o s145 com 256gb no Nvme.
Eu curto o Gnome, mas as 3 oficiais são excelentes. Eu testei o Cinnamon, é bem legal mas vem sem o Libre Office - aí é instalar via PAMAC do repositório ou em flatpak
Embora eu seja muito fã de Debian e Ubuntu (especialmente KDE Neon), há 6 meses que estou usando Manjaro.
Eu gosto de usar muito o Terminal, acho mais prático e rápido para certas tarefas… porém, nestes 6 meses de Manjaro, não abri terminal em nenhum momento, justamente por conta do “Pamac”, que é a interface gráfica do gerenciador de pacotes Pacman.
Ele tem um design até que simples, mas é bem ágil na busca por pacotes, bem organizado, podendo filtrar por “Instalados”, “Repositórios Oficiais”, “AUR” e “Flatpak”, bem objetivo mesmo.
O principal motivo pela escolha do Manjaro, é mais por conta do repositório oficial, é um pouco mais abrangente, podendo instalar Lutris sem a necessidade de PPA, e o AUR, que me permite instalar alguns pacotes de terceiros (Ex.: Google Chrome).
No fim, seja Mint ou Manjaro, tudo funciona, só muda o gerenciador de pacotes, e a maneira como você realiza suas tarefas.
Eu sou iniciante no mundo linux, só usei Mint e Ubuntu (usei Fedora Gnome também, mas por menos de uma hora rsrs) e honestamente nem sabia que o Manjaro não era derivado do Debian…
Estava até pensando em usar Manjaro por achar que ele era ubuntu/debian based, mas agora veio a duvida:
A final, ele instala ou não pacotes .deb? Instala ao menos um .rpm ou sei lá?
Como funciona a parte de gerenciamento de pacotes na distro?
Embora eu seja muito fã de Debian e Ubuntu (especialmente KDE Neon), há 6 meses que estou usando Manjaro.
Ele usa o Pacman - e seu cliente gráfico, o PAMAC. Mas pelo PAMAC, habilitando o AUR, vc encontra 99% do que precisar que originalmente está em rpm ou deb