Em Novembro de 2019, montei um PC Gamer com Ryzen 5 1600, desde então, qualquer distribuição Linux reinicia de maneira súbita e aleatória, e quando não reinicia, ele congela.
Estas linhas aparecem quando o PC reinicia:
Aqui está as configurações do meu hardware:
Hardwares novos:
ASUS TUF B450-PRO GAMING
Ryzen 5 1600 Six-Core
Corsair LPX 16 GB 2666
Hardwares reaproveitados:
Corsair 650w
GeForce GTX 960 4 GB 128 Bits
Intel SSD 240 GB
Os reinícios súbitos aleatórios e congelamentos não tem dia e nem hora para acontecerem, pode ocorrer desde nenhuma vez por dias, como pode ocorrer 7 vezes por dia.
*Já estou monitorando temperatura, está tudo normal, não é alto-aquecimento.
Até o instante momento, só encontrei uma solução alternativa, que é adicionar “processor.max_cstate=1” à linha “GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=” em /etc/default/grub.
Esta minha solução alternativa tem se mostrado eficaz, visto que apliquei este parâmetro ao GRUB em Abril de 2020, desde então o PC não reiniciou mais, porém, removi este parâmetro do GRUB “ontem”, e o PC reiniciou “hoje”, e congelou uma vez enquanto eu estava escrevendo esta postagem, o que alimenta a teoria que o problema talvez tenha alguma relação com processador… powersave… microcode… algo do tipo.
Eu não tenho certeza do que se trata esta linha, algumas pessoas dizem que “processor.max_cstate=1” faz com que o CPU trabalhe em frequência máxima o tempo todo, consequentemente consumindo mais energia.
Se isto é verdade, não me importo com a vida útil dele, acredito que em frequência máxima ainda atinja uns 10 anos.
Gostaria de saber se mais alguém tem o mesmo problema, e se alguém já conhece alguma solução melhor para este problema.
Desde já agradeço pelo suporte!