Mangohud não está funcionando para mim

Olá. Uso linux há algum tempo, estou familiarizado com o básico do Linux e sei usar o terminal de forma básica apenas.

Estou usando o Debian 12 bookworm com XFCE4 e evitando baixar os programas pelo repositório ou por aplicativos .deb, usando apenas aplicativos em flatpak para evitar problemas que embora difíceis de acontecer, não quero que aconteçam.

Baixei a Steam por flatpak e instalei o mangohud por flatpak também, e uma vez, afim de teste, baixei os dois pelo repositório para ver se funcionaria desse jeito, mas de nenhum jeito o Mangohud funcionou.

Copiei e colei alguns comandos que eu encontrei enquanto buscava alguma solução pela internet, mas também não funcionou. Não sei dizer exatamente o que cada comando fazia. Inclusive também, é claro, coloquei o Mangohud para iniciar com o jogo na Steam pelo “Launch Options”. Baixei o GOverlay, não lembro se pelo repositório ou por flatpak, e habilitei a opção “Habilitar Globalmente” , mas também não funcionou.

Eu fiz algo errado? Alguém poderia me ajudar? Talvez me indicando o caminho de como instalar tudo, se baixa tudo de uma vez pelo repositório ou se há como usar tudo pelo flatpak mesmo? Meu computador é um pouco fraco, então preciso do Mangohud para travar os FPS em 30 e ter um jogo fluído.

System:
  Host: computer Kernel: 6.1.0-37-amd64 arch: x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce
    v: 4.18.1 Distro: Debian GNU/Linux 12 (bookworm)
Machine:
  Type: Desktop System: Gigabyte product: B450M GAMING v: -CF
    serial: <superuser required>
  Mobo: Gigabyte model: B450M GAMING v: x.x serial: <superuser required>
    UEFI: American Megatrends LLC. v: F63 date: 01/31/2023
CPU:
  Info: quad core AMD Ryzen 3 3200G with Radeon Vega Graphics [MCP]
    speed (MHz): avg: 1346 min/max: 1400/3600
Graphics:
  Device-1: AMD Picasso/Raven 2 [Radeon Vega Series / Radeon Mobile Series]
    driver: amdgpu v: kernel
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.7 driver: X: loaded: amdgpu
    unloaded: fbdev,modesetting,vesa dri: radeonsi gpu: amdgpu
    resolution: 1366x768~60Hz
  API: OpenGL v: 4.6 Mesa 22.3.6 renderer: AMD Radeon Vega 8 Graphics
    (raven LLVM 15.0.6 DRM 3.49 6.1.0-37-amd64)
Network:
  Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet
    driver: r8169
Drives:
  Local Storage: total: 223.57 GiB used: 70.29 GiB (31.4%)
Info:
  Processes: 254 Uptime: 23h 45m Memory: 13.56 GiB used: 5.43 GiB (40.0%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.26

Olá @consequatursunt, tudo bem contigo?

O Steam via Flatpak utiliza um mangohud específico da Valve, então você precisa instalar a versão correta e depois ativá-la em cada jogo que você quiser que as estatísticas apareçam. Nas duas discussões abaixo, tem mais informações sobre com configurar corretamente o MangoHud.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Funcionou perfeitamente agora, após reiniciar a Steam depois da instalação do Mangohud por este flatpak. Muito obrigado.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.