Mais uma guerra: Youtube vs Adblockers

O Youtube agora está tentando impedir que usuários utilizam bloqueadores anúncios durante os vídeos. Caso você use esses tipos de extensões, também está tendo o mesmo problema? :face_with_raised_eyebrow:

Bem, esse print eu tirei usando o Librewolf, que depois de assistir 3 vídeos me bloqueou. O mesmo não está acontecendo quando assisto pelo Ungoogled Chromium (por enquanto), e em ambos uso o mesmo Adblocker. :thinking:

Outra opção que estou testando é assistir pelo Freetube, e funciona muito bem. Dica extra: se você assiste Youtube pelo celular Android, use o Newpipe.

A discussão ética/moral sobre isso é longa, enfim, vejamos quem vai ganhar essa queda de braço :muscle:

3 curtidas

Aqui também. :angry:
Porém o meu tem um contador pra fechar essa aba. Eu uso o chromium

1 curtida

Testei uma parada aqui que um gringo indicou e funcionou:

Mas o Freetube também não é uma opção de todo ruim, tem como se inscrever em canais e ter um feed atualizado.

3 curtidas

Eu to usando esse aqui, feito por uma amiga

Captura de tela_2023-10-19_06-48-17

3 curtidas

Calma que vou vai chegar no estágio dos 3 avisos.

Aqui começou com a opção de clicar no X para fechar, depois foi para o contador, agora esta nos 3 videos depois é block, mesmo desativando o adblock aparece a mensagem, fazendo com que tenha que atualizar a pagina toda vez que aparecer a mensagem.

Possíveis soluções até o momento:

1. Abrir em modo privado com o ublock origin ativo;
  2. Clicar em compartilhar e posteriormente em incorporar, assim pode assistir.
  3. Desativar algumas opções no uBlock Origin (tutorial: reddit )**

** Lembrando que com os itens que tem que ser desativado, esta sendo exibido alguns ads no youtube, como em outros sites

3 curtidas

Parece que o ublock origin estava lidando melhor com isso. Problema que o YouTube ta atualizando o script todo dia, então a extensão mesmo estando atualizada corre risco de não funcionar.

Eu não teria problema com anúncio se fossem anúncios no início e canto de página. Mas poxa vida, 6 anúncios em um vídeo de 10 minutos é sacanagem demais.

Eu quero q eles se lasquem pra lá kkkkk uma hora ou outra alguém inventa algum adblocker que burla o sistema (como já mostrado acima) e a gnt vai trocando e adaptando hehe

2 curtidas

exato cara,vc abre um video vem anuncio,vc ta vendo o video,outro anuncio,e muitos anuncios,se pelo menos fossem menos tipo 1 ou 2 nao precisaria da gente usar bloqueador de anuncios

1 curtida

Estou vendo essa mensagem desde domingo, apenas clico em Desativar o Adblock e fechar a janela que aparecer o video do youtube segue normalmente mesmo com o origin ativo, lado ruim é que precisa fazer isso em todo video novo.

Não reclamaria em pagar o youtube se o serviço não estive salgado, ou pelo menos uma versão mais barata sem o youtube music.

1 curtida

Eu sei que pode parecer esquisito por que a gente trabalha com o YouTube no Diolinux e blá, blá, blá. O que vou relatar aqui é como eu penso e como eu faço, não o que qualquer um deve fazer ou tentando dizer que “essa seria a forma ideal” de lidar com o problema.

• Direito meu de bloquear anúncios em qualquer site, é basicamente o bloqueio de uma URL como qualquer outra e devemos ter autonomia sobre isso.
  • Direito do YouTube de bloquear os bloqueadores, afinal, é eles que pagam a conta e é assim que eles ganham dinheiro para manter a plataforma funcionando. Ninguém é obrigado a concordar com a minha postura de bloquear anúncios ou facilitar a minha vida quanto a isso.

É o famoso, “ninguém manda você querer ver o YouTube e ninguém mandou o YouTube escolher esse modelo de negócios”.

E é aí que nasce o impasse, afinal, no mundo ideal os usuários teriam uma ótima experiência no YouTube e o YouTube conseguiria se sustentar com a interação natural dos usuários. Na prática, esse equilíbrio é complicado, e é difícil se imaginar na pele de um CEO numa plataforma desse tamanho, precisando equilibrar todas as tochas desse malabarismo sem queimar as mãos.

Eu não uso Adblock nos meus navegadores, e o Pi-Hole eu acabo usando mais para servidor de DNS do que para bloquear Ads.

É importante entender que uma coisa é criar conteúdo sobre, dando conhecimento de como fazer, e outra é o meu uso pessoal. Atualmente eu não vejo necessidade de usar adblock, mas claro, minha navegação e os sites que eu acesso são diferentes de outras pessoas.

Eu sei o quanto é chato navegar por alguns sites por aí que tem anúncios demais, por isso a gente tenta manter os sites do Diolinux o mais clean possíveis nesse contexto e garantir uma boa experiência de leitura, se nunca navegou por aqui ou pelo nosso site sem ad-block, dá uma chance, talvez você se surpreenda.

Ironicamente, a gente consegue fazer isso de forma mais branda nos sites do Diolinux devido ao YouTube e os seus ads. :sweat_smile: Eles oferecem uma compensação financeira que permite que a gente não precise colocar “um pop-up pra cada scrollada sua pelos sites”.

O que aconteceu naturalmente comigo foi eu deixar de acessar os sites com anúncios muito invasivos e que não traziam uma boa experiência. Não foi algo premeditado, só aconteceu. Eventualmente eu ainda acesso um ou outro, mas não a ponto de me chatear. Tem pouquíssimas coisas que me chateiam nesse mundo. :person_in_lotus_position:

Eu assisto muito o YouTube, provavelmente é meu serviço de streaming principal, e os anúncios não me incomodam, em poucos segundos eu geralmente pulo eles e pronto. Ao menos o criador e a plataforma ganharam algum dinheiro e podem continuar produzindo. Mas entendo que essa experiência seja pessoal, e entendo que alguns não se sintam da mesma forma.

Bloquear anúncios do YouTube não é pirataria, mas da minha ótica, é como se alguém te oferecesse algo que você quer e cobrasse um valor (razoável?) que você não realmente tira do bolso. Colocando ad-block você meio que está dizendo que vai assistir igual, sem pagar esse valor, porque “X”, e a lógica de “X” está certa.

Independentemente de “X”, eu não acho “errado”, por assim dizer, bloquear os ADS, mas eu me sentiria mal se fizesse, sobretudo após entender como essa roda de criação de conteúdo gira.

Concordo absolutamente que o modelo de anúncios precisa de reforma, e que tem muita gente que passa do bom senso completamente. Se você acha os anúncios de 5 segundos que dá para pular no YouTube ruins, experimenta os 7 anúncios em sequência não puláveis em lives na Twitch, aquilo vai além do bom senso.

Obviamente, a Twitch ser ruim nesse aspecto, não quer dizer que a forma com que o YouTube trabalha seja excelente.

Existe também um aspecto cultural envolvido. Ninguém gosta de ads, mas por várias vezes eu vi na Twitch as pessoas comentando que apesar disso, entendiam que esse “ad-break” da live ajudava o streamer a continuar criando um conteúdo pela qual ela não precisa pagar para ver.

No YouTube essa reciprocidade não parece existir, ao menos não da mesma forma, é uma questão de contexto, a Twitch cresceu assim, o YouTube não; ainda que várias pessoas tenham essa noção na plataforma do Google também.

O consumidor não tem motivos para saber disso, mas streamar vídeos é algo muito caro, a infraestrutura de algo como o YouTube é monstruosa, e até para quem trabalha em tech, é difícil de assimilar.

Sem falar que muita gente acha, especialmente gerações mais novas, que acessar ou publicar coisas do YouTube é algo como um “direito”, sendo inquestionável a oportunidade de acessar os vídeos do YouTube; o que não é absolutamente verdade. O YouTube é uma empresa privada, fornecendo um serviço, se a conta não fechar de alguma forma, as coisas não andam.

Acho que só tem uma noção clara disso quem viveu a era antes do YouTube e tinha que pagar para hospedar vídeos na internet, para quem já nasceu dentro desse contexto com o YouTube “sempre existindo”, pode ser difícil pensar de outra forma.

Simplesmente não tem como fazer de graça. Se é de graça para alguém (tipo alguém que assiste), outro alguém está pagando. ADS são uma das formas de custear um pouco isso, apesar de ser discutível a sua efetividade, já que você corre o risco de chatear o seu próprio público.

Hoje em dia ainda tem o YouTube Premium, que antes não era uma opção.

Eu ainda posso acessar a tudo no YouTube de graça, com anúncios. Esse é o “preço” que eles pedem para eu pagar e eu posso aceitar ou não, ou posso pagar uns 20 reais por mês, 40 no plano família para 5 pessoas eu acho, e nunca mais vou ver anúncios e ainda recebo o YouTube Music “de brinde”

Podendo pagar (e a gente sabe que não é a realidade de todo mundo) e me incomodando com anúncios, tendo a opção de eliminar eles de forma formal, eu não me sentiria bem em burlar as regras só porque eu posso.

As pessoas têm o direito de bloquear anúncios, ou agora até tentar burlar restrição se quiserem, e existem meios “legítimos” para isso, além dos “alternativos”, porém, inegavelmente o YouTube tem o direito de tentar proteger o seu modelo de negócio para garantir longevidade.

Eu entendo que uma atitude ríspida de qualquer lado nunca é bem vista, o YouTube não vai ganhar mais fãs por causa disso.

Até hoje não existe outra plataforma que permita conectar criadores e consumidores, e que permita que isso se torne um negócio a ponto de gerar empresas, empregos e sustento de milhares ou milhões de pessoas, como o YouTube, mas inegavelmente é um modelo de negócios complicado (mais complicado que isso, só o Spotify, mas isso é outro assunto).

Quem sabe exista algum meio-termo que possa agradar todas as partes, mas parece que ele continua por ser descoberto.

7 curtidas

O ideal eh que os anúncios surgissem em forma de banner no rodapé (como nos antigos canais esportivos na TV) por poucos segundos, e nao esse inferno de interromper o que eu estou assistindo pra me mostrar algo que nao me interessa e q soh vai fazer que eu pegue raiva da marca e boicote ela (tem gente que diz q nao se incomoda, mas isso me incomoda e muito)

Hoje em dia a maioria dos Youtubers ja embutem algum merchan nos seus videos seja de Karsperky ou outra tranqueira e nisso ja recebem um cascalho, e ja que fazem isso poderiam remover os anúncios dos seus videos, tem canal que fez isso e colocou um qrcode pra quem quiser contribuir com Pix, masss são poucos os que estao dispostos a fazer isso, quem ganha com o merchan quer ganhar ainda mais e eh assim que eh a vida e que se lasque todo mundo rs

Uma soluçao que achei pra assistir videos longos sem encheção de saco com propaganda (infelizmente isso nao vale pra merchan chato no meio do video) eh simplesmente baixar o Video do Youtube e assistir “Offline”

1 curtida

O problema é que a Google (uma empresa de trilhões de dólares) é extremamente displicente com a filtragem dos anúncios que ela veicula.

Cometi o erro de usar YouTube por alguns minutos sem adblock e vi propagandas de golpes (“loja XXX está fechando e liquidando toda sua mercadoria”), de “aumente seu pênis” e afins.

Sem falar que a sociedade está doente de consumo, será que vale a pena mais propagandas incentivando as pessoas a consumirem mais para colocarmos fogo no planeta mais rápido?

Com certeza a conta do Google fecharia sem anúncios no YouTube, bastaria eles aceitarem ter um lucro menor.

O Google realmente ter sua parcela de culpa, mas, os vídeos monetizarem menos afeta mais os criadores de conteúdo que dependem disso do que o YouTube em si. Principalmente criadores que estão crescendo e não tem outras fontes de renda para apoiar.

A conta não fecha tão simples assim, basta olhar no segmento de software livre a quantidade de vídeos de canais em crescimento praticamente implorando para o público participar das campanhas de financiamento coletivo.

Financiar a produção de conteúdo de maneira saudável é um tema bem complexo. Geralmente, o foco é direcionado para as grandes empresas trilionárias porque é conveniente e fica mais fácil justificar estas posturas.

:vulcan_salute:

1 curtida

Acho que vou virar um “Neandertal”, ler apenas documentações e consumir conteúdo de fóruns, um dos motivos disso é a procrastinação, Youtube tá virando tipo um tiktok da vida, onde você abre ele e ele te joga um monte de shorts com conteúdo apelativo.
:thinking:

1 curtida

Hoje eu só assino um streaming, o Youtube!

Já cheguei a ter Amazon Prime Video, Netflix, HBO Max, Disney Plus, mas nenhum fez valer o investimento tanto quanto o Youtube faz. Na TV, PC, celular, todos os lugares que logo com minha conta eu assisto sem preocupação.

Recomendo :wink:

5 curtidas

estou usando o ublock origin e criando um filtro manual sobre os elementos da mensagem.
não mostra a mensagem o inconveniente é que pausa o video no inicio, ai tenho que dar o play manual.
No celular continuo com o revanced

Nisso eu concordo… e nao é apenas a questão de ter anúncios e comerciais no meio do vídeo, (só tolero isso na PlutoTV pq gosto do conteúdo que eles oferecem) mas é a qualidade dos comerciais/anúncios que chegam a ser irritantes e repetitivos.

As empresas de marketing de hoje deveriam sentir vergonha do lixo que produzem, claro que existem exceções como quando a Renault lançou o “Kwid Outsider” com aquele comercial do Caverna do Dragão… na época eu nem encostava no controle qdo passava, de tão bom que era o comercial…

Isso soh tah acontecendo pq uns abobados ficam dando like e botando esses videos pro topo;;; no meu youtube aparece direto uma novinha de shortinho que o suposto “marido” fica fazendo perguntinha idiota (e indiretamente vendendo a mulher) e se voce for olhar os comentarios parecem lobos babando pela ovelha

Ok, isso é outro problema, e francamente, o que mais tem é regra para anunciar e para publicar conteúdo hoje em dia, toda faz que a gente faz upload de um vídeo tem que preencher um formulário, literalmente. Pode ser que não seja o suficiente ainda, mas é um problema complicado de lidar, anúncios de baixa qualidade ferem o próprio negócio do Google, não tem motivos para eles não quererem melhorar essa situação.

O quanto a empresa é estimada é só um número, esse dinheiro não existe a menos que alguém pague pela empresa uma quantidade absurda dessas.

Cara, sinceramente, nunca vi nada desse tipo no YouTube, mas como os anúncios são personalizados, se você deixar o algoritmo fazer o seu trabalho, mais frequentemente do que não os anúncios serão sobre algo que faz sentido para o seu contexto, com algumas exceções. Como os anúncios só vão gerar receita se quem recebe o anúncio interagir com ele, não tem incentivo para ser de outra forma.

Ao bloquear anúncios em muitos casos você não está realmente bloqueando todos os dados, mas está diminuindo a qualidade dos anúncios que chegam até você.

Oferta não significa compra ou consumo, se as pessoas têm um comportamento compulsivo, o problema está em outro lugar. Ver anúncios não ajuda para quem tem esse problema, mas a existência deles não é o problema. Seria como dizer que as pessoas estão se afogando porque existe água.

Se o agricultor plantasse menos, ele teria menos trabalho, menos custo, menos stress…

Nem falo em lucro, mas ter uma receita menor significa entregar menos também.

Se não fizer nada, não tem custo nenhum, olha que fácil. Já pensou se todo mundo que empreende pensasse assim? Praticamente não haveria evolução. Ou melhor, esse pensamento não leva ao empreendimento, a criação de coisas.

Se tem alguém consumindo de graça, outro alguém está custeando.

É uma magnitude complicada de entender, mas ser o Google custa muito dinheiro, muito.

Ser uma empresa pequena, custa menos, lógico. Mas você vai frear o seu crescimento para economizar dinheiro?

Você se manteria num emprego que paga menos, para gastar menos?

“Ah, mas tem empresas que tem dinheiro demais”…

E acredite, pode parecer muito dinheiro para uma pessoa, mas cada datacenter pode chegar fácil no custo de 1 bilhão de dólares para construir, e sabe se lá quanto para manter… e a maior parte dos produtos ainda chega “de graça” para as pessoas.

Eu concordo que não precisariam haver anúncios, eu adoraria um formato que não dependesse disso, mas o dinheiro iria precisar vir de outro lugar para manter o serviço como ele é, ou então realmente diminuir a funcionalidade e quantidade de pessoas que podem acessar ele ao mesmo tempo.

Não sei como você pensa que isso funciona, mas numa empresa você nunca sabe exatamente quanto vai faturar, é diferente de receber um salário fixo, o máximo que você tem é uma estimativa.

É mais fácil saber o quanto a sua operação custa, para ter um “lucro menor” eu, como empresario, teria que dizer “Ok agora pagamos a conta”, já dá para parar de faturar. O que ignoraria a questão de que mês que vem a gente pode não ter as mesmas demandas, que com faturamento extra a gente pode investir na empresa novamente e melhorar os serviços.

Essa ideia de “eu posso lucrar menos” não faz sentido, se você lucrar menos, como empreendedor, que seja porque você tirou parte do lucro e reinvestiu para melhorar o seu produto, o seu serviço, ou para aumentar os pagamentos dos profissionais que fazem parte da empresa, caso contrário, você morre no mercado e o que era um “corte de lucro”, agora é você sem uma empresa financeiramente saudável e que corre o risco de fechar, deixando de entregar o que quer que você produzisse para o mundo.

A verdade é que a única coisa que iria fechar sem um método sustentável é o próprio YouTube, não a conta.

4 curtidas

Acho que tudo o que você falou faz sentido, mas é sempre bom tentar ver o mundo sob a óptica dos outros.

Acho importante sempre pensarmos que o nosso comportamento e como nos sentimentos são reflitam a forma com que os outros pensam se sentem, e tudo bem com isso.

Por exemplo, tem gente que não vai querer tolerar nem esses anúncios da Pluto que você tolera, porque não vê esse ambiente de valor que você vê, mas que vê no YouTube, na Twitch, etc. esse valor que você vê na Pluto.

Empresas de marketing estão sempre buscando formas novas de conseguir a nossa atenção, algo que é cada vez mais difícil, mas sem haver a venda de um produto ou ideia, a roda do mercado não gira. Todo mundo no mercado de trabalho ou tem uma empresa, ou trabalha para alguém, sem marketing, fica mais difícil as coisas se sustentarem no longo prazo.

Pense que essa mesma propaganda da Caverna do Dragão que você gostava, pode ser tão intragável para outras pessoas como essas que você não suporta, e assim por diante.

Taí outra coisa que eu não costumo ver muito no meu YouTube, se aparece eu não costumo interagir muito, logo, o algoritmo vai se moldando para coisas que sejam do meu interesse.

E outra, se você fechar a sessão de shorts na home, ela fica oculta por 30 dias, aí você tem que manualmente clicar na aba de shorts para ver eles.

1 curtida

Olha só, ironicamente eu assino os outros e ainda não assino o YouTube :rofl: