Mais um convertido!

11 curtidas

Leon está MUITO BEM IMPRESSIONADO, não poupou elogios ao Pop!_OS 24.04 e ao COSMIC, mesmo ressalvando que são betas. Descreveu com clareza várias das vantagens do sistema e do ambiente gráfico: a enorme praticidade do ajustamento das janelas à tela (tiling), com destaque para a variação do modo de ajustamento de área de trabalho para área de trabalho; a leveza e a fluidez; a facilidade de configuração; o fato de jogos funcionarem direto, sem nenhuma necessidade de ajustes prévios.

Ele pondera que o hardware onde instalou o Pop! pode estar ajudando na ótima experiência, por se tratar de computador pensado de fábrica para não depender de firmware proprietário (ao menos, não depender muito).

2 curtidas

Estou usando o COSMIC DE no Fedora há 1 mês… Sai de uma distro extremamente estável que era o Zorin OS 17 e só não abracei o POP OS porque, por algum motivo não sei qual e o qual não consegui resolver, o POP OS teve conflitos com drivers AMD e não permitia inciar sem o parâmetro nomodeset.

Contudo, minha experiência não poderia estar sendo melhor. O autotilling facilita muita coisa na hora de edições de video e imagens; o sistema de áreas de trabalho, sem aquele malabarismo a la mobile do gnome não me agrada, então uma simples lista lateral com as áreas me satisfaz muito e o visual mais simples sem a necessidade de muitas extensões.

Claro, falta um polimento decente e recursos como um mixer de som, que gnome e kde já possuem, alguns bugs na hora clickar em janelas.

Iniciei no Fedora 42 e agora estou no 43, alguns bugs nesse tempo foram solucionados e atualizados. Outros, não. A unica coisa que me deixa incomodado na real é o wayland, que OK, pode ser mais seguro, moderno, lindo, gostoso, xeiroso… bla bla bla… mas ainda tem muitas limitações quanto a alguns recursos para quem trabalha com edição de imagem e video e, a única coisa a se fazer se quiser permanecer em sistemas que vão te força a ele (o que parece um padrão a partir de agora) é arranjar um jeito de contornar a limitação.

De resto… Ansioso estou por atualizações do Cosmic DE!

2 curtidas

Provavelmente um 4070

Pois é. O Leon não enfrenta essas limitações do Wayland porque usa e continuará usando o Mac dele para as edições de vídeo. Fato é que Wayland avançou muito nas questões de compatibilidade, mas ainda NÃO deixa os usuários em geral à vontade. Essas opções de COSMIC e GNOME queimarem pontes e não mais acolherem o X11 eu acho forçação de barra. Surpreende que a System 76, desenvolverdora do COSMIC, tão preocupada com a experiência final dos clientes, tenha seguido o mesmo caminho dos desenvolvedores do GNOME, infames pelo teimoso apego à “filosofia do projeto”.

1 curtida

1 - Isso é porque os computadores que ela vende, devem suportar wayland tranquilamente, pois são com placas mais recentes.

2 - Dar suporte ao X11 gera mais trabalho para a equipe tendo que manter a compatibilidade do COSMIC com o X11. Ela pode se preocupar com a experiência final dos clientes, mas dos clientes dela.

1 curtida

Discordo. Os problemas do Wayland só serão resolvidos com o abandono completo do X11, pois, caso contrário, a recusa de diversos softwares em oferecem um suporte decente com a desculpa de que o “Wayland não está pronto” continuará. Além disso, ambas são DEs mais modernas. Existem outras DEs que ainda suportam Xorg.

2 curtidas

Meio mundo de gente acostumada a Linux diz isso, MAS… se o Leon fosse editar vídeos sob o Pop_24! com COSMIC talvez desistisse de usar o sistema.

O computador que ele reservou para o COSMIC não é da System 76.

Aliás, a popularidade do Pop!_OS e do COSMIC instalados em computadores em geral mundo afora é uma GRANDE propaganda indireta dos produtos da System 76, então é sensato que a empresa dê atenção também aos usuários que não compraram os computadores da empresa.

É a curva de aprendizagem do Linux, é outro sistema então é provável que você tenha problemas ao usar. Faz parte. Eu só acho que muitas das “limitações do Wayland” não são limitações dele, mas na verdade a falta de suporte apropriado por parte das empresas. Um exemplo:

Falta de suporte da NOVIDEO, e o progresso de todo um ecossistema não pode parar por causa de empresas desse naipe.

Sexta-feira 31, na última live ele ficou meio espantado com a repercussão dele estar usando Linux, meio que ponderando como quem diz: Peraí moçada, vamos com calma”:smiley: . Deve sair um corte do vídeo logo logo.

Aí já é falacioso. Há problemas pontuais que o Wayland não consegue resolver por filosofia, e ainda vai ter gente usando o X11 muito tempo, só que tendo que usar outras distribuições específicas.

Tá cheio de distribuição que não dá suporte específico para uma interface gráfica (tipo o Sway) mas deixa o pacote disponível. O argumento de trabalho de suporte é falacioso, pois a equipe de desenvolvimento da distribuição não precisa dar suporte para “todos” os pacotes. Aqui digo por suporte promover melhorias ou remoção de erros. A distribuição precisa sim promover pequenos ajustes para compilação de pacotes, mas é bem raro acontecer, não sendo enquadrado como “suporte” tecnicamente falando. O pacotes que são removidos das distribuições são, geralmente, pacotes sem desenvolvimento (e aqui entra gente disposta a manter o programa, não exatamente dentro da distribuição) ou que estão quebrados (dependências de pacotes que não conseguem ser satisfeitas). Alguns raros casos, como está sendo com o X11, a remoção está sendo feita por escolha do time da distribuição por vários motivos, mas esse suporte não está entre eles.

1 curtida

Fui olhar no república e não saiu nada ainda. Espero que coloquem o corte lá. Já estava no processo de conhecer mais de linux, com a intenção de migrar do windows por causa do fim de suporte do Windows 10. Foi o impulso pra fazer uns upgrades no PC e assim que chegar colocar alguma distro pra rodar.

1 curtida

O Leon não quer “ter trabalho” e tem algum dinheiro sobrando, então pode se dar ao luxo de reservar um Mac para edição audiovisual, um PC bombado para jogos etc. A maioria das pessoas vai ter necessidade de pesquisar uma e outra solução para fazer numa distro o que costumava fazer no Windows. Foi assim comigo, e não doeu.

2 curtidas

Fiquei meio sem entender esse vídeo dele. Ele pegou a experiência dele e generalizou. O DaVinci Resolve é desse jeito (gambiarra que ele fala), outros softwares não precisam fazer nada pra funcionar, e outros nem abrem… No primeiro vídeo ficou melhor a “generalização”, porque era de alguém que usava o computador pra fazer pesquisa na internet e funcionou bem. Claro que isso também não é certo, mas certamente tem mais gente usando o computador pra navegar do que pra editar vídeos…

2 curtidas

Esse ponto negativo sobre a NVIDIA ter menos desempenho no Linux é bem relevante. Eu mesmo penso em comprar um placa de vídeo e gostaria que fosse da NVIDIA, mas usando Linux teria de ser da AMD.

E isso é culpa da própria NVIDIA que não dá melhor suporte ao Pinguim, já que Linux com AMD consegue rodar jogos de Windows melhor que o próprio Windows nativamente (O QUE É BIZARRO).

5 curtidas

Bota bizarro nisso! Quando migrei… Fiquei chocado que as animações do Yu-Gi-Oh! Duel Links, que são absurdamente travadas independente de plataforma, são lisas no linux. Temos que agradecer à Valve.

1 curtida

Linux não é religião, é ferramenta.

Leon é um dos maiores hipócritas que existe, só tá usando Linux pelo hype, não há muito tempo atrás ele falava que só queria que funcionasse as coisas e só queria saber de Mac, agora que tá em alta ele tá aproveitando.

Pelo menos ele trás mais visibilidade para o Pinguim.

1 curtida

Mas nesses vídeos sobre o uso do Pop!_OS e do COSMIC ele está sendo COERENTE com essas posições.

Continua priorizando praticidade. Adotou o Pop!_OS por lhe facilitar a vida, principalmente no trabalho de pesquisa. Queixou-se de alguns entraves no uso de Linux, e deixa bem claro que continuará usando o Mac para outros trabalhos importantes, tal como computador com Windows para certos games.

1 curtida