Congelamento repentina após atualizar o Fedora (driver nouveau)

Pessoal, um dia antes do lançamento do Fedora 42 (pelo incrível que pareça) eu instalei o Fedora Spin COSMIC no meu PC que tem uma GTX 550ti.
No dia seguinte, após eu atualizar o sistema para a versão mais recente, o meu PC começou a simplesmente congelar, mesmo se o consumo e temperatura do computador não seja o problema.
Pensando que fosse problema do COSMIC, instalei o KDE Plasma e tentei utilizar – o problema consistia.

A única coisa que fale que seja a nouveau, é que o driver de áudio as vezes cai, mas outras vezes não (tocando a música até o final, sem “efeito disco de vinil”)

Além do óbvio de utilizar o driver compilado, o que mais eu poderia fazer? Ainda estou testando se a incompatibilidade com kernel é o ocorrido nesse momento

O Fedora utiliza o wayland como padrão, e sua placa o último driver com suporte é a versão 340.xx e nem esse driver e nem o noveau tem suporte para wayland, e além do mais que o COSMIC só tem suporte a wayland também seja em qualquer distro. Aconselho a você testar alguma distro que ainda ofereça suporte para o Xorg. Linux Mint, Zorin, Debian, etc… E observar se ainda continua com esses travamentos.

Na verdade o nouveau tem suporte, porém o máximo que consegui encontrar nas pesquisas são posts de fóruns lá pra 2023

Agora eu estou testando o kernel 6.14 e faz duas horas que usei e não tive problemas (pois congelava a tela em cerca de uma hora ou menos)
Estou começando a suspeitar que os “patches” introduzida no kernel 6.17-RC5 é ironicamente o culpado

Acho que eu teria que reportar sobre o problema mas n sei mt bem onde é o e-mail

Sim, olhei aqui agora e o nouveau tem suporte a wayland realmente, porém dependendo do uso da máquina tem algumas limitações principalmente na questão de aceleração gráfica e gráficos 3D. Ou seja, se for máquina pra uso básico ele é o suficiente, agora se for pra jogos e for usar por exemplo para edição de vídeo ou imagens vai cair muito o desempenho.

É, o kernel pode ser o culpado disso também