Live Artix Plasma OpenRC

Felizmente, frc_kde não arrancou as penas… dessa vez.

Você teria coragem de testar se o problema que eu citei ocorre aí também?

1 - sudo pacman -S fcitx5 fcitx5-configtool fcitx5-mozc git go base-devel –needed

2 - git clone https://aur.archlinux.org/yay.git

3 - cd yay

4 - makepkg -si

5 - yay -S brave-bin

6 - restart

7 - Veja a mágica acontecer: o Brave não lembrará nenhum de seus logins e senhas

PS: é bem irritante, então tente por sua conta e risco… ou nem tente… :stuck_out_tongue:

Acho que não…

:grimacing:

Melhor, não, ha ha!

“Erramos”: – Tem “Traduzir”, sim – porém, acima do texto das postagens.

Eu sempre vi abaixo do texto das postagens. – Preguiça de carregar outra distro, só pra ver se isso mudou em todas – ou se é brinde especial do Chrome no Artix.

2 curtidas

KKKKKKKKKKKKk

Eu odeio o prompt de traduzir portugues pra ingles. Bilingue problems.

1 curtida

Não será o contrário – de outras línguas para português?

Eu uso e abuso dos vários “Traduzir”:

• do Chrome – página toda, ou texto selecionado
  • do Facebook
  • do Xwitter
  • do Youtube – legendas
  • no Google Translate

De tanto ler em inglês, já me acostumei a escrever em inglês (pelo menos, tento, ha ha) – mas ler em português ainda cansa menos – mesmo com todos os erros do Google.

Do português para outras línguas, só no meu blog, onde botei um botão “Translate” – para verificar se o Google traduz direito, ou se é melhor eu reescrever, pra ajudar o IA (Inteligência rarA).

1 curtida

De portugues pra ingles mesmo. Eu sei ler em pt-br nao quero que traduza. Ainda mais traducao zoada.

1 curtida

Uai…

Aqui, o Google Chrome só me oferece Traduzir (de outras línguas) para o Português.

Fui olhar as configurações, e estão assim – mas não me pergunte como foi que fiz esse rolo:

Talvez você tenha feito um rolo diferente, nas suas configurações? – Ou talvez você use outro navegador, com outras configurações muito diferentes?

• Eu parei de usar outros navegadores – porque seria uma dor-de-cabeça. – Eu teria um conjunto de Bookmarks no Chrome, e outro no Firefox (por exemplo). – Seria um inferno, ficar “exportando” e “importando”, pra lá e pra cá. – Fiz isso uma vez, e não quero fazer nunca mais.

Fui fazendo essas configurações no Chromium / Chrome, ao longo de muitos anos. – A Sincronização do Google salva / atualiza / preserva essas configurações – e aplica a cada nova distro, logo que eu instalo nelas o Chrome e sincronizo. – Daí pra frente, não preciso fazer mais nada.

• Só no Debian, o Chromium ainda faz isso! – Em todas as outras distros, tive de mudar para o Google Chrome – naquele momento em que o Google “deprecou” a sincronização de todos os “outros” navegadores.

O que lembro (vagamente), é que eu queria:

• Tradução de outra línguas para o Português. – Mesmo que eu entenda um pouco de espanhol, inglês, francês, italiano etc., acho muito penoso, ter de fazer 2 coisas ao mesmo tempo: - (a) Traduzir; e (b) Entender o que estou lendo. – Com a tradução do Google, posso me concentrar na leitura, que é o que interessa:

• Traduzir textos avulsos:

• Traduzir páginas a partir de um link

(Com o tempo, essas ofertas de tradução começaram a aparecer também nos resultados das Pesquisas Google).

• Correção ortográfica quando estou escrevendo em Português – com a possibilidade de incluir palavras no “dicionário”, pra aceitá-las com “corretas”:

Uma vez, tentei usar correção ortográfica em inglês, mas na época só podia usar uma – ou a outra. – Não sei se hoje já pode ter correção em 2 idiomas.

Outra coisa, totalmente diferente, é oferecer a possibilidade de qualquer visitante do meu blog traduzir para seu próprio idioma:

• Mas isso é um “gadget” oferecido pelo Blogger. – Acho que aparece para os visitantes, mesmo que usem Firefox, Opera etc.
1 curtida

Na última semana, fiz todas as anotações que me pareceram relevantes sobre a instalação e configuração do Artix, aqui.

• O Twitter mudou, mesmo, o link “Traduzir” – que era embaixo dos textos da postagem – para acima dos textos. – Nada a ver com o Artix. Foi só coincidência

Provavelmente, ainda vou acrescentar ou corrigir mais algumas informações, nas próximas semanas, ou meses (não consigo parar, ha ha). – Mas o principal, acho que já está lá.

Talvez acrescente essas informações aqui (abaixo) – extraídas após a última atualização geral de todas as distros, no Domingo pp (dia 12):

1 - Um lembrete de que “tempo de boot” e “uso de RAM” são coisas muito relativas. – As distros estão sempre mudando um pouco, semana após semana, principalmente as rolling-release.

Além disso, não consigo instalar exatamente os mesmos widgets. – Eu gosto do "Weather 2 / 3 / 4 – mas em algumas distros, não funfa:

----------------------------------------------------------------------------------------------
Distro          Boot times        5’ uptime   Widgets                         Services
-------------   ----     ----     ---------   ----------------------------    ----------------
openSUSE        33’’     36’’     1,510 MiB   Wundergound          Luna3      BtrFS, Snapper
Arch                     19’’     1,137 MiB   Weather3             Luna3
Debian          23’’     21’’     1,361 MiB                        Luna3
Fedora                   37’’     1,428 MiB   Weather Report (2x)  Luna3      Unknown services
PCLinuxOS (2)   29’’     29’’     1,106 MiB   Weather4             Luna3
PCLinuxOS (1)   37’’     32’’     1,011 MiB
Mageia          19’’     19’’     1,110 MiB   Weather3             Luna3      MSEC
Kubuntu         40’’              1,249 MiB   Weather2             Gealach
Void            12’’     13’’     1,064 MiB                        Luna3      Missing items
Mint            15’’     15’’     1,181 MiB   Weather2
Antix                    13’’     1,077 MiB   Weather Report       Luna3
MX Linux        18’’     17’’     1,139 MiB                        Luna3
----------------------------------------------------------------------------------------------

Esse quadro (acima) é só um registro da situação após as atualizações do Domingo pp. – Agora, vou preencher as lacunas, com “Weather Report” e / ou “Wundergound”, conforme cada caso.

• Nunca me interessei em descobrir quais “serviços” o Fedora ativa, e que usam mais RAM.
  • O openSUSE deve ter outros “serviços” ativados, afora manutenção BtrFS e Snapper.
  • Nunca instalei os pacotes necessários para gerenciar o Audio / Volume no Void. – Tenho alguns sons – mas não, outros.

2 - Essa outra informação serve apenas para registro do “momento”:

01 - openSUSE    Linux 6.19.11-1-default            systemd 259
02 - Arch        Linux 6.18.21-1-lts                systemd 260
03 - Debian      Linux 6.19.11+deb14-amd64          systemd 260
04 - Fedora      Linux 6.19.11-200.fc43.x86_64      systemd 258
05 - PCLinuxOS   Linux 6.12.81-pclos1               sysvinit 3.18
06 - PCLinuxOS   Linux 6.12.81-pclos1               sysvinit 3.18
07 - Mageia      Linux 6.5.3-desktop-1.mga10        systemd 258
08 - Kubuntu     Linux 6.17.0-20-generic            systemd 255
09 - Void        Linux 6.12.81_1                    runit
10 - Mint        Linux 6.8.0-107-generic            systemd 255
11 - Artix       Linux 6.19.11-artix1-1             OpenRC 0.63.1+ (Artix Linux)
12 - Mx 25       Linux 6.12.74+deb13+1-amd64        sysvinit 3.14

(No Arch, optei pelo Kernel LTS. – No Artix, tá “do jeito que veio”).

3 - Idem, idem:

Plasma   Fmwks     Qt

01 - openSUSE  -  6.6.4    6.24.0    6.11.0
02 - Arch      -  6.6.4    6.25.0    6.11.0
03 - Debian    -  6.5.4    6.23.0    6.10.2
04 - Fedora    -  6.6.3    6.24.0    6.10.3
05 - PCLinuxOS -  6.6.4    6.25.0    6.10.1
06 - PCLinuxOS -  6.6.4    6.25.0    6.10.1
07 - Mageia    -  6.5.5    6.22.0    6.10.0
08 - Kubuntu   -  5.27.12  5.115.0   5.15.13
09 - Void      -  6.6.3    6.24.0    6.10.2
10 - Mint      -  5.27.12  5.115.0   5.15.13
11 - Artix     -  6.6.4    6.25.0    6.11.0
12 - Mx 25     -  6.3.6    6.13.0    6.8.2

4 - Idem, idem:

Gimp

01 - openSUSE  - GNU Image Manipulation Program version 3.2.2
02 - Arch      - GNU Image Manipulation Program version 3.2.2
03 - Debian    - GNU Image Manipulation Program version 3.2.2
04 - Fedora    - Programa de manipulação de imagem do GNU versão 3.2.2
05 - PCLinuxOS - GNU Image Manipulation Program version 3.2.2
06 - PCLinuxOS - GNU Image Manipulation Program version 3.2.2
07 - Mageia    - GNU Image Manipulation Program version 3.2.2
08 - Kubuntu   - GNU Image Manipulation Program version 2.10.36
09 - Void      - GNU Image Manipulation Program version 3.2.2
10 - Mint      - GNU Image Manipulation Program version 2.10.36
11 - Artix     - GNU Image Manipulation Program version 3.2.2
12 - Mx 25     - GNU Image Manipulation Program version 3.0.4

Chrome / Chromium

01 - openSUSE  - Google Chrome 147.0.7727.55
02 - Arch      - Google Chrome 147.0.7727.55
03 - Debian    - Chromium      147.0.7727.55 built on Debian GNU/Linux forky/sid
04 - Fedora    - Google Chrome 147.0.7727.55
05 - PCLinuxOS - Google Chrome 145.0.7632.116
06 - PCLinuxOS - Google Chrome 145.0.7632.116
07 - Mageia    - Google Chrome 147.0.7727.55
08 - Kubuntu   - Google Chrome 147.0.7727.55
09 - Void      - Google Chrome 144.0.7559.132 - not up to date
10 - Mint      - Google Chrome 147.0.7727.55
11 - Artix     - Google Chrome 147.0.7727.55
12 - Mx 25     - Google Chrome 147.0.7727.55

LibreOffice

01 - openSUSE  - 26.2.2.2 620(Build:2)
02 - Arch      - 26.2.2.2 620(Build:2)
03 - Debian    - 26.2.2.2 620(Build:2)
04 - Fedora    - 25.8.6.2 580(Build:2)
05 - PCLinuxOS -
06 - PCLinuxOS - 26.2
07 - Mageia    - 26.2.2.2 620(Build:2)
08 - Kubuntu   - 24.2.7.2 420(Build:2)
09 - Void      - 26.2.2.2 620(Build:2)
10 - Mint      - 24.2.7.2 420(Build:2)
11 - Artix     -
12 - Mx 25     - 25.2.3.2 520(Build:2)

(No Void, esqueci de atualizar o Chrome).

2 curtidas

@frc_kde é que eu uso tudo em Inglês e não coloco que sei português, espanhol, etc. Ai o Brave fica tentando traduzir pra tentar facilitar a minha vida.

1 curtida

eita bixão pintoso de bonito. muito bem feito. parabéns.

1 curtida

O wallpaper da ISO, o das estrelas, ou o que tá no blog??

Ou o maravilhoso Conky?

3 curtidas

Esse Wallpaper é muito legal. Consegue compartilhar?

1 curtida

Tá na mão:

Brazilian Mountain Cliff and Forest - Nature HD Wallpaper
Discovered By: wildflower1555

3 curtidas

Ficou muito periquito??

Eu tava achando a transparência / translucência quase inexistente – então, comecei a fazer uns testes com Blur strenght e Noise strenght – mas os blocos de “branco” nos gráficos do Conky ficaram esquisitos:

Com esse verde-musgo atenuou bastante – mas ainda acho difícil me acostumar…

Em “Colours”, apenas mandei combinar com o Wallpaper.

2 curtidas

Já testou com o Brave em Flatpak? Talvez, esse problema poderia se resolver no Brave :eyes:

Ainda estou no Arch, mas pretendo ir para o Void algum dia. Só preciso resolver a questão do OneDriveGUI que se nega a instalar no Void. Apesar do Arch funcionar muito bem, quero explorar outras águas.

1 curtida

Arch/Artix são minhas distros favoritas, praticamente as únicas sem algum mimimi ou detalhe inexplicavelmente diferente do padrão só porque o desenvolvedor quer.

2 curtidas

Fiz 2 tentativas de instalar o Foliate.

1 - Flatpak – Instalou, ok – mas com um problema que eu já tinha visto no PCLinuxOS: – Só exibe as primeiras páginas… e o resto do ePub, só páginas vazias. – Removi todos os flatpaks (exceto a infraestrutura do Flatpak).

2 - Do AUR – Levou 15 minutos, a maior parte do tempo em furiosas compilações, usando 100% CPU e Temperatura em 100ºC (ou quase). – Pergunta escabrosa, para escolher entre 4 “systemd”, suponho que substitutos fakes, mas, vai saber. – Acabei rejeitando alguma coisa, e terminou sem instalar.

Não conseguir o Foliate, é chato – mas não é suficiente pra me convencer a desistir do Artix.

(*) Também faltam Sigil e KDiff3.

O interessante nisso tudo, é que encontrei uma pista para solucionar uma velha aspiração: – Listar os pacotes por ordem cronológica de instalação. – Começa assim, listando todos os pacotes e as respectivas datas:

pacman -Qi | grep '^\(Name\|Install Date\)\s*:' | cut -d ':' -f 2-
(...)
 yt-dlp
 Wed Apr  8 02:52:48 2026
 yt-dlp-ejs
 Wed Apr  8 02:52:48 2026
(...)

Ficam faltando mais alguns "pequenos detalhes, pra botar o resultado em ordem cronológica. – Por exemplo, eliminar a quebra de linha entre o nome e a data – transformar a data em Epóxi, ops, Epoch – e aí fica fácil usar um “sort”.

Mas vou deixar isso pra outro dia.

Já tentou instalar do repositório extra? Pelo pacman mesmo.

1 curtida

Core, Extra e Multilib são canais dos repositórios do Arch.

Os do Artix são System, World e Galaxy.

Eu não saberia como fazer essa mistura. – Você usa regularmente?

Acho que o próprio AUR já é uma mistura maluca, pois é do Arch (SystemD), e não do Artix.

Instale o pacote artix-archlinux-support

sudo pacman -S artix-archlinux-support

esse pacote adiciona as chaves dos mirrors do arch.

Daí no arquivo /etc/pacman.conf

coloque no final

#Arch
[extra]
Include = /etc/pacman.d/mirrorlist-arch

[multilib]
Include = /etc/pacman.d/mirrorlist-arch

Sim, e funciona sem problemas até onde posso ver.

2 curtidas

Há o pacote artix-archlinux-support nos repositórios, que inclui alguns symlinks de compatibilidade e e imprime instruções para fazer essa mistura na saída do pacman. Lembre-se de colocar os repositórios do Arch depois dos do Artix (para terem menor prioridade), e de jamais utilizar o core (pois ele inclui pacotes críticos, cuja substituição inadvertida pode dar muito errado, e não há motivo, pois ele e o system estão 100% pareados).

Eu mesmo a faço há anos sem muitos problemas, e parece ser bastante comum (devido aos repositórios ainda não estarem pareados). Porém, é por sua conta e risco, e às vezes o Artix demora para adaptar-se a uma recompilação grande rolando no Arch e os pacotes podem ficar quebrados.

2 curtidas