Exato!
O “multiboot” serve para isso, mesmo: – para usar a distro que me atende melhor – e continuar tentando outras distros, até conseguir domesticá-las (ou não).
No caso do Debian, demorei uns 10 anos, até conseguir. – No caso do Fedora e do Mageia, uns 2 anos – talvez porque eu já tinha aprendido mais sobre “o Linux”.
No caso do Artix, “o pior já passou”. – Ainda não tem 24 horas instalado, e já consegui 99% das coisas que uso o tempo todo: – Pular do Falkon para o Google Chrome (dependência absoluta, com direito a crise de abstinência!), era o mais urgente.
Para o Facebook, simplesmente copio as configurações e o cache do Chrome do Arch – porque a “verificação” do FB continua enviando os códigos de confirmação (SMS ou Zap?) para um número que não tenho mais (apesar de eu manter meu cadastro sempre atualizado no FB: O departamento que exige cadastro atualizado não conversa com o departamento que exige confirmação de Login). – É o que faço, sempre que instalo uma nova distro.
Em tempo: - Lembrei que o Chrome que instalei no Artix não é exatamente o mesmo que tenho no Arch. – Fiz isso, porque no Arch, faz tempo que o yay não consegue atualizar o Chrome (tenho de atualizar manualmente). – No Artix, consegui instalar pelo yay, usando outro pacote do AUR. Falta ver se vai dar tudo certo, na hora de atualizar.
Além disso, atualizei o Arch e as demais distros no Domingo (5) – enquanto instalei o Artix a partir de uma ISO gerada ontem (7).
Enfim (1), os repositórios não são “exatamente os mesmos”.
No Arch – core, extra, community, multilib:
# date; pacman -Syu; date
Sun 5 Apr 12:55:40 -03 2026
:: Synchronising package databases...
core 122.8 KiB 605 KiB/s 00:00
extra 8.3 MiB 24.4 MiB/s 00:00
multilib 125.6 KiB 3.31 MiB/s 00:00
No Artix – system world, galaxy:
# date; time pacman -Syu; date
qua 08 abr 2026 15:07:06 -03
:: Synchronising package databases...
system 282,4 KiB 262 KiB/s 00:01
world 5,4 MiB 3,32 MiB/s 00:02
galaxy 1086,6 KiB 796 KiB/s 00:01
Essa diferença promete ser um “caso de estudo” fascinante, he he. – Espero me divertir muito, quando começar a examinar esses “pequenos detalhes”.
Enfim (2), as atualizações do Arch terminam com uma penca de “WARNINGs”:
(Isso já faz muuito tempo. – Pesquisei no Fórum, e dizem pra não dar bola).
No Artix, a saída é mais “limpa” – pelo menos, por enquanto:
Enfim (3), o pacman do Artix tem umas bolinhas engraçadinhas durante o download dos pacotes:
Não sei se é só impressão minha, entusiasmado com o alegre carnaval das simpáticas bolinhas – ou se realmente está baixando 8+ pacotes ao mesmo tempo, e muito mais rápido – mesmo usando espelhos muito distantes do Brasil.
Acho que mexi com isso no Arch – downloads paralelos no pacman – em Abril 2021, mas ainda não consegui encontrar as anotações, pra ver onde está essa configuração, e verificar qual o número.