Live Artix Plasma OpenRC

Minha ideia – de longa data – era adotar o Artix em lugar do Arch Linux.

Mas nesses 2 dias encontrei algumas dificuldades ou obstáculos, a serem contornados:

• Faltam os pacotes Sigil e Foliate (*)
  • Não tem espelho no Brasil – só no Chile, EUA, Canadá – e outros continentes ainda mais “distantes”, em termos de velocidade de acesso
  • Os “vídeos curtos” do Facebook não são exibidos – embora Youtube e vídeos no Xwitter funcionem normalmente (pelo menos, até agora)

No mais, ainda falta instalar muita coisa que tenho no Arch – pero sin instalar lo que no prestó, jamás!

Até agora, instalei:

• gnome-screenshot
  • conky
  • htop
  • html2text
  • htop
  • cronie
  • (–needed) base-devel git ---- yay
  • mc
  • gimp
  • yt-dlp
  • ffmpeg
  • ksnip
  • kstars
  • krename

E o google-chrome (AUR).

1 curtida

Entao, no final voce tem que usar o que serve pra voce.

Infelizmente, estou tendo problemas com o Artix aqui com coisa que nao deveria dar problema.

Se eu uso a versao KDE e ponho o Fcitx5 pra usar de teclado alternativo, para poder digitar em japones e coreano, o Brave perde todas as configuracoes dele e esquece os logins e senhas que eu ja coloquei.

Esse bug acontecia antes, e nao foi resolvido. Nao sei se o fcitx possui alguma dependencia de wayland nesse desktop environment.

Nao tenho solucao pra isso no momento.

1 curtida

Exato!

O “multiboot” serve para isso, mesmo: – para usar a distro que me atende melhor – e continuar tentando outras distros, até conseguir domesticá-las (ou não).

No caso do Debian, demorei uns 10 anos, até conseguir. – No caso do Fedora e do Mageia, uns 2 anos – talvez porque eu já tinha aprendido mais sobre “o Linux”.

No caso do Artix, “o pior já passou”. – Ainda não tem 24 horas instalado, e já consegui 99% das coisas que uso o tempo todo: – Pular do Falkon para o Google Chrome (dependência absoluta, com direito a crise de abstinência!), era o mais urgente.

Para o Facebook, simplesmente copio as configurações e o cache do Chrome do Arch – porque a “verificação” do FB continua enviando os códigos de confirmação (SMS ou Zap?) para um número que não tenho mais (apesar de eu manter meu cadastro sempre atualizado no FB: O departamento que exige cadastro atualizado não conversa com o departamento que exige confirmação de Login). – É o que faço, sempre que instalo uma nova distro.

Em tempo: - Lembrei que o Chrome que instalei no Artix não é exatamente o mesmo que tenho no Arch. – Fiz isso, porque no Arch, faz tempo que o yay não consegue atualizar o Chrome (tenho de atualizar manualmente). – No Artix, consegui instalar pelo yay, usando outro pacote do AUR. Falta ver se vai dar tudo certo, na hora de atualizar.

Além disso, atualizei o Arch e as demais distros no Domingo (5) – enquanto instalei o Artix a partir de uma ISO gerada ontem (7).

Enfim (1), os repositórios não são “exatamente os mesmos”.

No Arch – core, extra, community, multilib:

# date; pacman -Syu; date
Sun  5 Apr 12:55:40 -03 2026
:: Synchronising package databases...
 core                                            122.8 KiB   605 KiB/s 00:00
 extra                                             8.3 MiB  24.4 MiB/s 00:00
 multilib                                        125.6 KiB  3.31 MiB/s 00:00

No Artix – system world, galaxy:

# date; time pacman -Syu; date
qua 08 abr 2026 15:07:06 -03
:: Synchronising package databases...
 system                                                         282,4 KiB   262 KiB/s 00:01
 world                                                            5,4 MiB  3,32 MiB/s 00:02
 galaxy                                                        1086,6 KiB   796 KiB/s 00:01

Essa diferença promete ser um “caso de estudo” fascinante, he he. – Espero me divertir muito, quando começar a examinar esses “pequenos detalhes”.

Enfim (2), as atualizações do Arch terminam com uma penca de “WARNINGs”:

(Isso já faz muuito tempo. – Pesquisei no Fórum, e dizem pra não dar bola).

No Artix, a saída é mais “limpa” – pelo menos, por enquanto:

Enfim (3), o pacman do Artix tem umas bolinhas engraçadinhas durante o download dos pacotes:

Não sei se é só impressão minha, entusiasmado com o alegre carnaval das simpáticas bolinhas – ou se realmente está baixando 8+ pacotes ao mesmo tempo, e muito mais rápido – mesmo usando espelhos muito distantes do Brasil.

Acho que mexi com isso no Arch – downloads paralelos no pacman – em Abril 2021, mas ainda não consegui encontrar as anotações, pra ver onde está essa configuração, e verificar qual o número.

1 curtida

Nao gosto muito de ter varios sistemas. Quero ficar em um so que funcione. O ideal hoje eh o EndeavourOS, mas com as polemicas recentes do mundo Linux, estou quase desanimando de usar computador.

Por incrível que pareça, também penso assim:

:laughing:

É por isso que nunca quis tentar Zorin, Pop_OS, Manjaro, Big Linux, Endeavour, CachyOS, e tantas outras distros que os colegas recomendam. – De cada “ramo” da “árvore de distribuições Linux”, continuo insistinto em apenas uma. – Só do ramo “deb”, que também tenho MX Linux. (Kubuntu e Mint, nem conto. Tou só brincando de lembrar os velhos tempos).

Ter “só 1 de cada galho” não é a mesma coisa que “ter só 1 e ponto final” – mas acaba sendo algo como “não ficar mudando”. – Tenho Debian há mais de 15 anos. O “Testing” já vai fazer 10 anos. Também já são 9 anos com o openSUSE, o Arch, o Mageia. Sou “um polígamo extremamente fiel”, ha ha.

Bom, as “polêmicas” ainda não me desanimaram de usar o PC. – Já me acostumei com a chegada de uma geração depois da outra. – Minha geração “sabia tudo”. A gente se achava o máximo. A última bolacha do pacote. Depois veio outra geração que “sabia tudo”, achei engraçado. Depois outra, e outra, e outras. Já virou rotina, ha ha.

Mas, o Artix está muito interessante. – Só vou reiniciar, pra gerar uma lista de todos os pacotes instalados no Arch – pra facilitar o exame:

# pacman -Q > Arch-todos-pacotes.txt

Já fiz um “pacman Qe” (pacotes explicitamente instalados) e um “pacman Qm” (AUR) – mas é melhor gerar logo a lista completa, também, pra agilizar as verificações.

Também é uma chance para descartar tudo que instalei no Arch, e que não quero mais – mas que sempre é difícil remover por completo.

Em geral, os colegas optam por “reinstalar, zerado”. – O Artix, acabado de instalar, é uma oportunidade para isso. – E ter os 2, “lado a lado”, é uma oportunidade de ouro, pra um exame completo.

1 curtida

Eh esperar e ver o que vai dar, nao eh mesmo?

Você se refere às novas gerações?

Se Deus quiser (e a guerra não deprecar de vez), virá mais outra nova geração, e outra, e outra – mas a gente só pode esperar e ver até certo ponto – digamos, até os 140 ou 160 anos. :grimacing:

Descobri que, no momento, tenho:

yay-git 12.5.7.r2.g63858991-1   no Arch  -- não funciona
yay 12.5.7-1                    no Artix -- funciona

Houve um motivo para fazer essa mudança no Arch, tempos atrás. – Vou desfazer a mudança, para ver se o motivo cessou.

Além disso, tempos atrás, o Arch propôs um “/etc/pacman.conf.pacnew” contendo uma linha “ParallelDownloads = 5”. – Optei por olhar isso depois, e acabei não voltando para decidir o que fazer. – Ainda está sem essa linha, ou seja, sem downloads paralelos (mas vejo baixar 2 pacotes ao mesmo tempo; nunca mais do que isso).

No Artix, já veio com “ParallelDownloads = 7”.

1 curtida

Runit é a melhor opção

1 curtida

Sim. Ao futuro. Eh um pouco de resignacao quieta. Nao tenho estado muito otimista.

Quanto aos downloads do arch, eu sempre achei bem rapido, muito mais que apt e dnf, com certeza. Zypper tambem eh bom, though.

Estou vendo aqui se consigo ir pro Devuan. Pensando se ponho Cinnamon ou Xfce.

1 curtida

Até agora, eu não tinha opinião formada sobre isso:

Mas hoje vi uma conversa no fórum do Artix, que me deu a impressão de que o Gentoo tem mais gente investindo no OpenRC. – Mas é só uma impressão, e não tenho como avaliar.

Também tenho a impressão de que a comunidade do Gentoo seja maior e mais ativa que a do Void. – Novamente, não tenho elementos para avaliar.

Sendo bem sincero, o systemd funciona, a prova esta ai, muitas distros usam ele.

Deve haver motivos para se usar um init alternativo, eu tenho os meus, e portanto busco algo diferente como sysV, runit, dinit.

Entre openrc, runit, dinit, eu prefiro o dinit como eh no artix.

Porem eu tendo mais a ficar com o que a distro traz por padrao, que tende a ser o mais suportado.

Qualquer coisa fora de systemd eh complicado de ter suporte por que tem menos gente trabalhando. Eu mesmo nao sirvo pra codar, entao nao tenho como contribuir com nada util. Logo, ou uso o sysd como o resto do mundo, ou pego a melhor opcao que tiver alternativa na distro.

Eu tinha a impressao de que o artix openrc eh melhor mesmo, por que ele sempre sai primeiro (veja as datas que as isos ficam disponiveis, nos horarios que ficam, para ver que a versao openrc sempre sai primeiro). Ja cheguei a usar artix openrc, mas os problemas que encontrei com o plasma deles permanecem os mesmo.

No Devuan, o Plasma nao funciona o pipewire direito, tem que ficar iniciando manualmente. Deve ser alguma imcompatibilidade com o proprio plasma, ja que no Xfce e outros funciona normalmente.

3 curtidas

Entre estes o mais usado era o sysv e o runit em algumas ditros

1 curtida

Sim, era, ate a introducao do sysd. Alguns gostaram, outros nao, e hoje ta ai.

Sinceramente, estou entre configurar um Devuan com Cinnamon e fazer ele ficar praticamente igual ao mint, ate baixar o warpinator deles, ou por logo o Mint versao Debian.

“O futuro a Deus pertence”. – Ou, às gerações futuras, he he.

Toda hora, aparecem novidades que não me agradam – mas para quem começar dali em diante, aquilo “é o que é”.

Até ontem, eu sempre achei os downloads do Arch mais rápidos do que todos os outros. – Tou desconfiando que, quando configurar o pacman do Arch para 5 ou 7 pacotes “em paralelo”, é bem capaz do bicho sair voando.

O download do zypper no openSUSE sempre era o mais devagar, em comparação com o Arch e o Fedora – isso, desde 2016, ainda com meu antigo PC, e com conexões mais lentas – e coninuou com o PC atual e as conexões mais rápidas.

Um tempo atrás, vi um dev do openSUSE pedir que os usuários passassem informações sobre isso, no Reddit (devem ter pedido em outros fóruns, que não vi). – Agora, o download do zypper ficou rapidão. Já tem algumas semanas.

Até o final de 2019, eu tinha o Devuan instalado. – Desde 2020, optei pelo MX Linux, e até hoje continuo achando muito melhor. – Comunidade mais ativa. Vejo devs participando muito no fórum, e melhorando mais rápido.

Só não tem Cinnamon out-of-the-box.

2 curtidas

O runit no boot é mais rápido que o sysv.
E era mais fácil de configurar.

1 curtida

Entao, o runit no Devuan nao eh tao legal de configurar, e o pacote necessario pro libvirt (pro virt-manager) funcionar simplesmente nao existe.

Tem tempo que não uso.

Runit se não me engano era no ubuntu.

Arch era sysv.

Não lembro muito como era a configuração.

Acabei indo de Devuan. Tudo, absolutamente tudo funciona, exceto que ha um bug no pacote ibus-hangul e nao consigo digitar em coreano. O resto funciona.

Botei ate um visualzinho do mint. Tá lindão.

Testei o Artix em VM e o fcitx5 nem ao menos funciona, e o pacote do ibus-mozc/hangul/anthy simplesmente nao existe fora de AUR…

3 curtidas

Mais…

Falta o pacote KDiff3 – que eu pretendia usar para comparar as listas de pacotes, fontes, e configurações do pacman – entre minhas instalações do Arch e do Artix:

Usei o comando diff, do diffutils – e achei até mais prático, sob alguns aspectos:

diff -y Arch_fc-list.txt Artix_fc-list.txt > Arch_Artix_fc-list.txt

diff -y Arch-explicit.txt Artix-explicit.txt

diff -y Arch-foreign.txt Artix-foreign.txt

diff -y Arch-all.txt Artix-all.txt > Arch_Artix_all.txt

diff -y Arch-etc-pacman-conf.txt Artix-etc-pacman-conf.txt
diff -y Arch-etc-pacman-conf.txt Arch-etc-pacman-conf.pacnew.txt

Pesquisei “Artix Foliate” (por exemplo), e descobri 2 coisas no fórum do Artix:

1. A ausência de um pacote pode ser porque, simplesmente, ainda ninguém lembrou de compilar; e

2. Alguém pede, no fórum – e pouco depois, algum dev compila, coloca nos repositórios, a diz: - “Pronto! Taí o bicho”. :open_mouth:

A “explicação” é que não é “automático”, compilar tudo que existe nos repositórios do Arch, para o Artix – ou algo assim, se é que entendi corretamente.

Ainda com relação ao Chrome: – O Twitter não mostra o botão de “Traduzir”, nas postagens em outros idiomas.

Não dá para arrancar os cabelos por causa dssas coisas. –

1 curtida

… deu tilt… Tentar de novo:

Uma hora, sumiram do Menu do Arch as opções de Restart, Sleep etc.:

Depois de reiniciar pelo comando reboot, voltou ao normal:

1 curtida