Legal! O dinit é simples como o Runit. Li em algum lugar que é um fork dele, mas não investiguei.
Tem também o DPVAT… ;D
Espero que o Plasma continue funcionando bem com o XLibre mesmo depois da versão 7. Como deixou de ser suportado, a chance de aparecerem erros é enorme. Até onde eu sei, somente o Vendefoul Wolf Linux tá com Sonic DE, e o OpenMandriva está testando também o Sonic DE com Xlibre.
Sobre o OpenRC: A galera complicou demais criando um sistema tão refinado (SystemD) pra uma coisa simples. É como comprar um carro zero km pra ir na padaria que fica na outra quadra. Ao menos pra nós, dos PC’s, tendo um sapato confortável é o suficiente pra resolver o pão nosso de cada dia.
Eu percebo pelo tempo que leva pra iniciar. Dinit é mais rápido para mim quase sempre. No momento estou no sysd por conta do Endeavour. Preguiça de por outro sistema, na verdade nem isso, não achei um ainda que atenda minhas novas exigências…
É que algumas distros tem construções que não é fácil ou conveniente fazer em outras, se é que é possível. Por exemplo: trocar o init do arch por sysv ou outro, tirando do systemd. Mais fácil e prático usar Artix Linux, ou ir pro Void, ou ainda Devuan.
Não tenho certeza se o Plasma 7 vai des-suportar o X11 / XLibre, ou se é apenas o “novo DM” que vai. – Pelo que li, pode-se instalar o “velho SDDM” e continuar usando X11 / XLibre.
Então, perdi por não ter escolhido!
Também não gosto do super-hiper-mega-inchaço do SystemD. – Distro que não oferece alternativa fácil, ok, eu uso – mas as que oferecem outro init alternativo também funcionam perfeitamente.
Resumo da instalação
Recomendam “offline” – o “online” ainda é experimental. – Eram 14:07: