Linuxfx: Um SO brasileiro rumo ao #1 da Distrowatch. E agora com assistente pessoal 'Helloa'

A distribuição brasileira do paulista Rafael Rachid não para de subir no ranking de acessos do site Distrowatch que na data desta postagem, se encontra na posição #22 do site. Bem provável que essa atenção seja pela ousadia e inovação do mantenedor do projeto e sua equipe, que sem vergonha alguma, se aproxima cada vez mais com a aparência do Windows 10 com “a intenção de aproveitar toda curva de aprendizado dos usuários nativos da plataforma Microsoft Windows”.

A distribuição brasileira se destaca com a implementação de recursos realmente inovadores que nos fazem querer testar e talvez até a adotar. Um trabalho que com certeza se sobressai à aquelas distros que são só interfaces gráficas personalizadas em cima de uma distribuição maior.

Até a versão 10.5 a distro era baseada no Ubuntu LTS, mas agora na atualização 10.6, passa a adotar o Linux Mint tendo o Cinnamon por baixo, que segundo Rachid, garantirá a implementação de diversas melhorias.

Segue notas da versão:

• Compatibilidade superior a arquivos .MSI e .EXE somente com um duplo clique. No site mostra até um print do Photoshop sendo executado, prometendo compatibilidade com o Creative Suite da Adobe.
  • Compatibilidade que permite ingressar a uma rede Microsoft Active Directory
  • Comunicação: Skype, Teams, Zoom, Telegram, Teamviewer e Anydesk, vmWare Horizon e Citrix Receiver são algumas das aplicações pré instaladas no Windowsfx
    Na íntegra aqui.

MENÇÃO HONROSA: Assistente Virtual Helloa
Usando o Google Assistente, a distribuição promete compreender e executar diversos comandos. Também pode efetuar pesquisas na internet e interagir com o usuário. Tudo isso apenas por comandos de voz. Quem testou, disse que está bem aperfeiçoado.

E você, o que acha dos recusos? O Linuxfx tem futuro? Teremos a primeira distro brasileira representada no #1 de acessos do maior observatório de distribuições Linux?

Dan Lozano

9 curtidas

Se não cair, tem tudo para ser a nova distro de recomendação como porta de entrada para o mundo GNU/Linux.

4 curtidas

Interessante mesmo eu achei foi a assistente pessoal, que se não me engano, só o Deepin (ainda em versão beta e disponível apenas em idioma chinês, não me lembro se mandarim ou cantonês) tem no mundo Linux.

1 curtida

Eu gostei bastante do LinuxFX, mas eles tem que criar uma identidade visual original pô, se essa distribuição começar a ficar mais conhecida eu duvido que e Microsoft não vai fazer nada.

8 curtidas

A distro tem potencial, veja as tecnologias que os caras estão implementando, para mim o “problema” é justamente o que a está tornando popular: “clonar” um outro sistema. Isso tudo aplicado a um sistema próprio, inovador com o que você bem salientou cairia muito bem para o Linux de um modo geral.

7 curtidas

Concordo plenamente. A não ser que neste momento eles estejam usando a interface do Windows como como estratégia para atrair usuários, fazendo-os sentir confortáveis com o sistema deles, dae quem sabe depois que tiverem um número considerável de usuários, personalizariam o sistema com algo dentro dos mesmos padrões, só que com identidade própria. Sei lá, tô tentando defender o mantenedor do projeto kkk… mas se não tiverem algo assim em mente, correm sério risco com a gigante do tio Sam.

2 curtidas

Já aconteceu no passado com as remasters Lindows (wXP) e Pear OS (MacOS). Alguém duvida que logo acontecerá com a LinuxFX?

3 curtidas

Se pelo o menos a Helloa estivesse disponivel para as outras distros linux seria ótimo.

2 curtidas

Realmente arrumando essa questão ja melhora pro lado do cara em questao da Microsoft querer fazer algo ja q ta usando a logo do windows de qualquer forma, e criaria uma interface q a pessoa identificaria melhor parando de ser algo “clonado”.

1 curtida

Não sei como a Microsoft ainda não derrubou isso…

Eu não testei esse sistema, então o que estou escrevendo é com base no que vi no site do projeto.

Acabei de entrar no site deles (windowsfx.org) para dar uma olhada e fiquei muito preocupado com o que eu vi. Muitas referências a produtos e marcas licenciadas, fora a UI/UX similares. Por mais que aja uma série de coisas interessantes na proposta do projeto, o risco dele ser atropelado pelas empresas detentoras desses direitos é enorme.

Espero realmente, que eles não sejam inocentes o suficiente para acreditar que “windows 10” são só duas palavras em inglês e que qualquer um pode usar.

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

O curioso é ter mais menções a palavra Windows e afins do que a Linux e similares. :grinning: :grin: :grin

O “C circunscrito” está presente. :rofl:

Pergunta para o Google como isso protegeu ele da Oracle. :wink:

Eu sei, estou só brincando. Eu mesmo já comentei nesse tópico e em outro o risco que essa distro está correndo. :grinning:

Se o Dionatan fizesse uma entrevista com o desenvolvedor seria excelente, Fica a sugestão.

1 curtida

Na boa, essa distro não educa. É como tentar ajudar um adicto em coca-cola a se livrar oferecendo Dolly Cola… e não suco natural… heheheheh

7 curtidas

Mesmo que haja a intenção de “atrair” pessoas que utilizam windows para uma distro linux, a chance deste projeto levar processo da microsoft é enorme. É um tiro no pé tentar ganhar usuários copiando o windows…

3 curtidas

Pois é. Eu sinceramente não apoio mesmo porque não acho certo. Uma coisa é se inspirar, outra coisa é copiar e tentar atrair usuários desse jeito. Me parece criar uma imagem ainda mais negativa para o GNU/Linux…

3 curtidas

Fica aqui então um “apelo” ao nosso amigo @Dio para fazer uma entrevista com o Rafael Rachid sobre as ideias para o futuro da distro, a verdadeira intenção de usar a imagem do Windows e se existe consciência de implicações jurídicas do uso de direitos de imagem, não só com a Microsoft, mas agora também com a marca do Google associada à assistente pessoal “Helloa”.

É um projeto realmente ambicioso e dá pra perceber um grande esforço da equipe em montar uma distribuição completa e eficiente, mas porquê não fazer tudo isso com uma identidade visual mais personalizada?

6 curtidas