Linuxfx: Um SO brasileiro rumo ao #1 da Distrowatch. E agora com assistente pessoal 'Helloa'

Certamente iria esclarecer muita coisa. Como o Dio é prestigiado no segmento e já fez entrevistas semelhantes com desenvolvedores, é possível que ele consiga. Aguardemos.

1 curtida

Acho difícil, pelo menos de graça, esse recurso custa uma nota considerável

Mas, ele não está gratuito nessa distro? Não está sob nenhuma licença fr$$?

Eu cheguei a instalar o Windowsfx 10.6 e numa conferida rápida, notei que o tal Assistente Pessoal Helloa é um applet. Para ativar, é necessário estar conectado na sua conta do Google. Checando nas configurações do recurso tem o “about” onde tem os créditos de um dev (gringo) e pelo que notei é algum projeto que parece ter sido escrito em código livre, ou quase livre. Imagino que o applet deve linkar diretamente com o servidor da Google Assistent. Cara… se for isso mesmo, pode significar outra possível grande encrenca.

Sou publicitário e sei que o uso indiscriminado de produtos e/ou imagens de terceiros pode ser uma sensível bomba nuclear. Sério, agora fiquei preocupado rsrs

4 curtidas

Vixi, e eu já estava animado com uma assistente virtual para o Linux. Mas, sei que o pessoal do Deepin já está trabalhando nisso.
Encontrei essa Jarvis também que é multi-sistemas:

Mas, tem outras à vista:

Mas já existe uma assistente pessoal pra linux, o Almond

1 curtida

A Helloa é um projeto google, que utiliza a api speech to google para conversão de palavras e textos e inteligência artificial própria para interepretação de comandos. Para acionamento utiliza o hotword ‘ok google’ por enquanto. Assim que conseguir trocar o hotword também vou trocar a arte gráfica. Toda a programação é feita por mim, não utilizei nenhum código de nenhum outro projeto além das próprias bibliotecas de implementação do google.

9 curtidas

Ela é usada por padrão em qual distribuição? Está nos repositórios de quais distros?

Quais os planos para o futuro?

Ele tá disponível no Flathub, mas se eu não me engano algumas distros como o Pop!_OS e o Linux Mint tem um .deb

EDIT: Encontrei essa lista: almond package versions - Repology

1 curtida

Isso vai depender dos usuários, temos um grupo lá no Telegram @linuxfxbr
Lá que vamos definindo o futuro da distro. Tudo que vai surgindo na distro são os usuários que vão sugerindo.

3 curtidas

É isso mesmo, mas não é tanta encrenca assim, a própria google oferece uma API, só que é bem carinha, me admira bastante oferecerem isso de graça

Verdade, usar a logo vai dar dor de cabeça

E meio estranho essa ideia de “copiar e colar” que certos devs tem em questão de fazer coisas uteis para o usuario final…
Essa falta de criatividade e triste… mas como dizem por ai “This is Freedom”

1 curtida

Discordo dessa posição; isto não é"copiar e colar" ou falta de criatividade , o projeto tem um objetivo e está sendo cumprido, fora que o projeto, pelo que vi, tem uma equipe bem reduzida ou talvez com apenas o próprio criador.

1 curtida

Me sinto mais confortável em saber disso, pois temi que um recurso tão bem trabalhado e incorporado no Lininufx, pudesse cair por terra… pelo que testei está funcionando bem melhor que a Cortana do Windows. Parabéns!

Enquanto a adesão da interface Windows e imagens em geral? Isso não pode implicar algo? Vcs tem ambição em criar uma identidade própria?

2 curtidas

Foi como disse, utilizamos o tema b00merang Windows 10 que está sob licença GPL, inclusive tem outros Linux utilizando (Kali Linux). Mas temos a intenção de logo fazer nossa própria arte. Por enquanto vamos usar esse tema para ajudar o usuário a se encontrar no sistema.

5 curtidas

Não usamos a API do Google assistente, pois mesmo que quisessem eles permitem apenas 500 acessos por dia e não vendem esse servico(são meio egoístas). A solução foi utilizar a API speech to text criar eu mesmo a inteligência que interpreta as palavras e toma as decisões. Tem bastante função, mas está bem básico pelo que posso fazer ainda. Entenda, a Helloa não é um projeto pronto tipo o Google assistant, por motivos que reportei acima, mas, como usa o poder do Google API Google speech to text que é muito eficiente, temos um assistente com a mesma qualidade (ou até mais) que a do Google assistant. Minha ideia era realmente usar o Google assistant, mas não rola eles limitam mesmo o uso e pior não é comercial está apenas para teste. Isso foi bom pois permitiu criar uma assistente melhor e com muito mais recursos, inclusive podemos criar infinitas funções para iot e smart home etc…

10 curtidas

Uma dica seria também dar umas inspiradas visuais no Windows concepts que a galera cria e posta no youtube, deviantart. Identidades que os mais aficionados queriam ver num Windows 9, 11, 20 da vida. Isso poderia alavancar bastante o visual e quem sabe fazer alguns usuários Windows repensarem: ‘Tá vendo! Esse (windows) dá muito melhor na vista que o Windows vista’, e: 'Esse (windows) já vem assim de fábrica, e você pode melhorar ainda muito ele, e do seu jeito (citando a liberdade de mudança dos temas icones e etc).
Uma idéia para substituir a logo do menu iniciar, por um squircle semitransparente e com os quadradinhos pequenos como no menu da google. Seria uma logo interessante e acredito que passaria a idéia de que tem várias ferramentas o SO.
Poderia tbm criar um tópico aqui só de feedback da comu tbm.
Ficam as idéias.

4 curtidas

@rafael_linuxfx acredito que se vc se empenhar hoje em criar particularidades para o sistema, tal como é o caso do Helloa e também, caprichar na divulgação.

Disso, daqui um tempo, como sugerido pelo @andryel, começar a olhar as Windows Concepts que tem por aí e começar a fazer essas mudanças na aparência, ampliando ainda mais as particularidades.

Daqui um tempo, quando as pessoas estiverem dizendo: esse é o Windows que a Microsoft deveria fazer, vc começa a inserir particularidades gráficas, para poder deixar o sistema mais particular.

Nesse vídeo, conto como foi que migrei uma empresa para Linux usando uma estratégia no estilo do seu trabalho:

Uma pergunta: já pensou em trocar o Cinnamon pelo KDE? O nível de proximidade ao w10 é ainda maior! Confere esse tutorial que fiz:

Quando estava estudando o desenvolvimento da minha remaster, o TigerOS, em 1 primeiro momento, queria deixá-lo mais próximo ao ChromeOS, mas em nenhuma das empresas que fiz teste, mantiveram o formato original, sendo que em todas elas, o (Whysker) Menu foi solicitado pelos usuários.
Acabou que em 1 primeiro momento, deixei minha remaster extremamente Win-Like (embora não use ícones do W10), para no ano que vem, lançar uma atualização que irá incluir um painel de Boas Vindas (tal como do Mint) com a sugestão de deixar o Xfce com 1 visual mais particular (já ouviu falar dos Xscripts do Raul Dipeas?).

5 curtidas

Inclusive @rafael_linuxfx o próprio conceito de Click e install, (tipo na instalação de WPA) utilizado dá a margem de uma cração bem simples porém intuitiva para a criação de uma loja moderna para o sistema.

Dá uma olhada nos scripts e na instalação:

Inclusive, é tão simples, que eu que não conheço de programação conseguí alterar qual terminal ele usar para instalar o software - no meu caso, do Xterm para o Lxterminal.

2 curtidas