Linux não tem suporte pro meu hardware, o que fazer?

Olá, no momento eu tenho um i5-3330 com uma Intel Graphics HD 2500, fiquei sabendo que Linux no momento não tem suporte pro meu hardware, queria saber se tem alguma distro/versão do kernel que tem suporte e pode rodar Minecraft acima de 120 FPS, no momento uso Windows 8.1 e jogo a 120-200 FPS. Grato.

1 curtida

Olá @BlankUsername tudo bem contigo?

Se possível, cite a fonte do lugar que compartilhou essa informação. A menos que ela esteja se referindo a alguma função proprietária da Intel, ela realmente não faz o menor sentido.

Todos os processadores “core i” são suportados pelo kernel Linux e a vasta maioria das distros deve funcionar sem maiores problemas. Como o seu processador é um Intel de 3.ª geração, mesmo sendo um i5 é possível que tenha que testar qual distro vai te entregar uma melhor performance.

Minhas recomendações são testar o Zorin OS ou o Pop!_OS 20.04 - sobre a performance do Minecraft em específico, não tenho como afirmar que conseguirá esse resultado.

Mas seria bacana você compartilhar seu feedback depois de testar algumas distros.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Irei estar fazendo isso o pop os não funciona porque ele não consegue formatar o meu hd mas irei testar o Zorin, obrigado! sobre onde eu consegui a informação, foi no server do discord do linux mint

Talvez você precise ajustar o particionamento do seu HD para que ele funcione corretamente, devido ao formato GPT ou LEGACY.

Possivelmente quem te informou estava equivocado, você está usando um desktop ou um notebook? Esse i5 que você citou funciona tranquilamente - eu mesmo tenho um notebook i3 de 3.ª geração onde já rodei de tudo, nesse momento está com Arch Linux.

:vulcan_salute:

1 curtida

um desktop, creio que o problema seja o opengl que tem muitos bugs visuais e muito lag

Testar aqui o @eddiecsilva cita principalmente, pegar a iso baixada, instalar num pendrive e testar o linux em modo live, sem ir direto para o instalador.
Ou seja, rodar o sistema inteiro direto do pendrive para a memória.
Com isso você já vai ter uma noção do desempenho dessa distro linux no seu PC.

Inclusive vc pode até ir instalando coisas como se ele já estivesse no seu HD. Mas saiba que ao reiniciar essas informações serão perdidas. É só pra testar mesmo.

Mas já dá pra ter uma boa visão do sistema.

Diferente do Windows que você só usa depois de instalar, no Linux vc pode tertar antes de “Usar”. Agilizando o processo de pesquisa. Sendo um Test-Drive.

1 curtida

Correção: GPT é um esquema de particionamento, enquanto LEGACY é uma classe de softwares que operam entre o firmware do hardware e o sistema operacional.

O oposto de GPT seria MBR, enquanto o oposto de LEGACY é UEFI.

6 curtidas

Corretíssimo, obrigado por esclarecer minha distração na resposta.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Testei o Zorin um pouco é até que é bom, mas se não tiver jeito fico no Windows mesmo.

Testa o Q4OS:
https://q4os.org/

2 curtidas

Mas qual foi o resultado do seu teste? Não atendeu o que você precisa?

:vulcan_salute:

Eu trocaria o kernel de versão. Dependendo da versão um ou outro driver se torna obsoleto e deixa de integrar o código-fonte como um módulo.

Creio que não, já que mine roda em todas em OpenGL…

Você saberia alguma versão do kernel em específico?

Atendeu mas ainda estava travando um pouco

Só trava quando joga Minecraft?

o opengl em geral tem muitos bugs visuais e muito lag

Meu resultado no q4os foi essr, apesar de estar a 60 fps cravado, tem muito input lag e esta com muito delay
E quando eu abro o jogo o sistema congela

Que estranho.
Testaste o Raspbian Desktop X86?

eu acho que o problema não é o distro, mas sim o kernel que não tem suporte pro meu hardware, voce sabe alguma versão do kernel que suporta?