Linux não Roda em Notebooks novos?

O meu Dell antigo (Tb Hibrido, NVIDIA GeForce GT 525M

  • Intel® HD Graphics 3000) Roda de boas as outras distros.

O esquema é esperar que o “Linux” “se adaptar” as híbridas, quem sabe ano que vem consigo rodar. por hora to usando a VM.

Ou fico usando apenas o Dell antigo, que ainda é uma maquina muito boa kkk e com SSD tá uma bala.

1 curtida

Descobri esse vídeo no YouTube, falando de drives Nvidia e Híbridas, mas um tutorial, kkkk.

Vou ver se da certo.

3 curtidas

Cara no lugar de acpi=off coloque o comando nomodeset. Você vai inicializar com o driver nouveau, faça a instalação e inicialize o sistema com esse comando, depois que inicializar instale o driver da nvidia mais estável. Instale também o grub-customizer, com o grub-customizer apague o comando nomodeset da inicialização e salve. Boa sorte!

2 curtidas

Eu fiz até um vídeo sobre isso. Espero que sirva de alguma coisa.

https://www.youtube.com/watch?v=P_ExiSvNZbo

1 curtida

Man, eu tava relembrando aqui, vc pode usar no lugar do acpi=off, o comando acpi_osi= , esse comando eu uso também para instalar aqui. Tenta ele ai e ve se vai com o Mint, e mals ai pela demora, só lembrei dele hj haha.

2 curtidas

Tenho um Dell aqui,mas o detalhe é um i3 mais simples,tem apenas a Intel HD não tem video off…rodando open suse sem problemas só tive que desligar o s ecure boot e voltar o boot pro legacy

Tb tenho um Lenovo Touch, é um 400s alguma coisa, bem velhinho tb com i5 de terceira geração e uma Intel Graphics 3000 e roda de boas com Ubuntu com Gnome, roda tanto com 4, 8 e 12 GB de ram. O problema é as GPU dedicadas.

tenho Lenovo Ideapad 310 processador i7 sexta geração Intel Graphics 520, Nvidia 920MX 2GB DDR5 esquenta virado no jiraya, 16 GB ram DDR4, 2 SSD kingston savage 480 GB espaço, ubuntu 18.10 tirando o aquecimento global da Nvidia roda liso.

Ola… amigo, eu tinha outro notebook também hibrido, aonde rodava sem problemas o ubuntu 18.04
Ai agora recente, troquei por um Dell G3 que possui um GTX 1050TI, foi onde comecei a ter dores e cabeça também, tipo… ficava com o ambiente super lento dando umas travadas, sem contar a porta HDMI que não funcionava meu segundo monitor, mas eu tinha feito uma receitinha que funciona :slight_smile: Instalava o Ubuntu 18.04.1 instalava o o driver nvidia 390, com o comando ubuntu-drivers autoinstall, reiniciava e rodava apt-get remove nvidia*, pronto só reiniciar e funcionava o HDMI e as travadas resolvidas.
Mas com a saída do Ubuntu 18.04.2 aonde possui atualizações principalmente nos serviços gráficos, falei vai ter resolvido vou meter ele e vai ficar show, foi ai que arrumei para cabeça, pois com o Kernel 4.18 e xorg HWE minha receita não funcionava mais, então resolvi voltar para o kernel 4.15 e remover o xorg HWE, pronto minha receita funcionando novamente no 18.04.2.
Mas geralmente não me dou por vencido, falei não é possível, vou ficar preso nesse kernel ate quando? ate quando isso vai funcionar assim?
Ai lendo alguns bugs reportados para a nvidia e canonical… vi mta gente falando para desativar o wayland no gdm3, ah detalhe importante, eu sempre utilizei já descomentado para usar o Xorg, ai de bobeira aqui, falei vou trocar esse GDM pelo LightDM, e adivinha o que aconteceu, tudo funciona lindo agora, já fiz os testes no kernel 4.18 e com o pacotes HWE, instalei o 390 com ubuntu-drivers autoinstall

Acho que vale a pena ai quem esta enfrentando esses problemas, enfia o LightDM “sudo apt-get install lightdm” e seleciona ele, que deve resolver.
Para chegar nesses resultados, perdi um dia inteiro revirando esse linux :frowning:

Mas agora, morreu, tudo fluido e despreocupado com atualizações futuras

1 curtida

Meu note está me dando os sinais de q vai me deixar na mão tem tempo, e eu ignorando pq tô sem grana pra comprar outro. A placa de vídeo híbrida é um deles, a dedicada ñ é reconhecida como hardware tem uns 2 anos já, então ñ saberia dizer se há algum problema hj com o uso dela no Fedora.

Já usei instalando driver noveau, o proprietário da nvidia, o bumblebee e em nenhum caso tive problemas, apenas mais dificuldade pra instalação inicial em um ou outro caso.

De qq forma, acho q se tivesse problema seria questão de tempo até ser resolvido, como foi o q sempre aconteceu nas máquinas q tive com algum problema de reconhecimento de hardware ou falta de drive pra Linux.

Acho q os fabricantes podem ter alguma resistência, ñ priorizar o Linux por conta do tamanho do mercado, mas sempre surge uma solução e normalmente ñ leva muito tempo.

2 curtidas

Voltei pro win10, não gosto muito da DE ado Ubuntu e realmente ele esquenta mais e a bateria dura menos pois está sempre com a Nvidia ligada. Da pra trocar da Nvidia pra Intel pelo prime mas as vezes esqueço. Kkkk.
O Ubuntu até com o boot secure ele instala, o SO Reconhece que tem e que a função está ativa, e pede que vc digite uma senha para tal. Incrível :clap:

Mas acho que ano que vem consigo usar Fedora ou Mint, enfim esperar minha máquina “ficar velha”. Enquanto isso to jogando:

Farcry IV,
Assassin’s Creed Origins,
CS-GO (Rodava show de bola no Linux),
The Witcher 3,
Fortnite.

Todos por menos de 200,00 na Steam :heart_eyes:

Sobre usar Legacy ou Uefi:

2 curtidas

No caso eu não utilizo o PC para jogar…meu note tem uma hibrida Intel + Nvidia MX150…seria bom deixar desligada gpu ?

Teria como deixar somente na Intel ?

1 curtida

Olá @diomenezes,

Possuo um notebook com placa híbrida também, com a GTX-1050. Realizo o seguinte procedimento e funciona bem.

Acer VX5-591G-54PG
i5-7300HQ 2.5 GHz
8GB RAM
SSD M.2 NVME - WD Black 256GB (Linux mint 19.1)
HDD 1TB (Dados)
GTX1050 - 4GB

Passo1 - Instalar o linux Mint
Como você disse, eu tive que desabilitar o nouveau no boot to live USB. no meu caso a instalação é EFI. Simplesmente apertei ‘e’ na primeira opção do GRUB e substituí ‘quiet splash’ por ‘nomodeset’
ai ele bootou normal e instalei o mint.

Mais informações aqui

Passo 2 - Instalar um driver nvidia para poder bootar o mint instalado no seu HD/SSD

Bootei pelo live USB novamente como dito no passo 1. abri o terminal e executei o seguinte:

mount /dev/sdaX /mnt               # substitua sdaX pela partição que vc tem seu linux instalado
mount --bind /dev /mnt/dev 
mount --bind /sys /mnt/sys 
mount --bind /proc /mnt/proc 
mount --bind /run /mnt/run  
chroot /mnt 

Agora vc pode instalar programas no seu sistema no HDD/SSD atraves do Live USB:

para instalar o driver, use o tutorial do diolinux. Sugiro instalar o 390 que foi o que deu certo para min - nvidia diolinux

mas basicamente é adicionar o ppa dos drivers:

sudo apt-add-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt update

depois o driver 390

sudo apt install nvidia-390

depois que terminar reinicie a maquina e realize o boot pelo seu HDD/SSD.

Passo 3 - logar no mint e atualizar o driver de video

Realizae o boot pelo HDD/SSD.
A minha tela de login ficou preta. digitei a senha e ele logou normalmente.
quando logar, abra o menu ‘iniciar’ do mint e digite driver. abra o gerenciador de drivers do mint. Será solicitada sua senha.
Neste eu selecionei o driver mais recente para a minha placa, o 418. ele irá instalar e será necessário reiniciar.

quando reiniciei, a tela de login estava normal e a placa estava funcionando.

Depois eu instalei as outras applicações que utilizo.

Nota: O único contra que encontrei até o momento foi que se eu desavitvar os graficos nvidia e depois voltar, o gerenciador da placa não mosta mais as caracteristicas. mas como uso basicamente na tomada, nunca desativo a placa nvidia

Espero que te ajude

Talvez assim der certo. Tentei fazer mais ou menos isso mas me faltou conhecimento, kkkk.
No domingo agora vou tentar. O Windows10 aqui já me deu 4 telas azuis depois de uma atualização :clap::clap::clap:. Windows sendo Windows.
Tentei fazer isso pelo terminal mas mesmo quando tentava abrir o modo gráfico meu vo travava. Mas vou fazer um gosht do meu Windows e ver se assim da certo. Espero que sim.

@diomenezes Não sei se você já tentou mas existe uma distribuição que gerencia bem hardware híbridos, acredito que vale tentar

https://pop-iso.sfo2.cdn.digitaloceanspaces.com/18.04/amd64/nvidia/50/pop-os_18.04_amd64_nvidia_50.iso

Até que ponto o pop os é relativamente melhor comparando a outras distros, a cerca de drivers hibridas sem ser do hardware da system76?

Olha @TheSlake não consigo te responder com exatidão mas pela pouca experiência que tive vi que a distro conseguiu gerenciar bem o hardware híbrido, por isso acredito que vale tentar visto que o @diomenezes já tentou uma variedade de distros sem muito sucesso.

A única distro que correu no meu notebook foi o manjaro após modificações, mesmo assim ele aquecia muito.

Vou experimentar em modo live a ver se ele corre normalmente ou não.

Acabei de instalar o Pop_os! 18.10 com driver nvidia no meu MSI e não tive qualquer problema, a única distro que correu sem problemas no meu notebook até ao momento.

2 curtidas

O Pop_OS! também é, segundo relatos do confrade @britto.mateus , a distro que melhor gerencia o consumo de bateria.

1 curtida