Linux não aceita a senha correta (muito estranho...)

Boa noite pessoal. Acabou de acontecer algo muito bizarro comigo e gostaria de saber se algum de vocês já passou por isso ou já viu isso acontecer…

Eu tenho um dual boot no meu pc, de Fedora 31 e Ubuntu 19.10. Geralmente uso muito o pc durante o dia todo e muitas vezes saio e fico um tempo fora, deixando ele ligado.
O que aconteceu foi que, eu entrei no Fedora, coloquei minha senha de login, entrei na sessão, mas logo fui pra outro cômodo da casa. Quando voltei, a tela estava em modo de descanso, coloquei a senha do usuário e ele entrou (até aí ok), então precisei acessar a partição do Ubuntu para pegar uns arquivos dela. Quando o sistema pediu a senha para dar permissão, simplesmente ele não aceitou a senha correta, disse que estava inválida.
Eu achei que poderia ser um bug e encerrei a sessão, mas na hora de voltar, aconteceu a mesma coisa e dessa vez não consegui nem entrar na sessão. Reiniciei o micro. Entrei no Fedora de novo e a mesma coisa novamente. Reiniciei de novo, mas agora entrando no Ubuntu. Mesma coisa.
Reiniciei mais uma vez e no grub, escolhi opções avançadas do Ubuntu e selecionei uma das “generic” (o que eu queria fazer com isso era acessar o terminal como root), só que ao invés de me levar para a tela onde posso escolher essa opção de root, ele iniciou o sistema (Ubuntu) e dessa vez voltou a funcionar a senha!
Aí reiniciei pela 5ª vez, logando no Fedora, e este também voltou a aceitar a senha (que por sinal é a mesma para os 2).

Agora eu pergunto, o que caralhos que aconteceu aqui? kkkkkk Alguém sabe me dizer? Como sou noiado já fico nas teorias de conspiração kkkkk será que fui hackeado? Será que fui “bom” o suficiente pra colocar um vírus no linux?

Se alguém tiver alguma ideia, por favor, comenta aí!
Obrigado!

Bom dia, o que me aconteceu foi idêntico, mas descobri que quando o meu linux inicia e pede a password acho que o teclado está trocado(em inglês) e a posição dos carateres estão trocados e sempre que metia a pw dava errado tive de criar uma senha sem carateres e já não tenho esse problema. Não sei se isto se aplica no teu caso. Para meter a senha tive de usar teclado virtual.

2 curtidas

Relaxa, não foi isso

Existem três hipóteses:

  1. Tecla NumLock desativada/CapsLock ativada, 90% das vezes é isso tanto é que diversas distros “User Friendly” colocam sinalizadores CapsLock e ativam a NumLock por padrão

  2. Layout do teclado foi trocado (seja por você sem perceber ou por bug), nesse caso apenas clique no ícone de teclado (geralmente no canto superior esquerdo) e escolha o seu layout

  3. Seu teclado deu uma falha, isso pode ter acontecido também

É praticamente impossível ser uma falha no sistema em si, por alguns motivos:

  1. A senha fica armazenada em um arquivo que só o root tem acesso, que é /etc/shadow
  2. Qualquer falha que impeça ou corrompa esse arquivo, o sistema não dá boot
  3. O processo de login é bem simples, pega sua senha, gera um hash (um identificador único da senha que sempre tem a mesma quantidade de caracteres independente se o texto original tem 1 ou 10000000 caracteres) e compara com a hash em /etc/shadow, como textos iguais sempre tem hashes iguais, a única coisa que acontece e a senha que você digitou ser diferente da que gerou a hash em /etc/shadow

Já tive um problema similar ao atualizar uma distro, o teclado passou de abnt2 para us. Descobri porque no usuário resolvi escrever a senha e vi que tava tudo zoado.

1 curtida

Nem digo que tem um mapa de teclas chamado Português Brasil (nativo) que na verdade é esperanto, passei um perrengue uma vez que o selecionei na instalação kkkkk. Até descobrir que era isso demorou um tempinho.
Outra coisa que já me aconteceu foi sistema de arquivos corrompido que não carregava o logind, como consequência não fazia login, depois de uma checagem via live foi resolvido.

Tive problema parecido no xubuntu, o que aconteceu é que alguma instalação trouxe o numlockx como dependência, ligando o nunlock na inicialização, só que no meu laptop o nunlock também travava a tecla de função, aí ao invés de “password”(sim eu usava uma senha horrível) era digitado “*assw6rd”

1 curtida

Só me acontecia cada vez que iniciava o ubuntu se coloca-se o ecrã bloqueado e depois desbloqueava eu colocava a pw e desbloqueava sem problema