Linux Mint Xfce não abre

Bom dia senhores…
Eis que chego no trabalho e me deparo com o seguinte problema: meu computador, após eu colocar a senha, parece que vai abrir e acaba voltando para a tela de login. Sei que não é problema de “errar a senha”. Por sinal é o mesmo erro de quando eu estava usando o PoP_OS. Bem, é isso… O que posso fazer???

Obs. Vi diversos comentários sobre ir no Modo de Recuperação etc. Mas… como chego nele se não saio do canto?! Usando Ctrl + Alt + F3 consigo ter acesso a uma espécie de terminal que me pede o nome da máquina e a senha. Coloco e faz a mesma coisa que faz no login do ambiente gráfico, ou seja, retorna como erro.

Atualizando:

• Reiniciei a máquina e dando Esc consegui entrar nas Opções avançadas para Linux Mint 20.1 Xfce. Selecionei uma a uma das opções e… não deu em naaaaada.

Aguardo…

Qual erro aparece? Se você usar Alt + setas, você pode navegar entre os terminais virtuais (VTs). Se você está usando o VT3, usando Alt + seta para a esquerda, você deveria chegar num console que exibe mensagens (imagino que ele está habilitado aí).

Tente dar uma olhada nisso.

Vamos lá…
Não aparece nada. Apenas coloco a senha, aguardo e eis que ele ameaça abrir o sistema e volta para a tela de login/senha.
Sobre o Alt + setas, em que momento uso isso? Quando ligar a máquina tecla Esc para ir pro Grub. No Grub só tem ou abrir o Linux Mint Xfce 20.1 ou ir para algo como Opções avançadas para Linux Mint 20.1 Xfce. Só que aí eu seleciono opões tipo “generic” e “recovery mode” e mesmo fazendo os procedimentos para cada uma das opções, tipo: Menu de recuperação… selecionei cada item e mesmo assim nada deu certo.

Você você usa Control + Alt + F1/F2 etc, você cai num VT. Para ir do VT1 para o VT2, você pode usar Alt + Seta para a direita, para ir do VT2 para o VT1 você pode usar Alt + Seta para a esquerda.

Bem, se for o que eu estou pensando, não mostrou nenhum erro não.

Se esse negócio der certo, pois já tô me coçando pra instalar tudo de novo, não coloco mais senha alguma… rsrsrs…

Em menos de um mês já foram:

• Ubuntu…
  • Majaro…
  • PoP_OS…
  • Ubuntu MATE…
  • Linux Mint 20.1 Xfce.

É ooooooooooosso…

Caso troque de distro, recomendo fazer uma limpeza por completo no disco, como o Zero Fill, caso o problema esteja na raiz ou algo assim deve ajudar.

Pessoal, olha só…

• Acabei reinstalando tudo de novo. Ainda com o Linux Mint 20.1 Xfce. Já instalei metade do que preciso e o restante faço no Wi-Fi de casa.
  • Já sobre o ocorrido, realmente estou um tanto desconcertado. Instalei tudo de novo, porém, usando um conjunto de senhas mais elaboradas uma vez que em outro grupo, um cara disse que como a princípio “estaria tudo ok, então meu micro poderia estar sendo utilizado por outra pessoa”. Que negócio doido… Nunca passei por algo sequer parecido com isso.

Me tirem uma dúvida:

• Para ao menos tentar evitar que isso ocorra novamente, é interessante que eu utilize recursos como o TimeShift ou o BackInTime?
  • É prudente da minha parte utilizar senhas diferentes para se logar no sistema e outra para “usuário root”? Até senha de setup o cara sugeriu que eu inserisse meio que imediatamente.
    Bem, o que vocês me dizem disso?
    Até agora a única coisa que não me custou uma vida, é que faço Bakcup’s com enorme frequência de modo que se, por exemplo, meu micro pegar fogo, for roubado etc. eu não perco quase nada.
    Por outro lado, é muito chato você tentar estabilizar em uma distro, deixar tudo 100% redondinho do jeito que você quer, e quando é no outro dia, cadê o sistema abrir?! É algo muito. mas muito ruim.

Olha só, na maioria das vezes em que acontece o erro de tela de login em loop, é pq a home do usuário está cheia e, no caso do Mint, o “culpado” é o Timeshift, que vem ativado por padrão mas quase ngm se preocupa em configurar. Aí ele vai lotando a home e uma hora dá pau. O que recomendo:

• Configurar corretamente o TS, mantendo 3 snapshots diários e só. Nele vão os arquivos do “/” (visíveis e ocultos), mas nada da home
  • Para a home, há diversas opções, como o Dejá Dup, o Duplicati ou clientes de nuvem como o Open Drive, Mega ou Dropbox (ou mesmo fazer “na mão”). Apesar da ideia de backup incremental do TS ser excelente, não é muito prática por acabar enchendo o disco muito rapidamente (já que sua home termina “duplicada”). E manter partições separadas para raiz e home é uma boa política nesses casos

Espero ter ajudado!

1 curtida

Rodrigo, seu comentário ajuda sim. Mas vejamos… Para eu saber o tamanho da minha /home eu digito no Terminal df -h certo? Pois bem, aqui deu 916G de espaço livre. No caso em que houve o problema, só fazia 4 dias que eu havia instalado o sistema, ou seja, como eu já poderia ter lotado a /home? Eu não sei, na verdade estou na dúvida mesmo para entender o que pode ter acontecido.

Agora estou com tudo finalizado… Tudo instalado, testado e funcionando 100% (e… morrendo de medo de pensar que antes de chegar o final de semana, me aparece novamente esse erro(?!)).

Bom, agora que tá tudo certo, uma pergunta: a home está separada do barra?

jdt@jdt:~$ df -h
Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
udev 1,9G 0 1,9G 0% /dev
tmpfs 386M 1,5M 385M 1% /run
/dev/sda5 916G 57G 813G 7% /
tmpfs 1,9G 72M 1,9G 4% /dev/shm
tmpfs 5,0M 4,0K 5,0M 1% /run/lock
tmpfs 1,9G 0 1,9G 0% /sys/fs/cgroup
/dev/sda1 511M 4,0K 511M 1% /boot/efi
tmpfs 386M 28K 386M 1% /run/user/1000
/home/jdt/.Private 916G 57G 813G 7% /home/jdt
jdt@jdt:~$

Ih, tendi foi nada… hahahahaah
Tem o Gnome Discos instalado aí? Manda um print dele, pliz!

Valha me deus… Agora quem não entendeu fui eu. Gnome Discos?! Rapaz, se tem, muito prazer… :sweat_smile:

No menu ele deve se chamar simplesmente “discos”. Se não, sudo apt install gnome-disks

jdt@jdt:~$ sudo apt install gnome-disks
[sudo] password for jdt:
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
E: Impossível encontrar o pacote gnome-disks
jdt@jdt:~$

Também tentei o gnome-disks-utility mas deu erro também.

Pronto. deu certo… Mas e agora, o que é pra eu informar sobre o Gnome-Disk?

Abre ele aí e manda um print, tipo esse aqui:

O comando é sudo apt install gnome-disk-utility

Rodrigo vamos deixar para ou mais tarde ou amanhã. Vim jantar na casa de minha mãe e fiquei sem bateria (pro notebook). Acabei de guardar. Mas, desde já, muitíssimo obrigado.

1 curtida

Blz, mais tarde vemos isso

1 curtida

pode ser problema de permissão…

normalmente mint e ubuntu já vi ocorrer isso.

tem que fazer um processo do grub

ao iniciar o menu do grub tecle a letra e

adicione no final da linha abaixo o rw

linux	/vmlinuz-linux-zen root=UUID=e450be32-.... 

e depois f10

Se entrar

edite o arquivo /etc/default/grub

sudo nano /etc/defaults/grub
em

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="

adicione o rw

salve o arquivo

e depois

sudo update-grub

e reinicie o computador…

agora vou sair , mas se não resolver depois a gente vê isso.

1 curtida

Poderia ser muita coisa, mas já formatou então não tem muito o que fazer… Bola pra frente.

1 curtida