Bom dia senhores…
Eis que chego no trabalho e me deparo com o seguinte problema: meu computador, após eu colocar a senha, parece que vai abrir e acaba voltando para a tela de login. Sei que não é problema de “errar a senha”. Por sinal é o mesmo erro de quando eu estava usando o PoP_OS. Bem, é isso… O que posso fazer???
Obs. Vi diversos comentários sobre ir no Modo de Recuperação etc. Mas… como chego nele se não saio do canto?! Usando Ctrl + Alt + F3 consigo ter acesso a uma espécie de terminal que me pede o nome da máquina e a senha. Coloco e faz a mesma coisa que faz no login do ambiente gráfico, ou seja, retorna como erro.
Atualizando:
Reiniciei a máquina e dando Esc consegui entrar nas Opções avançadas para Linux Mint 20.1 Xfce. Selecionei uma a uma das opções e… não deu em naaaaada.
Qual erro aparece? Se você usar Alt + setas, você pode navegar entre os terminais virtuais (VTs). Se você está usando o VT3, usando Alt + seta para a esquerda, você deveria chegar num console que exibe mensagens (imagino que ele está habilitado aí).
Vamos lá…
Não aparece nada. Apenas coloco a senha, aguardo e eis que ele ameaça abrir o sistema e volta para a tela de login/senha.
Sobre o Alt + setas, em que momento uso isso? Quando ligar a máquina tecla Esc para ir pro Grub. No Grub só tem ou abrir o Linux Mint Xfce 20.1 ou ir para algo como Opções avançadas para Linux Mint 20.1 Xfce. Só que aí eu seleciono opões tipo “generic” e “recovery mode” e mesmo fazendo os procedimentos para cada uma das opções, tipo: Menu de recuperação… selecionei cada item e mesmo assim nada deu certo.
Você você usa Control + Alt + F1/F2 etc, você cai num VT. Para ir do VT1 para o VT2, você pode usar Alt + Seta para a direita, para ir do VT2 para o VT1 você pode usar Alt + Seta para a esquerda.
Acabei reinstalando tudo de novo. Ainda com o Linux Mint 20.1 Xfce. Já instalei metade do que preciso e o restante faço no Wi-Fi de casa.
Já sobre o ocorrido, realmente estou um tanto desconcertado. Instalei tudo de novo, porém, usando um conjunto de senhas mais elaboradas uma vez que em outro grupo, um cara disse que como a princípio “estaria tudo ok, então meu micro poderia estar sendo utilizado por outra pessoa”. Que negócio doido… Nunca passei por algo sequer parecido com isso.
Me tirem uma dúvida:
Para ao menos tentar evitar que isso ocorra novamente, é interessante que eu utilize recursos como o TimeShift ou o BackInTime?
É prudente da minha parte utilizar senhas diferentes para se logar no sistema e outra para “usuário root”? Até senha de setup o cara sugeriu que eu inserisse meio que imediatamente.
Bem, o que vocês me dizem disso?
Até agora a única coisa que não me custou uma vida, é que faço Bakcup’s com enorme frequência de modo que se, por exemplo, meu micro pegar fogo, for roubado etc. eu não perco quase nada.
Por outro lado, é muito chato você tentar estabilizar em uma distro, deixar tudo 100% redondinho do jeito que você quer, e quando é no outro dia, cadê o sistema abrir?! É algo muito. mas muito ruim.
Olha só, na maioria das vezes em que acontece o erro de tela de login em loop, é pq a home do usuário está cheia e, no caso do Mint, o “culpado” é o Timeshift, que vem ativado por padrão mas quase ngm se preocupa em configurar. Aí ele vai lotando a home e uma hora dá pau. O que recomendo:
Configurar corretamente o TS, mantendo 3 snapshots diários e só. Nele vão os arquivos do “/” (visíveis e ocultos), mas nada da home
Para a home, há diversas opções, como o Dejá Dup, o Duplicati ou clientes de nuvem como o Open Drive, Mega ou Dropbox (ou mesmo fazer “na mão”). Apesar da ideia de backup incremental do TS ser excelente, não é muito prática por acabar enchendo o disco muito rapidamente (já que sua home termina “duplicada”). E manter partições separadas para raiz e home é uma boa política nesses casos
Rodrigo, seu comentário ajuda sim. Mas vejamos… Para eu saber o tamanho da minha /home eu digito no Terminal df -h certo? Pois bem, aqui deu 916G de espaço livre. No caso em que houve o problema, só fazia 4 dias que eu havia instalado o sistema, ou seja, como eu já poderia ter lotado a /home? Eu não sei, na verdade estou na dúvida mesmo para entender o que pode ter acontecido.
Agora estou com tudo finalizado… Tudo instalado, testado e funcionando 100% (e… morrendo de medo de pensar que antes de chegar o final de semana, me aparece novamente esse erro(?!)).
Rodrigo vamos deixar para ou mais tarde ou amanhã. Vim jantar na casa de minha mãe e fiquei sem bateria (pro notebook). Acabei de guardar. Mas, desde já, muitíssimo obrigado.