Linux Mint Xfce não abre

E lá vamos nós…

Tirando o Manjaro, todas as outras são basicamente a mesma coisa.

Em algumas distribuições, é assim que funciona. Senha do root é do root, senha do usuário é do usuário. Em alguns casos, nem o sudo funciona por padrão e o su exige que o usuário esteja no grupo “wheel” para funcionar. Menos amigável, mas mais seguro.

Eu concordo, nunca passei por metade desses problemas. Nem posso, aliás, porque comprometeria meu trabalho. Eu migrei para o Linux para ter alta disponibilidade nos meus sistemas.

1 curtida

Por isso quero descobrir onde estou errando… Não tem cabimento que em um intervalo de tempo tão curto eu já tenha me visto na necessidade de reinstalar meia dúzia de sistemas operacionais. Até porque eu também uso distros Linux como ferramenta de trabalho (e tenho que bater metas…).
Até peço desculpa pelas vezes que postei alguma dúvida e quando a pessoa respondeu, eu avisei que já havia formatado o computador. Mas é isso… não posso aguardar respostas por tanto tempo.
Já sobre o caso em si, não é possível que eu não esteja fazendo algo de errado.

P.S. Nunca passei por isso em ambientes Linux que por sinal, esse ano faz 17 anos que uso somente sistemas baseados em Linux como meu sistema principal.

1 curtida

João, eu olhei aqui teu HD e vc formatou usando LVM? Ou são a partição boot/EFI e uma estendida mais uma lógica… de qq forma, não precisava essa forma de organizar o disco.
Minha sugestão, já que é uma única distro e considerando que tua máquina é UEFI:

  1. boot/EFI (FAT32): 512 MiB
  2. / (EXT4): 60 GiB
  3. /Home (EXT4): o que sobrar menos o reservado para Swap
  4. Swap (Linuxswap): considerando que vc tenha 4 Gib de RAM, pode colocar mais 4 GiB

Dessa forma, teus dados pessoais ficam protegidos, vc fica com bastante espaço pro sistema, uma swap para evitar travamentos. Isso considerando que vc está usando um único HD de 1 TiB. Se for mais de um disco, fala aí pra gente repensar o esquema. Pq é isso, o LVM é pra uso com mais de um disco em Raid0 e nem sempre é uma boa ideia…

1 curtida

Rapaz, não sei o que é LVM não. O que normalmente faço é só seguir o padrão das distros. Nem mesmo abro aquela parte de selecionar o tipo de formatação ou redimensionar partições etc. É só o padrão do instalador e pronto.

  • Sim, uso somente uma distro no meu micro.
  • Só um único HD.

P.S. Minha máquina é um notebook Lenovo G50. 4G de RAM, HD de 1T. Processador i3

Olha só, que doido, o instalador criou um LVM sem te perguntar (será? normalmente pergunta, mesmo no automático) e sem necessidade… então, quer refazer essa instalação aí? - Já que vc reinstalou recentemente
Ah, sim… com essas configs, um XFCE roda fácil, mas poderia colocar uma distro com KDE Plasma que tbm ficaria bom - isso caso vc ache que o XFCE tá feioso demais pra vc

1 curtida

Tô com toda essa postagem salva no email para não perder informações que vocês me passaram. Daí que se der problema de novo (e eu até nem duvido - diante do que foi dezembro/janeiro) eu pego as informações e parto para a correta configuração do meu HD.

Assim sendo, vou finalizar o tópico, ok?

:wink:

1 curtida

Fique à vontade pra isso, João! Eu sugiro vc estudar sobre partições e particionamento manual.
Tive de fazer isso ao comprar um SSD de 240 GB e colocar na cabeça que com esse espaço todo (mais um HD de 500 GB) poderia colocar, além do Windows e do Manjaro - que já usava, uma terceira distro. Aí aprendi a como usar o boot/EFI para os 3 sistemas, a compartilhar uma swap entre as duas distros… até poderia ter compartilhado a partição Home, mas achei que poderia me confundir, daí deixei 3 partições de dados no HD (o D: do Windows e as duas Home de cada distro, mais o swap delas), ficando no SSD o boot/EFI, as partições de sistema do W10 e as duas “/” de cada distro Linux.
Resultado: aprendi a controlar melhor o que cada distro faz e, de quebra, aprendi a instalar praticamente qq distro “na mão”. Treinar em VM e estudar foi essencial, além da ajuda de vários aqui. Por isso mesmo, qq coisa, fala aqui que o povo ajuda!

1 curtida

Acho que não. Acho que as partições estão daquele jeito porque o particionamento é o antigo msdos (mbr) e foi criada uma partição primária como se fosse efi (desnecessário) e a segunda partição estendida (não necessitava também, já que eram só duas partições). Daí dentro dessa partição estendida que tem a partição lógica raiz (extremamente grande) para o sistema ser instalado…

2 curtidas

Entendi… faz pouco sentido mas é isso mesmo

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.