Linux Mint parece que vai entrar, mas volta para a tela de login novamente

Há 2 anos atrás, iniciei a migração para o Linux, sai do Windows e fui para o Ubuntu. Meses depois descobri, através do DIOLINUX, o Mint que tão bem me adaptei. Então desisti deixar de vez o Windows e ficar definitivamente no MInt. Algum tempo depois, comecei a ter problemas no momento da inicialização do S.O. E começou a ficar recorrente e eu sempre instalava novamente. Hora automaticamente com a partição sugerida pelo instalador, hora eu fazia a minha partição, na vã esperança de que iria resolver o problema. Hoje, depois de 1 ano e alguns meses, estou muito feliz pelo potencial e facilidade que o Mint me trouxe e muito propenso a voltar ao Windows, pois quase que diariamente tenho problemas na inicialização. Hoje por exemplo, estou com problema no momento de fazer o login. Ele parece que vai entrar, mas volta para a tela de login novamente. Já tentei entrar no modo seguro e efetuar a correção conforme encontrei aqui no forum, mas não resolveu.
Preciso de uma ajuda importante. Existe algum sistema que resolveria este problema? Volto para o Ubuntu ou desisto por ser iniciante e volto para o Windows?

Olá, @Anderson_Assis!

Esses problemas que você está enfrentando devem estar sendo causados por outras coisas, e não pelo sistema em si, como PPAs incompatíveis e/ou com problemas, falta de espaço em disco, alterações de arquivos do sistema por scripts/comandos da internet e coisas do tipo.

Por exemplo, esse problema que está te impedindo de acessar o sistema é, quase com certeza, pela falta de espaço na partição da sua home. Para verificar isso, aperte os botões “Ctrl Alt F1”, faça o login, e depois execute o comando df -h. Se as partições / ou /home estiverem com o uso em 100% é esse o problema. Para solucionar isso você pode remover alguma coisa com o comando rm <arquivo> ou remover os pacotes antigos do APT:
sudo apt autoremove
sudo apt autoclean

Uma outra dica legal é o recurso de recuperação do Mint:

2 curtidas

é só o timeshift fazendo o que sabe de melhor: bugar o linux mint

3 curtidas

Bem lembrado. Eu não uso o Timeshift, então nunca lembro dele, mas ele realmente é um consumidor nato de espaço em disco.

parei de usar o mint por causa dele pq ele sempre me dava dor de cabeça

@brunonzanette obrigado pelo apoio. Com certeza não é problema de espaço. Meu /home está em 56% de uso. E o modo de segurança não surtiu efeito. Parece que meu notebook (Samsung Intel i5 modelo NP370E4K) não tem compatibilidade com Linux, por algum motivo. Será que está relacionado ao PPA?

Verifique se a partição onde ta a pasta home não esteja cheia. Se não, tente inicializar pelo terminal e mudar as permissões de arquivos na pasta home.
Já resolvi um problema assim no lubuntu fazendo:

sudo chmod 777 -R /home/usuario
sudo chown usuario.usuario -R /home/usuario

Se fizer isso, depois de entrar é bom criar um novo usuário e remover esse ai.

@Riikigames, é só não ativá-lo, como eu.

@Anderson_Assis, a partição “/” também está com espaço sobrando?
Não é uma incompatibilidade com o notebook, porque se fosse o problema seria para instalar. Pelo o que você disse o sistema instalou e funcionou normalmente por um tempo, então não é esse o problema.
Sobre os PPAs, esses são fontes bastante constantes de problemas. Se você usa muitos deles, é bem provável que seja esse o problema.

Cara, eu parei de usar o timeshift pois ele estava realmente quebrando meu note. Era só ele rodar que dava pau no cache e não funcionava mais nada. Percebi que era ele então eu deixei de usar. Por sinal, não consegui encontrar nenhuma ferramenta legal para fazer backup ou mesmo gerar uma imagem do meu sistema. Você conhece algum @Riikigames ?

@ailtonbsj estou enfrentando alguns problemas além do que mencionei, mas este de login é a primeira vez. Por qual motivo devo excluir este usuário? Existe algum problema que ocorre e que não dá mais para usar meu usuário? Seria isso?

@ailtonbsj executei aqui, mas não rolou. Acredito que seja outro problema. Na partição em que está instalado o / e /home está com um total de 56% apenas.

@brunonzanette resolvi rodar os comandos que você sugeriu e deu “zero” para o autoremove e agora com o “sudo apt autoclean” está rodando uma cacetada de linha de falha escrita (Failed to write entry). Será que é algum problema no meu HD e por isso vive dando estes problemas no boot?

Trocou usuario pelo nome do usuário?
Disse pra deletar depois de usar o comando porque você deu permissão de leitura, escrita e execução pra tudo dentro da pasta usuario.

Não tenho outro usuário. Consigo criar um mesmo sem conseguir entrar no Mint?

Hmm! Pode ser. Ou a partição está corrompida. Você pode usar a opção “fsck” do recurso de recuperação do Mint (Explicado no vídeo que tem no tópico que eu postei). Esse comando “fsck” verifica e corrige erros nas partições.

Isso também explica o problema de você não conseguir logar na interface gráfica, pois a mesma precisa escrever algumas coisas em disco para funcionar. Isso não é possível se não tiver espaço ou o HD estiver com problemas.

Como você teve acesso ao terminal ?

Usou Ctrl+Alt+F6 ou Usou um CD ou pendrive para inicializar outro linux live?

@ailtonbsj, eu expliquei a ele com acessar os TTYs.

E eu não recomendo executar o comando "chmod 777 " na home. Pelo menos não em modo recursivo. Mais recomendado seria algo como: sudo chmod u+r, apenas para dar permissão de leitura para o usuário e chmod u+w /home/usuario para garantir que o usuário tenha permissão de escrita na home.

1 curtida

Uma dúvida. O problema do login é novo, porém o de initramfs é algo recorrente. Acabo que executando na linha de comando o fsck para tentar corrigir o problema. Existe alguma remota chance de eu revolver este problema recorrente?

Entendi. Por isso indiquei pra criar outro usuário depois de ter acesso. O uso de chmod 777 -R é porque não sabemos ao certo o que ta causando o problema. E já resolvi alguns casos desse tipo.

1 curtida

@Anderson_Assis manda a saída do comando: ls -l /home/