Linux Mint não desliga

Bom, eu resolvi o problema, pelo menos ele não voltou a acontecer ainda.
Para resolver eu mudei o acpi para off, removi os PPAs do lutris e do google-drive-ocamlfuse, removi os pacotes do lutris, wine, playonlinux e google-drive-ocamlfuse. Porem creio eu que só mudar o acpi pra off resolva, eu fiz os outros procedimentos só porque já estava com a mão na massa e não utilizava esses programas. Obrigado a todos!

1 curtida

Olá, o problema voltou a ocorrer e eu descobri que o problema é com o kernel 5.3, não sei bem o porque mas caso alguém tenha o mesmo problema e mudar o acpi não funcionou faça um downgrade do kernel que deve resolver.

Imagens do problema:

https://youtu.be/yq6LZ6KIbm8

Você não é o único a relatar problema com o kernel 5.3 a que no plus.diolinux.com.br.
Melhor é dar downgrade mesmo ate a distribuição corrigir o bug do kernel.

2 curtidas

Não sei se é impressão minha mas parece que sistemas baseados nessa ultima versão do ubuntu estão dando bastante problemas

Nem acredito que estou reabrindo este tópico, tudo parece funcionar mas depois de um tempo apresenta o mesmo erro, agora eu utilizei o computador por 4 horas quando fui desligar ele parou em uma tela preta com com o simbolo “_”.

Ue você não consegue dar downgrade no kernel sozinho?

Que interessante essa mensagem do kernel panic! Esse tipo erro de dependência geralmente acontece quando precisa recompilar as dependências por conta de alguma mudança nos parâmetro de compilação. Verifique se o pacote libblkid1 está na versão mais atual e instalado do repósitorio do mint/ubuntu.

Eu fiz o downgrade como disse acima, mas o problema voltou, agr eu dei um apt purge no virtualbox, prelink e preload porque todos tinha alguma ligação com o kernel, utilizei por 1 hora e não deu o problema mas vou deixar ele umas 5 horas ligado pra ter certeza

fazer um downgrade no linux mint é tão fácil que é preocupante kkkkkk
muito fácil alguém fazer coisa errada

Sim, o pacote está na ultima versão
versão: 2.31.1-0.4ubuntu3.6

Esse tópico me fez criar uma conta para comentar aqui. É o seguinte na última semana, eu instalei Linux Mint 19.3 Cinnamon no meu computador antigo de 11 anos atrás e depois atualizar o sistema e instalar o driver da Nvidia 340.107, o computador apresenta o erro CPU stuck for 22s, eu já revirei a internet em busca de solução, mas a única coisa que achei foi que eu deveria instalar o driver Nvidia para resolver o problema. Não sei o que fazer.

Eu sugiro que você abra um novo tópico especificando seu problema, pra ficar mais fácil as pessoas acharem e poderem te ajudar. Bom eu pesquisei um pouco sobre esse erro mas não achei nada relevante. Se você não tem dados importantes nesse sistema sugiro que instale um sistema mais leve dependendo da maquina.

E parece que é mais um erro de kernel do que de driver de vídeo.

watchdog: O watchdog do kernel do Linux é usado para monitorar se um sistema está em execução. É suposto reiniciar automaticamente os sistemas suspensos devido a erros irrecuperáveis ​​de software. O módulo watchdog é específico para o hardware ou chip que está sendo usado. Os usuários de computadores pessoais não precisam de vigilância, pois podem redefinir o sistema manualmente. No entanto, é útil para sistemas que são de missão crítica e precisam da capacidade de se reinicializar sem intervenção humana. Por exemplo, servidores em um local remoto ou equipamento incorporado em uma espaçonave que precisam de recursos de redefinição automática de hardware.
fonte: Linux Kernel Watchdog Explained

rcu: Na ciência da computação, a leitura-cópia-atualização é um mecanismo de sincronização baseado na exclusão mútua. É usado quando o desempenho das leituras é crucial e é um exemplo de troca espaço-tempo, permitindo operações rápidas com o custo de mais espaço.
fonte: Read-copy-update - Wikipedia

talvez ajude você em diagnosticar o erro

o meu também

Estou com o mesmo problema mas não posso fazer o downgrade pois uso um tablet da Wacom que não é reconhecido pelo kernel que vem originalmente com o Mint. Tive um problema com o Ubuntu e tive que abrir o Mint para resolver, limpar e fazer backup para reinstalar o Ubuntu, mas fiquei decepcionado com o Mint.

Tem muita gente relatando esse problema tanto aqui no fórum como em outros também. Eu também estou com o mesmo problema. O mais estranho é que ninguém conseguiu resolver esse problema. No meu caso o Mint a parti da versão 19.1 dá essa travada na hora de desligar e não desliga mais, preciso segurar o botão de power para desligar o notebook… É frustrante. Gostaria muito que eles corrigissem isso, pois é só o Mint que está apresentando essa falha.

1 curtida

Realmente é só o Mint mesmo, por que após passar por esse erro, e não achar um solução resolvi mudar de distro e após passar por xubuntu e kubuntu, nunca mais tive esse problema, no desktop atualmente tenho um zorin OS(xfce) e o notebook o Kubuntu 20.04 e tudo funciona normalmente sem dores de cabeça.

1 curtida

Eu também estava usando o Zorin, ontem instalei o Xubuntu por que sempre gostei dele também. Espero que o Mint corrija esse erro em breve. Por mais que eu goste das outras distros, acabo sendo mais produtivo no Mint.

2 curtidas

Meu notebook reinicia, mas não desliga.
Falo notebook, pq não sei se o problema é exatamente no Mint.
Começou a apresentar esse problema, eu formatei e reinstalei o Mint, mas segue a mesma coisa.

1 curtida