Linux Mint não desliga

Olá, eu sou novo no linux e me deparei com um problema bem chato, quando eu passo muito tempo utilizando o Linux Mint e vou desliga-lo ele para em uma tela preta, a luz do gabinete apaga mas o pc não desliga até você o deligar pelo botão. Espero que possam me ajudar, desde já agradeço.

1 curtida

Oi @walefy,

Seja bem vindo! Para que as pessoas possam te ajudar melhor você precisa detalhar um pouco mais o erro que está acontecendo nesta tela preta do Linux mint.

Aparece algo escrito nela? Tem como você bater uma foto da tela (caso aparecer algo escrito nela) ou anotar e enviar o que aparece escrito por aqui?

Aqui no próprio fórum tem algumas perguntas sobre tela preta, mas sem detalhes não tem como saber se elas se aplicam ou não a você:

A partir de uma certa quantidade de informações que você fornecer, talvez as pessoas aqui do fórum consigam pesquisar sobre o tipo de erro, te pedir novas informações e quem sabe te informar algo que possa fazer para tentar resolver o problema.

Não aparece nada nesta tela, nada escrito
Quando eu uso o comando “sudo update-grub” ele desliga normal, eu tentei colocar no arquivo do grub o “acpi=force” mas isso também não resolveu
Como não aparece nada eu não tenho muitos detalhes do que está errado

O Linux ta querendo imitar o Windows 7 KKKKKJ

Complicado isso,ontem passei pelo mesmo problema apareceu a logo do mint e tela fico preta mas o pc nao desligou,e a dois dias atras ele apresentou a tela de Kernel panic.
mas tambem nao sei o que pode ser. :thinking: :unamused:

é complicado
eu fiz um script que atualiza o grub e desliga o pc pra usar toda hora que eu for desligar, mas isso é aquela gambiarra que parece que vai dar errado

O sistema Linux tem sistema de log cara como você é programador deve saber o que é isso.
Fica em: “/var/log”
Da um Ctrl+C e Ctrl+V ai nos log e posta a que.
Também use o “dmesg” para imprimir os log no terminal você também pode redirecionar a saída para um arquivo >./ARQUIVO

$ dmesg

Para visualizar somente os erros $ dmesg --level=err Alertas dmesg --level=err,warn
E você vai trabalhando com isso para diagnosticar.

Outra coisa também é que o quiet e o splash ocultam as mensagens do sistema durante o ligamento e o desligamento.
Essas duas opção é para deixar o boot mais bonito só que oculta o debug.
Você pode removê-las durante a seleção do sistema no Grub editando a linha “linux” removendo os item.

1 curtida

Bom, eu resolvi o problema, pelo menos ele não voltou a acontecer ainda.
Para resolver eu mudei o acpi para off, removi os PPAs do lutris e do google-drive-ocamlfuse, removi os pacotes do lutris, wine, playonlinux e google-drive-ocamlfuse. Porem creio eu que só mudar o acpi pra off resolva, eu fiz os outros procedimentos só porque já estava com a mão na massa e não utilizava esses programas. Obrigado a todos!

1 curtida

Olá, o problema voltou a ocorrer e eu descobri que o problema é com o kernel 5.3, não sei bem o porque mas caso alguém tenha o mesmo problema e mudar o acpi não funcionou faça um downgrade do kernel que deve resolver.

Imagens do problema:

https://youtu.be/yq6LZ6KIbm8

Você não é o único a relatar problema com o kernel 5.3 a que no plus.diolinux.com.br.
Melhor é dar downgrade mesmo ate a distribuição corrigir o bug do kernel.

2 curtidas

Não sei se é impressão minha mas parece que sistemas baseados nessa ultima versão do ubuntu estão dando bastante problemas

Nem acredito que estou reabrindo este tópico, tudo parece funcionar mas depois de um tempo apresenta o mesmo erro, agora eu utilizei o computador por 4 horas quando fui desligar ele parou em uma tela preta com com o simbolo “_”.

Ue você não consegue dar downgrade no kernel sozinho?

Que interessante essa mensagem do kernel panic! Esse tipo erro de dependência geralmente acontece quando precisa recompilar as dependências por conta de alguma mudança nos parâmetro de compilação. Verifique se o pacote libblkid1 está na versão mais atual e instalado do repósitorio do mint/ubuntu.

Eu fiz o downgrade como disse acima, mas o problema voltou, agr eu dei um apt purge no virtualbox, prelink e preload porque todos tinha alguma ligação com o kernel, utilizei por 1 hora e não deu o problema mas vou deixar ele umas 5 horas ligado pra ter certeza

fazer um downgrade no linux mint é tão fácil que é preocupante kkkkkk
muito fácil alguém fazer coisa errada

Sim, o pacote está na ultima versão
versão: 2.31.1-0.4ubuntu3.6

Esse tópico me fez criar uma conta para comentar aqui. É o seguinte na última semana, eu instalei Linux Mint 19.3 Cinnamon no meu computador antigo de 11 anos atrás e depois atualizar o sistema e instalar o driver da Nvidia 340.107, o computador apresenta o erro CPU stuck for 22s, eu já revirei a internet em busca de solução, mas a única coisa que achei foi que eu deveria instalar o driver Nvidia para resolver o problema. Não sei o que fazer.

Eu sugiro que você abra um novo tópico especificando seu problema, pra ficar mais fácil as pessoas acharem e poderem te ajudar. Bom eu pesquisei um pouco sobre esse erro mas não achei nada relevante. Se você não tem dados importantes nesse sistema sugiro que instale um sistema mais leve dependendo da maquina.

E parece que é mais um erro de kernel do que de driver de vídeo.