Erro ao desligar/reiniciar Linux Mint - CPU stuck for 22s

Como orientado, criei um tópico para esse problema já que não consegui achar solução na internet. Na última semana eu instalei Linux Mint Cinnamon porque é a distro que mais gostei. Entretanto depois atualizar o sistema e instalar o driver na Nvidia, dá o seguinte erro quando vou reiniciar ou desligar o sistema.


Já procurei em diversos sites e até no Reddit mas a soluções sugeridas são bloquear o uso do Nouveau para instalar o driver da Nvidia depois que resolveria o problema, entretanto no meu caso aparece depois instalar o driver. Não sei o que fazer sinceramente.

O erro ocorre depois da atualização eu estou supondo isso.
Nesse caso o que pode ter acontecido é ter recebido uma atualização do kernel e esse kernel veio com BUG esta ate escrito isso na tela.
De um downgrade para o kernel que estava funcionando.
É provável que ele ainda esteja instalado é só você selecionar o kernel antigo no Grub.

De fato foi depois de atualizar, quando ele instala automaticamente o kernel 5.3, vou instalar a versão de 32bits para ver se o problema continua.

Não é só você que esta tendo problema com o kernel versão 5.3.

Pois é, tem vários outros tópicos com usuários relatando problemas parecidos, mas tá difícil de achar uma solução. Mesmo usando uma versão mais antiga do Kernel o problema parece persistir.

Qual a sua GPU? Qual a versão do driver que você instalou (340? 415? 435?)? Instalou pelo Gerenciador de driver? O SO está instalador em UEFI ou Legacy?

O que eu começo a desconfiar é que pode estar dando algum problema com a ativação do driver.

Vou responder a você mas vale para todos. Peguei deste site para você ver as especificações do meu computador. Pelo que testei aqui faz poucos minutos, o problema é no kernel 5.3, pois com o kernel 5.0 e 4.15 não tem esse problema. Eu fiz o downgrade e funcionou, o único problema que tive é que ao fazer a troca do kernel o Cinnamon apresentou erro e fechou, mas resolvi reinstalando o driver da Nvidia sob o kernel 4.15, agora está funcionando normalmente.

1 curtida

Errata: o problema persiste mesmo após o downgrade do kernel.

Vocês tem o prelink ou o preload instalado?
O prelink modifica os executáveis isso pode causar bug neles.
O prelink tem uma opção que skipar a modificação no executável caso ele esteja configurado para não ser modificado.
Colocar o kernel no skip ou remover o prelink resolveria o problema
Fonte:

Saiu uma atualização para o kernel 4.15 e parece que o problema foi resolvido.

Gente, apesar de estar usando o kernel 4.15, o problema persiste.

Vou spawmar mais uma vez.
Já verifico se tem o prelink?

O que é isso?