Acabei de instalar o linux mint e e normal ele usar isso tudo de ram
tambem ta acontecendo de aparecer isso no meu menu
quando clico nao acontece nada
Acabei de instalar o linux mint e e normal ele usar isso tudo de ram
quando clico nao acontece nada
Que bom que esta usando a RAM, esta pouco ainda tem que usar mais, quanto mais melhor.
nĂŁo se preocupe com isso. deixe seu isfenicĂdio trabalhar. ele sabe o que faz com os recursos do seu computador. nĂŁo tá travando, nĂŁo tá acontecendo nada Ă© porque tá funcionando do jeito que tem de ser.
Com isso tudo de memoria ele tinha era que consumir mais ![]()
É assim mesmo e,caso ainda não tenha feito, sugiro setar o swappness deixando em 10 ou 5, conforme o link abaixo.Isso para o sistema aproveitar melhor a RAM e diminui o uso da swap:
Nada de anormal detectado. Se fechar o navegador deve cair o uso.
eu que eu tinha o mint em um pc mais fraco e ele consumia menos, entao ta de boa
Epa…
NĂŁo consegui saber, com certeza, quantos aplicativos estĂŁo abertos, e quais sĂŁo.
Aqui, o consumo de RAM das minhas distros com KDE – deixado em repouso (idle), 5 minutos após o boot (sem abrir nenhum aplicativo) – em um PC com 16 GB RAM:
openSUSE 1329 MiB
Arch 1126 MiB
Debian 1114 MiB
Fedora 1225 MiB
PCLinuxOS 922 MiB
Mageia 1037 MiB
Void 940 MiB
Manjaro 997 MiB
MXLinux 1147 MiB
KDE Neon 1134 MiB
Pelo terminal sempre mostra menos, pelo comando “free -h” (sem as aspas).
Tem dicas pra diminuir esse consumo, desabilitando programas inciados junto com o sistema.
No vĂdeo Ă© feito no Ubuntu, todavia, serve para o Linux Mint tambĂ©m.
Acho que não é questão de “pelo terminal” – mas, sim, de “qual ferramenta CLI” – e de qual versão da ferramenta CLI:
Os comandos free e top – do pacote procps – utilizavam um cálculo muito antigo (-40%) – que hoje foi abandonado por todas as principais ferramentas… inclusive o procps, a partir da versão 4.
Isso ainda sobrevive, hoje, nos Buntus LTS – e seus “derivados”, KDE Neon, Linux Mint etc. – que demoram uma eternidade para atualizar suas ferramentas (às vezes, mais de 2 anos).
Veja que o cálculo “correto” indica cerca de 1300 MiB no Conky, inxi, screenFetch – enquanto htop e Neofetch indicam cerca de 1060 MiB – e antigas versões de free / top indicam cerca de 850 MiB – na mesma distro (KDE Neon), na mesma máquina, e no mesmo exato momento:
Isso não tem nada a ver com, ser “CLI” ou “GUI”. – Tem a ver com versões antigas (ainda não corrigidas), e versões mais recentes (já corrigidas).
Em uma distro com aplicativos mais atualizados (Arch Linux), apenas o htop “discorda” dos outros aplicativos. – Eliminei o Neofetch, porque foi abandonado, e portanto, nunca mais será corrigido:
O seja, o que “mostra menos”, são “versões antigas” – algumas, “-25% menos” do que o cálculo que hoje consideramos “correto” – e quase não encontramos mais aquele cálculo que dava “-40% menos”.
Levei um susto, quando o Conky começou a mostrar números “diferentes”, de uso de RAM – e acompanhei essa mudança, em várias ferramentas (CLI ou GUI), durante alguns anos.
Quanto a “cortar processos”, concordo. – No KDE Plasma, eu desabilito ou desinstalo o PIM (17 processos Akonadi!), desabilito a indexação de arquivos pelo “Baloo-File”, a verificação automática de atualizações (PackageKit), y otras cositas más.
“watch free -h”
sudo -i
echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
clear
Acho que não é questão de “pelo terminal” – mas, sim, de “qual ferramenta CLI” – e de qual versão da ferramenta CLI:
Os comandos
freeetop– do pacoteprocps– utilizavam um cálculo muito antigo (-40%) – que hoje foi abandonado por todas as principais ferramentas… inclusive oprocps, a partir da versão 4.Isso ainda sobrevive, hoje, nos Buntus LTS – e seus “derivados”, KDE Neon, Linux Mint etc. – que demoram uma eternidade para atualizar suas ferramentas (às vezes, mais de 2 anos).
Veja que o cálculo “correto” indica cerca de 1300 MiB no Conky,
inxi, screenFetch – enquantohtope Neofetch indicam cerca de 1060 MiB – e antigas versões defree/topindicam cerca de 850 MiB – na mesma distro (KDE Neon), na mesma máquina, e no mesmo exato momento:Isso não tem nada a ver com, ser “CLI” ou “GUI”. – Tem a ver com versões antigas (ainda não corrigidas), e versões mais recentes (já corrigidas).
Em uma distro com aplicativos mais atualizados (Arch Linux), apenas o
htop“discorda” dos outros aplicativos. – Eliminei o Neofetch, porque foi abandonado, e portanto, nunca mais será corrigido:O seja, o que “mostra menos”, são “versões antigas” – algumas, “-25% menos” do que o cálculo que hoje consideramos “correto” – e quase não encontramos mais aquele cálculo que dava “-40% menos”.
Levei um susto, quando o Conky começou a mostrar números “diferentes”, de uso de RAM – e acompanhei essa mudança, em várias ferramentas (CLI ou GUI), durante alguns anos.
Quanto a “cortar processos”, concordo. – No KDE Plasma, eu desabilito ou desinstalo o PIM (17 processos Akonadi!), desabilito a indexação de arquivos pelo “Baloo-File”, a verificação automática de atualizações (PackageKit), y otras cositas más.
Para mim swap nem deveria existir mais ai vem vc estourando tudo kkkk ta fritando a maquina até as cpu’s estão a 100%
tu ta fazendo o que rapaz rsrsrs
Compilando custom ROM do Android 14, cada versĂŁo nova exige mais hardware. Quando comecei, dava para compilar tranquilo com 16 GB de RAM no Android 11. Agora, os requisitos mĂnimos sĂŁo 64 GB de RAM, por isso uso 32 GB de swap emcima de 32 GB fisica. Quando saĂr o Android 15 ou 16, acho que meu PC vai ficar obsoleto.
https://source.android.com/docs/setup/start/requirements
Com o server da google demora 40 min p compilar no meu demora quase 4 horas kkkk
O que acontece é que um SSD é mais barato que a RAM. É devido a isso que a swap passou a existir, por causa de preço.
Swap não é legal, mas as vezes pode ser a única opção economicamente viável. Sabe, existe muita gente pobre.
A instalação de mais RAM tmb é mais caro já que precisa pagar um profissional para realizar o trabalho, já a Swap qualquer um consegue plugar um pendrive encostado na USB e configurar a Swap nele.
@Fredson_Sousa Na minha antiga maquina de 4GB de RAM eu fiz um “SoftRaid 0” de 4 pendrives, usei por 8 meses assim, ate que um dos pendrive desistiu de viver e encerro a vida útil.
@frc_kde Eu dei uma lida no código fonte do neofetch e a ultima versão foi corrigida sim usando a formula sugerida pelo blog “byteria.blogspot”.
Eu lĂŞ a versĂŁo 7.1.0 do github.
@frc_kde Desculpa, eu lê a “branche master”, não sabia que as versões de tag são diferentes das branche, eu achava que a master era a mesma coisa da ultima versão da tags, seja qual for a explicação para isso aparentemente somente a branche master esta com a recomendação do byteria.blogspot.
Olá @aguamole
Eu nĂŁo entendo aquele rolo todo do Github. ![]()
Aqui no Fórum, o @Capezotte já tinha observado que o código foi sugerido, mas não houve nova versão que o incorporasse oficialmente.
Talvez este seja o significado dos “branches”: – Códigos propostos por seus inúmeros colaboradores, à espera de serem incorporados na versão seguinte?
No Repology, encontrei uma lista de 33 desenvolvedores que contribuĂam para o cĂłdigo do Neofetch.
O que vc pode fazer Ă© usar o programa shellcheck para olhar se a sugestĂŁo do branche master esta funcional, se tiver Ă© sĂł usar.
Melhor, Ă© sĂł olhar o diff, nĂŁo precisa olhar o cĂłdigo todo.
Uai…
NĂŁo entendi.