Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/06/linux-mint-20-lancado-baixe-agora.html
Linux Mint 20 traz várias novidades aguardadas pelos seus usuários, como o suporte melhorado para notebooks híbridos (Intel+NVIDIA).
Espero que essa função implantada pra notebook híbrido funcione com notebook Híbridos 100% AMD (AMD + Vega 8 + placa de vídeo AMD) pq é um saco ficar sem usar a distribuição predileta por causas de alguns detalhes.
Como a gente faz pra atualizar do 19 para o 20 sem precisar formatar?
Muito provavelmente pelo gerenciador de updates. Mas ainda não vai ser possível, e segundo o pessoal do Linux Mint, eles vão soltar a forma de fazer isso em Julho, mas sem previsão de data. Pra mais informações, vc pode conferir o blog deles.
Boas…
A opção de upgrade do Mint ainda não está disponível pelo gerenciador de atualizações, mas para quem se sentir confortável com o prompt de comando, aqui seguem as instruções para o upgrade manual.
Antes de mais nada, aconselho ao tradicional Backup pelo TimeShift…
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
- faça um reboot, caso tenha efetuado alguma atualização.
-Edite o seu arquive de repositórios oficiais, em:
(precisa usar sudo)
/etc/apt/sources.list.d/official-packages-repositories.list
Trocar todas as palavras ‘tricia’ por ‘ulyana’
Trocar toaas as palavras ‘bionic’ por ‘focal’
Grave o arquivo (somente como administrador que consegue)
sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade
sudo apt-get dist-upgrade
Faça o reboot!
E seja feliz…
Como faço para instalar o Chromium?
Tenho um monte de links salvos nele e não estou conseguindo acessar.
Ótima dica !!.. Fiz aqui em uma máquina com Mint 19.3 XFCE e foi de boa… a única coisa que tive que fazer foi desinstalar o Wine antes
Tem uma página no manual do Mint ensinando: Chromium — Linux Mint User Guide documentation
Olá @Valdinei_Santos.19 com certeza sim. O Linux Mint é um Ctrl+C Ctrl+V do Ubuntu com uma outra cara e um Warpinator de novidade.
Tudo que o Mint é hj é devido ao Ubuntu. E mesmo assim o líder se mostra um ingrato. Será que ele (Mint) teria esse sucesso todo hj se fosse baseado diretamente do Debian ou do Slack ou Fedora? Talvez teria a mesma abrangência de sucesso que o Manjaro ou Deepin. O que vocês acham?
É bom visitar essa página de vez em quando, pois às vezes eles alteram ou acrescentam alguma coisa.
Pelo que vi ontem, parece que facilitaram a instalação do Snapd, para quem quiser fazer isso conscientemente.
Quando eu instalei, essa página ainda não estava linkada no pacote dummy do Chromium. Optei pelo caminho que achei mais simples para mim: ─ Baixei o Chrome do Google e instalei por comando apt install . Já recebeu 2 ou 3 atualizações, até hoje.
Eu sempre prefiro o Chromium, mas há uns 2 anos o PCLinuxOS veio com Chrome, deixei ficar, e nunca me causou problema algum. Por isso, não vi problema em usar o Chrome também no Mint 20.
A melhor característica do Mint é não ser igual ao Ubuntu / Xubuntu / Ubuntu MATE etc.
Para manter essa boa característica do Mint, só atualizo pelo mintUpdate, e so faço upgrade de versão pelo mintUpgrade (upgrade do 19.3 previsto para Julho).
Pois é… diferente do Ubuntu, eles não pegaram um Gnome Vanilla e deram uma mexida… eles simplesmente criaram uma nova interface “Cinnamon” … um novo gerenciador de arquivos “Nemo” (na minha opinião muito melhor e funcional que o Nautilus) Um gerenciador de updates que incorpora até mudanças e remoção de Kernel e etc… Lembrando que em tempos de Flatpaks e AppImages, tanto faz se daqui a um tempo eles mudarem p/ base Debian
Eu testei a dica do Ricardo_Laranjeira e aqui funcionou direitinho… a única coisa que não foi instalado no upgrade foi o Warpinator… mas nada que um Synaptic não resolva rs
Até o momento nenhum travamento, lentidão ou bug… mas como não é um processo de upgrade oficial, então é por sua conta e risco… eu fiz num PC que não tinha nada de importante… então, valeu a experiência…
Ainda bem Fabio, aqui quebrou o meu ambiente de desenvolvimento, mas foi uma coisa insignificante, esse método manual substituiu um arquivo de configuração no sistema.
etc/sysctl.conf
Nesse arquivo definia a quantidade máxima de arquivos abertos, que por defeito é 8192, mas a desenvolver em React temos que aumentar esse limite, para tal, só entrar como root e editar o arquivo mencionado, e incluir no final do arquivo a linha:
fs.inotify.max_user_watches=524288
Gravar e correr o comando:
sudo sysctl -p
e prontinho pra trabalhar de novo.
Eu recebi durante a instalação o aviso da alteração desse arquivo, e aceitei substituir pelo novo …
O meu virtualBox também sumiu aqui, como o teu wine, tem a ver com os programas que usam PPAs próprias, alguns vão quebrar, mas só voltar a adicionar os repositórios.
e depois em manutenção adicionar chaves ausentes.
Agora está tudo a 100%…
Funcionou, obrigado!
Obrigado, deu certo!
Eu tb substituí pelo novo… como a máquina que fiz esse up é uma máquina que uso mais pra navegar na net, então os únicos apps que tinha em PPA era o Google Chrome e Wine… removi o wine e PPA, instalei novamente só que na versão correspondente e tá blz
Não notei nenhuma anomalia… tá rodando liso como se tivesse instalado do Zero e consumindo praticamente o mesmo que uma instalação limpa… na casa dos 500MB ja que é uma versão XFCE… pensei que ia quebrar o driver Nvidia, mas não… atualizou certinho
Não gostei dessa atualização. Uso monitor secundário pelo fato do meu notebook estar com problema na tela e após a instalação do mint 20, não consigo deixar o monitor secundário ativo como único, pois ao reiniciar o PC com essa configuração, dá um bug estranho e a tela fica piscando e com informações incompletas.
Estranho, aqui não tive problemas.
E aí @Ricardo_Laranjeira, aqui é o Kennedy, show a dica ae. Ainda ta em Cáceres-MT?
E aí professor…
Sim, ainda estou por Cáceres, apenas me mudei para a zona rural. 30Km de Cáceres sentido Mirassol.