Linux Kernel 6.14 e Módulo de Segurança Warsaw

Após um looooooongo tempo, trago mais uma complicação aqui… rs
Após a atualização do Fedora 41 - 42, o módulo de segurança Warsaw, necessário para acessar alguns bancos brasileiros, passou a não ser reconhecido nos sites bancários (No meu caso, Caixa e Itaú). Pesquisando na infernet, encontrei este post onde a pessoa relatava algo parecido.
Resolvi instalar o Fedora 41 em uma VM onde funcionou tudo ok! Motivado pelo q a pessoa descreveu no post, eu resolvi testar algumas versões do Ubuntu 25.04 que também utiliza o kernel 6.14, e sem sucesso também do reconhecimento dos sites bancários.
Alguém está passando por isso?
Alguém tem alguma ideia de como resolver?

PS: Para uma questão de eliminação de dúvidas, eu testei com DEs diferentes. Já desativei o firewall também. Já utilizei este procedimento de invocar o execstack.

Agradeço à todos de antemão!

Retrocede a versão do kernel até que vc descubra como resolver.

1 curtida

O problema aqui é a biblioteca padrão C (glibc), o kernel é só uma coincidência (já que distros com kernels modernos tendem a ter glibcs novas também). A seção comentários de AUR está cheia de relatos de usuários, alguns dos quais conseguiram fazer o Warsaw funcionar regredindo as bibliotecas sem regredir o kernel.

Alguns relatam que tiveram sucesso desativando extensões de navegador ou usando o Firefox em vez de navegadores de base Chromium (depois de executar o execstack). Outros dizem que além do execstack tiveram que meter um chattr +i no Warsaw.

Porém, as soluções imediatas mais práticas e mais certeiras são migrar para distros LTS ou usar máquinas virtuais. No longo prazo, teremos que aguardar a Diebold recompilar o Warsaw.

4 curtidas

O Fedora 42 não disponibiliza o kernel 6.13, ou pelo menos eu não encontrei…
Tem alguma forma de fazer sem ser compilando?

Sugiro pesquisar por kernels LTS (ou mesmo versões específicas, quem sabe alguém tenha feito) no COPR.

Eu uso uma maquina virtual com Ubuntu 20.04 LTS apenas para acessar bancos e me livrar dessa porcaria de warsaw instalado diretamente no sistema principal.

4 curtidas

Desculpe não ter respondido ontem, pois o pc q estava com problemas é no trabalho e queria testar.
A solução do pessoal do Arch deu certíssima! Mas somente utilizando o chattr.
Para aqueles que tiverem curiosidade ou interesse, o que cada um dos comandos fazem.
execstack
chattr e lsattr

Eu prefiro não modificar o kernel, já que o F42 foi construido pensando já no kernel mais atual. Agora vou fazer uns testes em alguma VMs.

@tiagoquintino
Já pensou em utilizar desta forma aqui?
Vou tentar fazer desta forma com a solução do pessoal do AUR…

2 curtidas

Maquina virtual é muito mais pratico nesse caso. se um dia precisar formatar o PC basta fazer backup da VM e sumir ela novamente mais tarde.

2 curtidas

Meio perigoso rodar esse trojan na máquina não?

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.