Linux congelando quando fica em idle

Olá pessoal.

Eu tive e esse mesmo problema em diversas distros, mas com o kernel 5.4, agora estou com openSUSE, num kernel 5.10 e aconteceu esse congelamento.

O processador do meu computador é o Ryzen 7 1700x, que por sinal já foi trocado por outro de mesmo modelo, mas ainda ocorreu isso.

Na época vi que esa o C0, ou C6 state, algo assim. Pensava que em kernel mais atual o problema seria resolvido, mas pelo que parece, não.

Alguém tem alguma sugestão? São todos os Ryzen que estão dando problema no Linux ou apenas os de 1º geração?

obs: Esse não está dentro daquele lote que a AMD fez RMA.

Obrigado.

tente adicionar na linha do kernel

pci=nommconf idle=poll

nommconf
Disable use of MMCONFIG for PCI Configuration

idle=poll is somewhat drastic in many cases, as preventing idle CPUs from saving almost any energy at all may not be the only effect of it. For example, on Intel hardware it effectively prevents CPUs from using P-states (see CPU Performance Scaling) that require any number of CPUs in a package to be idle, so it very well may hurt single-thread computations performance as well as energy-efficiency. Thus using it for performance reasons may not be a good idea at all

1 curtida

Obrigado. Irei ver como consigo essa proeza. Nunca mexi no kernel, na verdade nem sei onde ele fica. Mas irei procurar.

Só uma dúvida: porque isso só acontece no Linux? Não tenho relatos e também quando usei Windows nessa máquina, isso nunca aconteceu. É um bug do kernel?

Problemas de reinicializações e congelamentos de sistema parecem ocorrer com todas gerações de processadores Ryzen, mas isto acontece apenas com uma certa parcela de usuários, você é um contemplado, e eu também.

Minhas sugestões são:

1. Evite overclock de RAM, acesse o Setup do BIOS e certifique-se que a frequência da RAM esteja em “AUTO”;
  2. Acesse o Setup do BIOS e desabilite o “Global C-State Control”.

Minha motherboard é Asus TUF B450-PRO GAMING, e o caminho para desabilitar o Global C-state Control é: Advanced > AMD CBS.

Boa sorte, e não deixe de retornar feedback sobre o caso.

1 curtida

Este problema ocorre com Linux desde 2017, há usuários que resolveram solicitando o RMA (trocando o processador), e há usuários que não resolveram nem trocando.
O motivo do problema é desconhecido, e nem a própria AMD tem conhecimento da causa do problema, ela não se pronuncia, a única coisa que ela fez foi fechar acordo com as fabricantes de placas mãe, para permitirem desativar o “Global C-state Control”.

2 curtidas

Obrigado.

O meu computador é um Dell. Iriei ver como desabilitar isso. Ele não está cm overclock, até onde saiba.

Pensei em vender e comprar um com Intel, mas pelo que vi a Intel teve problemas com segurança nos processadores e a correção foi um “remédio amargo” para o desempenho.

Só por curiosidade… é computador ou notebook? Tem NVIDIA?

É um desktop. Ryzen 7 1700X + RX 570 + 16 GB de RAM ( Corsair Vengeance 2400 MHz + Dell OEM 2400 MHz).

1 curtida

Melhor tópico sobre o assunto:

1 curtida

Para facilitar, o que o pessoa está indicando é que você modifique o seu grub file adicionando estas opções que eles apontaram no GRUB_CMDLINE_LINUX. Cuide para não apagar o que já está la.
Após isso, você terá que atualizar o Grub.

Você pode se aventurar na documentação da distro para mais detalhes:

https://doc.opensuse.org/documentation/leap/reference/html/book-opensuse-reference/cha-grub2.html

1 curtida