"Limpeza" total do Ubuntu 20.10

Opa, olá pessoal.

Então, eu estou na fase de distro hopping, e a distro dessa vez foi o Ubuntu 20.10. O problema é que tive alguns problemas no sistema, e estava querendo fazer uma “restauração” do sistema, mas queria deixar SOMENTE o sistema básico (sem DE, DM, somente o cru do sistema).

Eu já fiz isso no Arch Linux uma vez, mas no Ubuntu/Debian eu nunca tinha feito nada parecido. É possível fazer isso no Ubuntu e até mesmo variantes?

1 curtida

Com o Ubuntu é possível através da instalação da ISO Ubuntu-Mini 20.04. Segue o link do post com mais informações.
Ubuntu 20.04 Minimal - mini.iso disponível! - Linux - Diolinux Plus

Infelizmente não há ISO mini para a versão 20.10

Para o debian, você pode utilizar a netinstall.
Debian – Network install from a minimal CD

Após essas instalações, você terá apenas o terminal para trabalhar e instalar os pacotes que desejar. O Dio já fez um vídeo instalando o GNOME do zero utilizando a ISO do Ubuntu Mini. Segue o link:

Eu não sei direito como fazer, mas os pacotes ficam marcados quando foram instalados por dependência ou quando foram instalados por escolha. Possivelmente se vc listar todos os pacotes que estão instalados por escolha, e vc selecionar entre esses para remover, depois removê-los, depois dar um apt autoremove, deve fazer uma desinstalação geral daquilo que era dependência da interface gráfica.

Enfim, estou só especulando um pouco…

Entendo, então aparentemente não existe uma maneira concreta de deixar o Ubuntu somente o sistema básico, somente pela instalação mínima do 20.04 LTS. De qualquer forma, obrigado.

Eu estou montando minha “tabelinha” da melhor distro para meu uso, e decidi testar o Ubuntu com Gnome. Ele me deu um pouco de dor de cabeça em algumas coisas, então acho que se eu usar uma flavor, como o Ubuntu MATE, Xubuntu, Lubuntu ou Kubuntu seria melhor. Mas acho que vou acabar voltando para o Arch ou Debian mesmo. Os 2 me oferecem muito bem o que eu preciso, e é extremamente maleável, como eu gosto. Ainda quero testar outras distros, como o Void e Solus, mas a preguiça não deixa .-.

Valeu gente :wink:

2 curtidas

No debian já consegui, Foi difícil, mas valeu a pena.

Olha, recomendo que você busque fazer algo assim com o Debian, pois os pacotes do Ubuntu possui muitas amarrações, metapacotes e dependências que no mínimo vacilo seu, vai acabar puxando milhares de pacotes juntos. Já perdi mais de uma instalação com i3wm do Ubuntu por causa disso. O Ubuntu não tem foco nesse aspecto, então recomendo buscar um que tenha, como o Debian ou Arch.