Existe uma funcionalidade no youtube (pelo menos existiu, não sei se ainda persiste, mas, pelo menos até a metade desse ano eu ainda vi sendo utilizada) onde comentários contendo determinadas palavras chaves (definidas pelo dono do canal) vão automaticamente para “verificação manual” (em resumo, são banidas, já que ninguém revisa isso mesmo, ainda mais com o volume de mensagens que aparecem nos vídeos).
Pode ser o seu caso e o da @Ana , talvez vocês estejam usando palavras que foram definidas pelo dono do canal como “proibidas”.
Já vi youtuber usando essa funcionalidade para manipular a aparência dele na opinião pública. Durante cerca de 10 anos eu seguia um canal (não vou citar o nome, basta citar que não tem absolutamente nada ligado com tecnologia nem diretamente com política) e sempre pensava “nossa, como é possível, ele conseguiu formar um público composto de pessoas que gostam do conteúdo dele ou que o xingam sem argumentação alguma”.
Acontece que a alguns meses atrás ocorreu um evento no canal do cara que nitidamente dividiria o público dele e que geraria diversos comentários cobrando posicionamentos sobre pontos dele que se mostraram bastante contraditórios (coisas que ele defendia com “unhas e dentes” mas que, nessa crise, ele mostrou tomar as atitudes completamente opostas às que ele pregava com tanto afinco) e mesmo assim eu percebi que o padrão dos comentários nos vídeos dele permaneciam o mesmo, ou gente que o defende a todo custo ou gente xingando ele praticamente sem argumento nenhum, parecendo crianças choronas.
Foi então que decidi fazer um experimento e, usando a minha conta pessoal, fiz diversos pequenos comentários contendo palavras específicas (relacionadas ao ocorrido) e, com um segundo computador, usando aba anônima para não gerar cookies e conectado em outro serviço de internet (tudo para que o youtube não pegasse que se tratava da mesma pessoa), fui monitorando quais desses comentários ficavam visíveis e com isso levantei a lista de palavras que ele tinha banido.
Acontece que esse youtuber em questão bania exatamente as palavras que levariam a argumentos inteligentes contendo críticas às opiniões, posicionamentos e atitudes dele, deixando assim os comentários dos vídeos exibindo apenas aqueles o bajulando ou aqueles o xingando sem argumento nenhum, assim, qualquer um que entre nos vídeos dele tem a impressão de que ele fala “a coisa certa” e quem é contra ele, é contra puramente por birra.
Me senti ultrajado com essa atitude e por isso deixei de seguir e, depois disso eu sempre confiro os comentários dos vídeos de outros canais para ver se não encontro esses padrões de manipulação, onde o cara conseguiu transformar a ferramenta de proteção em uma ferramenta de manipulação de massa.
Muita dessa sensação de “censura”, pelo menos no youtube, pode vir desse recurso, já que não raro youtubers grandes banem palavras usualmente utilizadas para atacá-los ou mesmo para proteger o público de scams ou, algumas vezes, pode usar como o caso que citei, para manipular sua aparência pública.