Gostaria de abrir um discussão aqui.
Vocês têm impressão que a liberdade de expressão está diminuíndo na internet, em todos os sentidos?
Eu tenho a sensação que até a alguns anos atrás era possível engajar em uma série de discussões e debates sem muitos problemas, respeitando, claro, o mínimo de civilidade (às vezes perdíamos um pouco as estribeiras, mas não vou negar que era bom dar uma xingadinha em certos indivíduos de vez em quando kkkk)
Mas parece que todo mundo tolerava até certo ponto e as políticas das plataformas não eram tão severas.
Agora pula para 2024: simplesmente de cada 10 comentários que faço no Youtube, pelo menos um some do nada, sem eu ter a menor ideia do porquê.
Você vai recomendar algo para alguém, o comentário evapora. Sério, uma vez ao comentar que tinha comprado uma bicicleta ergométrica para os meus pais e que ela era muito boa, uma pessoa me perguntou o modelo e eu, depois de inúmeras tentativas, simplesmente tive que desistir de responder, pois o comentário simplesmente desaparecia.
Eu não sei se é um problema só comigo; não sei se é uma questão de algoritmo; não sei se os donos dos canais/página tem poder de deletar algo que vai contra os interesses deles… Só sei que se tornou desanimador engajar em qualquer tipo de debate ou conversa cotidiana nessas plataformas.
Basta o cara ficar infeliz com o que você diz e lá vem um block. Basta uma palavrinha mais “forte” e tchau comentário.
Para mim, a internet perdeu seu brilho. Cada dia interajo menos.
Eu não sou favorável a baixarias. Mas tenho saudades de uma época onde as pessoas eram menos sensíveis, onde as opiniões não necessariamente eram aceitas, mas vc pelo menos tinha o direito de opinar. Tenho saudades de quando as plataformas digitais eram menos “burocráticas” e nós um pouco mais livres.