Liberdade de expressão está acabando na internet?

Gostaria de abrir um discussão aqui.

Vocês têm impressão que a liberdade de expressão está diminuíndo na internet, em todos os sentidos?

Eu tenho a sensação que até a alguns anos atrás era possível engajar em uma série de discussões e debates sem muitos problemas, respeitando, claro, o mínimo de civilidade (às vezes perdíamos um pouco as estribeiras, mas não vou negar que era bom dar uma xingadinha em certos indivíduos de vez em quando kkkk)

Mas parece que todo mundo tolerava até certo ponto e as políticas das plataformas não eram tão severas.

Agora pula para 2024: simplesmente de cada 10 comentários que faço no Youtube, pelo menos um some do nada, sem eu ter a menor ideia do porquê.

Você vai recomendar algo para alguém, o comentário evapora. Sério, uma vez ao comentar que tinha comprado uma bicicleta ergométrica para os meus pais e que ela era muito boa, uma pessoa me perguntou o modelo e eu, depois de inúmeras tentativas, simplesmente tive que desistir de responder, pois o comentário simplesmente desaparecia.

Eu não sei se é um problema só comigo; não sei se é uma questão de algoritmo; não sei se os donos dos canais/página tem poder de deletar algo que vai contra os interesses deles… Só sei que se tornou desanimador engajar em qualquer tipo de debate ou conversa cotidiana nessas plataformas.

Basta o cara ficar infeliz com o que você diz e lá vem um block. Basta uma palavrinha mais “forte” e tchau comentário.

Para mim, a internet perdeu seu brilho. Cada dia interajo menos.

Eu não sou favorável a baixarias. Mas tenho saudades de uma época onde as pessoas eram menos sensíveis, onde as opiniões não necessariamente eram aceitas, mas vc pelo menos tinha o direito de opinar. Tenho saudades de quando as plataformas digitais eram menos “burocráticas” e nós um pouco mais livres.

10 curtidas

Não é apenas impressão sua, tão pouco é uma impressão de qualquer tipo, é uma realidade!

Não é necessário discutirmos muito sobre, apenas relembre o seguinte:

• Governos estão querendo, e quase conseguindo, responsabilizar as plataformas pelo conteúdo postado por seus usuários.

Isso não é uma loucura? E muita gente acha a coisa mais sensata a ser feita.

É como querer responsabilizar a Tramontina pela facada que eu dei no Xavier, meu vizinho, outro dia. É responsabilizar a arma usada e não o perpetrador.

Qualquer um que negue essa censura soft faz parte do problema e, na maioria das vezes, nem se dá conta disso.

Os únicos redutos de liberdade, por enquanto, são as plataformas independentes e descentralizadas.

Caminhamos a passos largos para um mundo onde sua única escolha será não escolher.

8 curtidas

Bom, para mim ela existe. Mas não nas Redes Sociais, mas sim na “Internet Antiga” que ainda sobrevive e se renovou: Os Blogs e os Fóruns.

Os Fóruns como esse aqui em que estamos discutindo sobre esse assunto.

2 curtidas

No brasil o errado é a coisa certa, as vezes fico revoltado que existem vários influenciadores digitais famosos que influencia aos seus seguidores o que não devia e os responsáveis diretores que estão assistindo aquilo simplesmente não fazem nada.
Mas quando a matéria vira alvo das autoridades envolvendo os veículos de comunicação… bom aí… as vezes acaba em pizza.

4 curtidas

Aqui no Brasil, nós não temos a liberdade de expressão a partir do momento que existe algo chamado desacato.

Porem, no youtube e em outros lugares, vc não vai sair falando groselha, xingando todo mundo, porque o algoritmo vai apagar o seu comentário.

Pra mim essas “redes sociais” são depósitos de chorume.

5 curtidas

Aos poucos ela vai sendo tolhida. Tem sempre uma turminha disposta a te assassinar virtualmente sempre que voce fala algo que a maioria (ou uma minoria barulhenta) discorda. O certo virando errado, e o errado virando certo.

5 curtidas

O Youtube tem um algoritmo que não gosta de algumas palavras. Já teve vez que eu precisei reescrever meu comentário várias vezes até achar uma combinação de palavras que não desagradasse ao algoritmo.

2 curtidas

Antes de começar, um adendo, geralmente isso é um bug

Isso acontece porque o Youtube espera que alguém curta seus comentários pela aba “Mais recentes” quanto mais gente curtir, mais chances você tem de ter comentários exibidos, driblar isso é simples: curta o comentário e faça uma edição qualquer, por algum motivo o Youtube entende que foi outra pessoa que curtiu pela aba “Mais recentes”. Pra saber se esse é o caso, observe o tempo do comentário, se for 0 ou 1 segundo é esse o caso

Não em todos, mas em muitos, a maioria das pessoas tende a culpar o governo mas são as próprias pessoas que censuram, censura virou uma forma de argumento é tipo “não concordo e não ligo” isso quando não inicia uma onda de cancelamento que destrói a vida da pessoa até fora da internet

O problema é que além da liberdade de expressão estar diminuindo, outra coisa diminuiu: civilidade, é muito raro encontrar discussões na internet sem ad personam/ad hominem ou coisa pior, isso cascateou uma série de coisas, principalmente os bloqueios preventivos

8 curtidas

Essa discussão me faz lembrar do termo que o filósofo Luiz Felipe Pondé criou: “Censura Líquida” inspirado no conceito líquido criado pelo Bauman para definir a liquidez do mundo contemporâneo volátil e de rápida fluidez.

A Censura Líquida pode estar vindo de todos os lados, pode ser pelo Governo ou pelo Dono do Canal/Fórum/Página/Patrocínio etc. O chato disse é que as discussões vão ficando cada vez mais burras, pq a gente só pode fazer comentários agradando e acaba não tendo opiniões opostas pra ter uma melhor reflexão…

2 curtidas

A sensação de que a liberdade de expressão na internet está diminuindo se deve, em parte, às políticas rigorosas de moderação e algoritmos que as plataformas adotam para combater abusos, mas que acabam limitando interações legítimas. Esse controle pode gerar frustração, pois muitos comentários ou opiniões são apagados sem explicação. Ferramentas como TAILS, um sistema operacional focado em privacidade e anonimato, surgem como alternativas para quem busca escapar do controle das plataformas tradicionais, permitindo uma navegação mais livre e sem censura. Vocês acham que a maior privacidade e anonimato, como o TAILS oferece, é a solução para restaurar a liberdade de expressão online, ou isso cria outros problemas?

1 curtida

Concordo.

Mas fora os fóruns, tem algum lugar “menos” censurado?

2 curtidas

Isso que eu não entendo. Há centenas de influenciadores influenciando com coisas prejudiciais, tipo as bets da vida e não tem o mínimo de censura. Daí tu vai fazer um simples comentário sobre banalidades da vida e não consegue.

1 curtida

Mas aí é que está a questão. Nem é sobre xingamentos. Mas tá difícil até para falar sobre coisas normais da vida. Dependendo da forma como vc comenta, o comentário simplesmente é deletado.

1 curtida

Sim, eu percebi isso. Parece que há alguma regra tácita que o usuário vai ter que descobrir sobre o que pode e o que não pode. Uma chatíce.

1 curtida

Eu já fiz vários testes. No meu caso foi o conteúdo da mensagem mesmo. Frescuragem do youtube com certas palavras e em outros casos eu não faço a menor ideia do porquê.

Essa é a pior - e mais perigosa - parte. As pessoas estão muito sensíveis e radicais.

2 curtidas

O que mais me desagrada é isso mesmo. A qualidade das discussões caiu demais. Regredimos muito.

2 curtidas

Eu não compreendi. Uma solução como o Tails consegueria bater de frente com as atuais plataformas ou teria que haver também plataformas alternativas? Eu entendo o conceito de privacidade e anonimato, mas não vejo como isso conseguiria vencer os algoritmos da censura. Poderia explicar?

1 curtida

Peço desculpas pela confusão, acho que não consegui expressar minha ideia de forma clara. O que eu queria dizer é que o Tails pode ser uma parte de uma solução maior. Em um cenário de censura intensa, não bastaria apenas ter ferramentas de anonimato como o Tails, pois ele pode ser bloqueado ou contornado. Para realmente vencer a censura, seria necessário combinar essas ferramentas com plataformas alternativas e descentralizadas, que não dependem de servidores centralizados e, portanto, são mais difíceis de controlar ou bloquear. Ou seja, para garantir a livre circulação de ideias e dados sem censura, precisamos tanto de anonimato quanto de infraestruturas descentralizadas. Acredito que isso seja um ponto interessante no debate sobre liberdade de expressão. Espero que tenha ficado claro, e qualquer dúvida, estarei à disposição para o debate!

1 curtida

Tem sim alternativa para tudo: Twitter, YouTube e outras redes sociais. O problema é convencer as pessoas a usá-las.
A maioria prefere ficar no conforto e no que já conhecem do que migrar para uma plataforma descentralizada, que poucas pessoas conhecem. Para o produtor de conteúdo, não dá dinheiro, e para o consumidor, há menos conteúdo por causa disso mesmo.

2 curtidas

Ah sim, entendi. Obrigada.

Concordo com você. Mas acredito que para isso acontecer, acho que teria que haver uma quebra absurda na internet como conhecemos hoje, gerando uma insatisfação geral muito profunda nas pessoas.

É como o @sparrow falou na resposta dele ali acima:

O problema da descentralização, privacidade e anonimato, é que se perde o conforto e facilidade de uso. Fora o costume que as pessoas já tem com as plataformas atuais. Vamos combinar que, mesmo sendo tão fácil utilizar as ferramentas onlines, tem gente que consegue a proeza de não saber mexer no básico (tem um tópico de um usuário aqui falando sobre o “analfabetismo tecnológico” das novas gerações, que não sabem acessar um email). Agora imagina mudar o foco para uma nova estrutura e um novo modo de utilizar a internet.

Infelizmente, a maioria de nós não nos preocupamos o suficiente com nossa privacidade e optamos pelas facilidade mastigadas oferecidas pelas grandes companhias. É o equivalente a trocamos uma grande refeição nutritiva por um prato de miojo ou fastfood porque é muito mais prático e não exige esforço, mesmo sabendo que isso pode nos matar no futuro. Por enquanto, acho que fica só na utopia… até começar a dar - muito - errado para nós.

1 curtida