Bem quando eu bati na mesa e falei “chega, 30 dias sem windows” a ea lança o maldito anticheat dela para o wrc sports.
Pois bem, pra mim, não faz o menor sentido perder um hd e ficar alternando entre dois s.o. sendo que um resolve meus problemas.
A evolução que o linux vem fazendo e as belas distro que usei nos ultimos meses, não lembra em nada as experiencias que tive no inicio do século. Um sistema poderosíssimo que ressucitou até um ssd que o diskpart não conseguia arrumar… tinha até desistido dele kkk.
quem sabe em um futuro próximo, talvez pela pressão da steam, os desenvolvedores voltem sua atenção para o linux e passem a dar mais suporte ao sistema, entretanto, para quem não é de ti e o pc não se resume apenas a um browser ou um pacote de escritório, o linux ficou um pouco mais distante…
Não precisa se desfazer completamente do Linux… Você pode fazer dualboot ou se tiver mais paciência, disposição e duas placas de vídeos (iGPU + dGPU) ou 2 dGPU rodar o jogo em questão em uma VM Windows com GPU passthrough.
Que isso, se você acha que o Linux não é uma boa opção agora, pode testar o Windows e ver se ele é cabível ao seu cotidiano. Mas lembre-se que linux é igual coração de mãe, sempre cabe mais um.
Eu prefiro entender os Sistemas Operacionais como Sistemas Operacionais, como se cada um deles fossem diferentes idiomas, dialetos e etc…
Quando eu vou prestar manutenção em um computador, eu ofereço diversos Sistemas Operacionais e explico suas vantagens e desvantagens de acordo com meus conhecimentos e “Entender para Atender” as necessidades do cliente e de seu Hardware:
Gamer Focado, Hardware Bom = Windows;
Gamer Focado, Hardware Modesto = Windows mas vai ter limitações. Mint, Ubuntu, ZorinOS, etc… Sistemas Operacionais que poderão funcionar melhor no geral;
Usuários Ecossistema = Indicaria IOS, MacOS, claro que tem outros Sistemas Operacionais bons com Ecossistema;
Usuários TI = Eu poderia citar Windows, Arch, Gentoo mas, para estes usuários, é mais difícil de recomendar porque eles, assim como eu, na maioria das vezes decidem o que fazer com o Sistema Operacional, tem suas crenças e preferências (a quase 3 anos meu Sistema Operacional é o Android);
São exemplos mas não regras, pois preciso “Entender para Atender” e isso leva analise, conversação mais detalhada com o cliente.
“É tudo mais fácil”, “Est-ce que tout est plus facile”, “Is everything more easy”, quando eu entendo os Sistemas Operacionais (Idiomas) sem olhar Marcas e Kernels, (Países), como o próprio John Lennon diz em sua canção “Imagine” (na Minha Opinião o Mundo Ideal está nesta canção).
Para a maioria das pessoas que usam computador, o Sistema Operacional tem de atender as necessidades delas e não desafiá-las. Falando de mim, atualmente, estudo muito idiomas, tecnologia, psicologia de liderança e de atendimento ao cliente e educação financeira, além de outras coisas que sou muito curioso. Então o Sistema Operacional Android tem sido ideal para mim. Eu posso mudar, claro, como já mudei e me adaptei muitas e muitas vezes, mas cada pessoa tem seu perfil e necessidades.
No caso, o Sistema Operacional Windows atende melhor para games e o foco é jogar, por que desafiar ou ser desafiado por outros Sistemas Operacionais?
Não sei até onde concordo com isso, os jogos que não funcionam no linux são bem pontuais, e até onde testei hoje em dia a maioria dos jogos roda com 2% a 5% de diferença.
Eu diria que o unico tipo de gamer q se da mal com linux é o competitivo
Lies of p por exemplo rodou tão bem no linux(fedora) quanto no windows 11
E olha que foi usando wayland com gpu nvidia em um notebook.
No meu pc desktop com intel e radeon foi a mesma historia, rodou praticamente na margem de erro.
Elden ring ficou parecido, jogos indies então nem se fala, emuladores de ps3, switch, wiiu, todos rodam melhor no linux e são pesadíssimos.
Complicado é quando uma empresa age deliberadamente para bloquear seu software em um sistema operacional…
O pior é que, vendo esse movimento de migração para o Linux, a tendência é que haja pressão da Microsoft para que outros softwares bloqueiem seu uso no wine/proton. Isso está começando a ter contornos de uma guerra comercial onde um lado possui poder econômico, e o outro “apenas” tem os ideais de liberdade.
Se for no livre mercado esta tudo bem, tudo se resolve conforme a vontade do cliente(oferta e demanda), o problema é quando o estado entra no meio, ai já era a vontade do cliente.
Livre mercado n existe quando se tem um monopolio, se a microsoft pagar gordo pra riot, eles mantem toda a base de lol e valorant pra sempre no windows
Então vc não entende o que é livre mercado, no seu cenário veja bem.
Se todo mundo não jogar o jogo alegando que não tem suporte ao Linux o que vai acontecer? a demanda para Linux é maior que a oferta, neste cenário vai acontecer 2 coisas, o produto vai ser clonado, a verdade é essa e a as pessoas vão jogar do mesmo jeito, ou as desenvolvedoras eles vão quebrar o contrato.
Tudo depende de demanda e oferta, o seu cenário apenas diz que a oferta é maior que a demanda do Linux. Mas e se o Linux for maior que a oferta? Veja se as pessoas não tem demanda para uma coisa é porque elas não querem aquilo, ou seja neste seu cenário as pessoas não querem Linux.
É muito simples entender que o Linux só não explodiu porque 98% das pessoas deste mercado não querem Linux, elas não querem, é muito simples isso!
Na verdade nem precisa piratear é só fazer um clone, vc sabe o que é clone no software, é um código fonte diferente mas que faz a mesma coisa, ele executa o mesmo resultado, isso chama clone.
Eu uso GNU/Linux mas eu sou totalmente a favor da pessoas querer usar o que ela bem entende, desde que seja legalmente. E as pessoas deste cenário a verdade é que 98% destas pessoas não querem Linux não é porque a MS domina o mercado, é porque elas não querem mesmo, elas pirateia mas não querem. Eu moro aqui em casa com 2 pessoas, ai elas dizem para mim, instala o Windows para mim, eu falo, blz vou lá e instalo, ai eu te pergunto, tem uma pessoa dentro de casa que usa e porque elas não usam? porque elas não querem. Eu sou os outros 2% aqui da rua que quer, o resto não quer.
A EA olha esse cenário atual e fala, é 2% usam GNU/Linux, vou fazer um acordo com a MS que esses 2% é tão baixo que eu vou tirar mais. A Demanda para Linux é baixa.
Tem algum canal no youtube que mostre a instalação de jogos no linux ? eu instalei need for speed 2 no bottles, no meu notebook fraquinho. Fico curioso em saber nesses jogos mais pesado quais são os procedimentos
Tudo roda em cima do WINE/Proton o resto é front-end(capo do carro). Não to sabendo de um canal sobre isso. O Wine esta tão bom que algumas das desenvolvedoras estão ate banindo o Wine de tanto que ele esta rodando as coisas porque eles só banem porque roda. Porque eu escreve isso? porque já esta tão natural instalar coisas no Wine que eu acho que vai acontecer de um dia esses canais desaparecerem e ai vai ficar so os de benchemark.
O principal fator que faz o usuário médio de computador usar Windows é o suporte aos softwares que ele usa, só que as empresas não portarão seus programas para um sistema operacional com uma base de usuários pequena. Pode-se dizer que o Windows só perderá seu monopólio se a Microsoft fizer uma besteira gigantesca.
Não existe nem existirá guerra comercial entre o Windows e o Linux. Os 4,04% de usuários no desktop que o Linux tem são ínfimos se comparados aos 72,91% do Windows.