Na véspera de natal, TigerOS libera uma nova e importante versão.
Os últimos 6 meses desde o lançamento do TigerOS com Plasma Desktop, foram bem intensos, não só por conta do desenvolvimento de novas opções, mas por conta da criação de um curso de Primeiros passos no Linux para desktop. Quer dizer, TigerOS para desktop.
Em abril deste ano, conforme anunciado AQUI, o projeto fechou parceria com a Sucesu PR.
Caixas com monitores (4 em cada).
Cerca de 600 PCs nos foram doados por diversas empresas, além de órgãos públicos. Máquinas essas que foram entregues a adolescentes em situação de vulnerabilidade, que fizeram cursos profissionalizantes no decorrer de 2024.
E agora o TigerOS chega a versão 23.2.2.
Além das tradicionais versões mais recentes dos programas, o sistema conta com uma série de melhorias de qualidade de vida.
Na tela do Grub, temos agora a opção chamada: Intel Atom (modo de compatibilidade), que habilita o suporte a áudio desse tipo de processador.
Webapps
Aproveitando recursos originalmente pensados para o Kunumin e o My Awesome Linux, os Webapps agora são mais integrados funcionando como aplicações:
- Podem ser fixados na barra
- Novas janelas agora são agrupadas
- Não dependem mais do Firefox
Como destaque, o painel de boas-vindas agora conta com uma aba com as principais ferramentas de inteligência artificial generativas, use a que você preferir.
Essa primeira versão conta com algumas poucas opções, para teste de usabilidade. Dependendo do feedback, acrescentaremos outras opções.
Vale destacar que se trata de aplicativos web progressivos, não criamos APIs para cada uma delas, já que isso aumenta a praticidade: Se o usuário já tem cadastro, só precisará efetuar o login para usar.
Optamos por adicionar duas novas cores no painel de boas-vindas, como forma de sugerir mais opções. São elas: azul e lima. Vale destacar que tema de ícones, breeze round, aceita uma infinidade de cores, porém, é preciso escolher manualmente, no Plasma Settings.
Áreas de Trabalho virtuais
Para facilitar a troca de área de trabalho a barra agora conta com um indicador mostrando as 4 áreas de trabalho, agora não é mais necessário usar atalhos de teclado ou perder a atenção sobre o que estava fazendo
Qualidade de vida
Ouvimos a nossa pequena mas crescente comunidade e o sistema não pede mais para desligar, sair e reiniciar, assim como as opções “Entrar em modo edição” e “Ativar modo de edição” foram “removidas”.
E os derivados, Edu, Prefeitura, Studio?
Já estamos finalizando essas versões específicas da distro, sendo que a Studio ficará pronta antes do dia 31.
Série 25?
Já estamos trabalhando nas novidades para a futura nova versão, que não deve contar com uma atualização para o Plasma 6.X.
Por ex, o instalador está sendo refeito, usando o QT, o que permitirá melhorias, como a relação de países já começar marcada em Brasil. Além de poder pesquisar o estado usando letras.
Criar um usuário sem acesso ao sudo, poder escolher remover a loja (e suporte ao flathub) na instalação.
Entretanto, logo mais iremos lançar um diário de trabalho, informando mais detalhes sobre o andamento do trabalho, incluindo a possibilidade de testar novidades em primeira mão (desde que se interesse em reportar bugs).
Eae, @Dio, finalmente merecemos um review?