Kit Xeon funcionam bem no linux?

Estou fielmente pensando em comprar um daqueles famosos kit Xeon, que todos conhecem, daquele site de começa com o nome ali espreço. kkkkkk,estou pensando em comprar algum da linha v3, e uma rx 580 8GB, alguem teria algum kit semelhante para me dizer o funcionamento?, e poderia me informar qual distro você usa?

1 curtida

acredito que deve funcionar muito bem!! Se parar pra pensar… são processadores de servidor (+ memorias de servidor tbm, em alguns casos) onde o Linux é pra lá de famoso

3 curtidas

Quanto tá saindo esse setup, meu bom? E se puder me informar, sairia bem pra quem quer trampar como designer gráfico?

2 curtidas

@Ithiel Irmão, em si você consegue a placa de video (+/- 500) , e o kit xeon (+/- 500) por 1000R$, (se consegue reduzir esse valor caso comprar outra linha de xeon, no caso eu vou comprar um daqueles kit x99), ai tem custos, como:
fonte (recomendo uma boa de no minimo 500W, e recomendo comprar no brasil, já que vc consegue por 200~300 conto).
monitor, teclado, mouse, ssd/hd,cooler, (a maior parte dessas coisas eu tenho), mais porem é bom avisar, é 1000R$ sem taxa, acho que compensa muito, mesmo com taxa, já que no brasil um positivo é esse preço kkkkkk. Caso realmente compre e quando chegar irei postar aqui no forum sobre blz.

2 curtidas

Tô na dúvida se monto um pc (o que me leva até esses kit xeon) ou se compro um notebook parrudo, que é o que a maior parte das recomendações. Mas vou acompanhar essa tua saga aí. Obrigado!

2 curtidas

Sim, testei com Ubuntu normal, só detalhe a fonte pega a melhor que você puder, tinha comprado uma 500w e não empurrou, tive que pegar uma 650 80 plus, e como era pra serviço nem era uma placa de vídeo boa… (com uma boa deve precisar aínda mais de fonte)

2 curtidas

@Ithiel, Para você que ta aconphando a saga.
Data: 13 de nov de 2022 - comprei a rx 580: valor 413 R$

2 curtidas

Continuando a serie para quem ainda esta a aconpanhar essa saga:

Comprei um kit-xeon x99:

• 8GB RAM
  • Xeon E5 2620v3

Obs: existem kits com 16GB RAM por +/- 20R$ mais caro, porem com placa mãe mais simples.
Valor: 466R$

Comprei o SSD 120GB valor: 55R$.

Com alguns cupom de desconto e um milagre, paguei 463R$ nos 2 juntos.

1 curtida

Tamo chegando nas utimas update desse post.
Comprei uma fonte 500w (200R$ tava em promoção) e um Cooler basico pro kit ( 55R$ ), aqui no Brasil, Neste momento aguardando todas as peças chegarem.

1 curtida

Uso um xeon E5 2640 v3 placa mãe huananzhi f8 com 32gb de ram e uma gtx 1050 ti, até agora só usei com Ubuntu 22.04 lts está funcionando perfeitamente sem engasgos ou qualquer tipo de problemas, para esses assuntos xeon sugiro o canal do YouTube do Mario Masotti.
Até mais…

2 curtidas

Pega o 2640 v3 pelos valores é bem melhor, sugiro o canal do YouTube do Mario Masotti nessa questão xeon

2 curtidas

Qual fonte você pegou?

Depois seria interessante comentar sobre o que você está achando do desempenho do sistema. Andei vendo alguns vídeos em que o pessoal consegue fazer belos overclocks nesses Xeons antigos, não sei se seria o caso deste. :wink:

O problema dessa fonte não era a suposta potência, mas a qualidade. Uma boa fonte de 500W suportaria com muita tranquilidade esse Xeon com placas como a RX 580.

3 curtidas

Essa questão de fonte é mais relacionada a qualidade da fonte mesmo, mais bem bizarro uma fonte de 500w n levar algo assim, já que o xeon 2620v3 é 80W de TDP e a RX580 é 180W de TDP isso por se só da 260W de consumo, ai podemos por 70w para os demais componentes (normalmente n vai mais que isso se seu pc for basico, e não for full RGB), com isso temos 330W de TDP, uma fonte de 500w levaria de boa com folga, ja que estaria usando apenas ~66% da fonte, com observação que chegaria apenas a esses 330W com tudo a 100% de carga.

Sobre testes de bechmark, irei fazer com toda a certeza, e postar aki, estou apenas aguardando os componentes chegarem na minha cidade.

3 curtidas

Acompanhando… :slight_smile:

Sobre seu espanto “no tocante a isso ai” (a fonte, rs :)):
https://www.intel.com/content/www/us/en/processors/xeon/xeon-technical-resources.html

O Thermal guide da 2ª geração tu baixa o PDF! Agora, clica no link da 3ª. O que a Intel te diz?

Edit[0]:
Recomendo seguir o conselho do Bruno @SpartaBRP.

Aguardamos!
Tás fazendo uma boa compra, não esqueça de compartilhar o resultado com a comunidade. :wink:

2 curtidas

Sim, uma boa fonte de 500W sobraria com bastante folga.

De fato, o problema do nosso colega foi com relação à qualidade da fonte, pois grande parte dos produtos vendidos por aqui passam longe de entregar a potência rotulada (como no caso desta bomba da One Power). Ou então ele pegou uma unidade defeituosa.

Atualmente, duas opções de linhas de fontes de entrada que se destacam bastante são a XPG Pylon e a MSI MAG A-BN. Ambas confiáveis, com projetos modernos e cinco anos de garantia.

4 curtidas

Bom dia pessoas!

Exato!

@gabriellinux:

1. fechou com qual processador? Pegou o 2640?
  2. Qual a ‘marca’ das memórias RAM?
2 curtidas

Como comentei no acima, comprei um kitXeon 2620v3, as ram veio junto com o Kit, são ambas da marca Qiyida (3200Mhz), porem já, que meu kit ainda n chegou n considere como recomendação ok?, estou no aguardo dela chegar, assim quando chegar dou minha analize blz.

1 curtida

comprei esta https://www.amazon.com.br/gp/product/B07NGTRCMF/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o08_s00?ie=UTF8&psc=1

Chegou todos os items do computador, após um dia de teste tudo funcionando perfeitamente.

Para quem tem duvida do hardware do pc aqui está:

• RX 580 2048SP (51RISC)
  • 8GB RAM (QYLYDA)
  • Placa mãe QIYIDA X99-H9
  • Processador Xeon 2620v3
  • Fonte Kratos 500w (Gamdidas)
  • SSD 120GB (ACOS)
  • Cooler T-Dagger Idun

Vamos para pontos que tenho para esse PC:

• Recomendo comprar +8GB de ram.
  • A Fonte atualmente se encontra mais caro (350R$), caso alguem se intereçe recomendo comprar uma fonte corsair ou gamemax de 500W.
  • Caso for fazer Overclock recomendo um Cooler mais forte, já que esse cooler pelo que testei ele leva o Xeon 2620 v3 de boa em stock.
  • Caso você for colocar um processador com um TDP maior (>100W) recomendo uma placa mãe com um VRM melhorzinho.

Atenção: Para mim as peças veio e boa, porem não posso garantir o mesmo ocorra com você, leve em conta casos de taxa de importação, no meu caso fui taxado na placa mãe (93R$), então tenha em mente isso.

Para os intereçados em Valores vai ai o quanto que paguei:

• Fonte 200R$
  • Cooler 56R$
  • Placa de video 413R$
  • Kit Xeon (Placa Mãe + RAM + Processador) + SSD 463R$

Com isso ficou 1132R$.

Porem fui taxado em 93R$ da placa mãe.
E paguei 37R$ no frete da Fonte+Cooler.

Em benchmarks, mandem ideias do que vocês acham intereçante eu testar ok?.

Atualmente estou usando o LinuxMint 21 Cinnamon, e tudo funcionando perfeitamente, tive nenhum problema de driver nem nada.

image

image

image

1 curtida

A Elite V3 é uma fonte de entrada e que geralmente figura como “evitar” em tier lists: PSU Tier List rev. 17.0g - Cultists Network

Contudo, neste caso, acredito que não tenha suportado por conta de algum defeito. Ela deveria suportar.

Essa fonte seria a E1 Kratos 500W? Se sim, infelizmente não é um produto bacana. Ela costuma aparecer como “evitar” em tier lists e tem projeto antigo.

Não há PFC ativo, uma vez que existe chave seletora de tensão (as consequências principais são baixa eficiência e pouca tolerância a variações na rede elétrica). Ela também não é capaz de entregar 500W a um computador moderno, conforme sugere a etiqueta:

image

Essa fonte entregaria no máximo P = 12V * 32A + 50W = 434W. Um computador moderno puxa quase toda a energia da linha de +12V, ficando as restantes restritas a, no máximo, uns 50W. A distribuição de potência dessa fonte seria compatível com um produto na faixa dos 400W.

Sugiro não fazer overclock, uma vez que esta fonte provavelmente não suportaria e poderia desarmar (ou colocar os componentes em risco, uma vez que não sabemos se as proteções internas dela são funcionais). Eu recomendaria a troca, tendo em vista que ela pode te trazer problemas dentro de algum tempo, embora tenha funcionado agora.

Sobre recomendações, fontes da Gamemax geralmente não compensam, pois há opções mais atrativas no mercado. E as fontes da Corsair, por conta do hype, tendem a ficar bem caras. XPG Pylon e MSI AB-N são as melhores opções atualmente. Se for optar pela Corsair, tente pegar pelo menos a CX de rótulo cinza (que é uma ótima linha intermediária), mas precisa estar pelo preço certo.

Para mais informações: Tutorial: como descobrir se sua fonte de alimentação é bomba? - Fontes e energia - Clube do Hardware

3 curtidas