KDE Plasma 5.20 entra em beta

Recentemente, projeto KDE lançou a versão beta de seu próximo ambiente desktop o KDE Plasma 5.20, que ao que tudo indica será o maior lançamento do projeto, ao menos, por enquanto.

Após vários meses de desenvolvimento, essa versão traz várias melhorias que irão agradar os usuários. Uma das mais notáveis é o novo gerenciador de tarefas apenas com ícones que já falamos aqui. Ele vem com algumas mudanças visuais que o deixam mais elegante.

O Krunner também recebeu uma atenção especial e agora roda em uma janela independente. O suporte a Wayland também foi melhorado nessa versão e agora traz a função de screencast, semelhante ao GNOME 3.38.

O suporte a área de transferência também teve aprimoramentos e a nova versão do KDE permite aos usuários colarem ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer aplicativo. O Klipper também recebeu várias melhorias nesta versão também.

As configurações do sistema tiveram melhorias e agora apresentam páginas de Autostart, Bluetooth e Gerenciador de usuários redesenhadas, além de suporte para monitoramento SMART e falhas no HD.

Você pode conferir todas as mudanças do KDE 5.20 a partir do changelog da versão. O lançamento desta versão é previsto para 13 de outubro de 2020.

Você utiliza o KDE? O que achou dessa versão? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

10 curtidas

Legal, mas, espero que ainda seja possível para quem desejar ter ainda barras em lugar de ícones, afinal, o que melhor define o Plasma é isso: personalização.

1 curtida

os ícones em vez de barras por default está atrasado 976 anos

1 curtida

Com certeza vai ter, e se removerem vai ter um widget que resolve hehehe

2 curtidas

Obrigado por essa otima noticia.

2 curtidas

Cada vez mais completo, K-top! kkkkk

2 curtidas

Um dia vou dar uma chance pra usar KDE Full-time… Mas realmente, está ficando uma interface bem legal…

2 curtidas

em breve terá screencast no wayland no plasma tbm! um dev do KDE até contribuiu com o Plugin para Wayland já… Support SPA_VIDEO_FORMAT_BGRA (!8) · Merge requests · Georges Basile Stavracas Neto / obs-xdg-portal · GitLab

2 curtidas