Hum, ansioso por novidades.
Não gostei deste menu… O antigo ainda estará disponível
É um menu bonito, mas achava o anterior mais minimalista
Kde é lindo pena que não roda no meu coitado do atom com 2 gb RAM
Roda sim, estou usando a ultima versão do KDE Neon em um notebook da positivo q232q ele atom com 2 gigas de ram sem nenhum engasgo, Ultimamente o KDE Neon ta mais leve do que o mint xfce.
Eu particularmente não uso menu no KDE Plasma por conta do fantástico e prático krunner.
Desconheço uma DE que tenha mais opções de menu por padrão e de terceiros do que o KDE, (se bem que a extensão Arc Menu do Gnome tem uma enorme variedade de layouts disponíveis), mais opções são sempre bem vindas, mas no meu ponto de vista poderiam criar novas features ou aperfeiçoar outras partes mais importantes do sistema…
O que seria de máquinas como essa, se não fosse o Linux!
realmente, o krunner é muito prático, até mudei o atalho dele pra meta aq pra deixar mais pratico ainda, queria ter conhecido a mais tempo hehe
Bacana, mas o que eu não gostei nisso tudo é o que fizeram com o Dolphin. Deixa a linha dos diretórios onde já estava ao invés de deixar igual ao do Nautilus ou Nemo, poxa! Perder recurso é chato demais. Se a linha de diretório ficar no meio da barra ao invés de abaixo dela, vai usar espaço que antes seria dos botões extras que o usuário colocaria. A menos que a linha de diretório vire um desses itens e possa ser tirada da barra manualmente. Se for assim, menos mal
Sem dúvida vai continuar sendo um elemento individual, que pode ser movido como é hoje, porém com a possibilidade de ser adicionada a barra de botões de atalhos, agora pelo mockup não da pra saber se vai ser como no Nemo, uma barra de endereço auto expansiva até tocar no próximo ícone de atalho da direita, parando e no lado esquerdo da barra habilitando um quadrante com uma seta para voltar a exibir os blocos de diretórios ocultos em função do tamanho disponível pra exibição da barra de endereço.
Eu encontrei um fork do Dolphin que é muito parecido ao que está no Mockup. Está no github do Zren, o mesmo que fez Tiled Menu, Event Calendar, Plasma HUD e outros plasmóides famosos.
Eu vou ver se consigo instalar o KDE Neon ou o openSUSE Krypton em uma máquina virtual para testar mas se quiser testar também e ver se eu me enganei, tá aí o Github do cara: GitHub - Zren/dolphin: KDE File Manager
Mas se for isso mesmo que você disse, eu iria colocar a linha de diretórios abaixo, assim fica mais parecido com o Finder no Mac
E se vc de uma olhada na imagem ainda estou usando o chrome e efeito de transparência nessa maquina, a maquina e horrível em configuração mais a bateria dela e ótima dura mais de 8h ai combinado com o KDE Neon tenho uma maquina funcional e de fácil transporte.
Uma coisa que não gosto no KDE Plasma são essas miniaturas de conteúdo das pastas, passa uma impressão de sistema desorganizado, bagunça, poluição visual, sei que é possível desabilitar, porém você também desabilita a demais miniaturas (arquivos de imagem, vídeo, documentos…), que eu julgo interessante, só não gosto mesmo dessas miniaturas de conteúdo das pastas (seria interessante poder desativar certos tipo de miniatura, para um desenvolvedor isso é uma tarefa fácil, mas não para um usuário comum).
Uma coisa que gosto no Nemo e no Windows Explorer e parece ter nesse fork do Dolphin é a barra indicadora de uso de armazenamento das unidades.
Outra opção que gostos nesses dois gerenciadores de arquivos citados acima é a opção de formatar uma unidade USB removível, com um simples clique do direito do mouse sobre o ícone da unidade na barra lateral.
Outro ponto interessante, seria poder escolher quais itens exibir no menu de contexto do direito do mouse.
O Dolphin é sem dúvida o gerenciador de arquivos mais completo da atualidade, mas ainda não tem alguns pequenos recursos que outros oferecem.
@Ivanilton, teste o Brave Browser, excelente alternativa ao Google Chrome e consome infinitamente menos recursos, sem dúvida vai melhorar o desempenho geral da sua máquina …
Sem dúvidas.
Acabei de descobri que dá para executar o binário sem substituir o dolphin já instalado. Vou fazer isso aqui e ver o que descubro desse fork do Dolphin
Terminei de dar build aqui e… Eita bicho bagunçado. Até resetei as configurações do Dolphin como mostra no github do Zren mas a bagunça continuou do mesmo jeito. Parece que o Zren estava tentando fazer isso com uma gambiarra, afinal ele estava limitado ao que o KF5 permite atualmente.
Aqui fica o Dolphin depois de resetar as configurações:
E aqui fica o Dolphin como eu imagino o que ele estava tentando fazer:
Mas se for isso mesmo, então é basicamente uma gambiarra de um painel sobre o outro, não usando a toolbar como eu achava que era. O que é uma pena, porque o PCManFM-Qt usa a toolbar para colocar a linha de diretórios.
Fora isso, boa parte do que ele prometeu no github, ele cumpriu. Não está mostrando agora porque as configurações foram resetadas mas antes mostrava uma barra com o espaço sendo usado nos dispositivos e também no meu HD Externo, o Ryuketsu_HD. Eu até testei aquele KIO Slave applications:/
e ele funcionou bem (antes não funcionava). Agora é ver se o computer:/
funciona igual ao do PCManFM-Qt (ou até o Nautilus), assim teria aquele gostinho de Windows com todas as partições e dispositivos sendo mostrados em um lugar só.
No fim das contas, o conceito é bom mas a prática não se mostrou muito boa. Quem sabe o Zren não corrige isso mais para frente.
Ja testei ele e legas mais a forma de sincronizar os favoritos dele não me agrada, e também eu ativei a função Tab Freeze do chrome ai ele ficou mais leve.
Nossa, a que ponto chegamos (como sou usuário fiel desse ambiente gráfico, fico feliz)
E pensar que antigamente o KDE era o ambiente gráfico mais pesado, mais pesado até que o GNOME (GNOME 2 na época).
Criei um pendrive bootavel do kde neon mas não vai não sei pq