KDE planeja novo visual, novo menu de aplicativos para plasma em 2020

Um usuário KDE (KonqiDragon), fez um vídeo promocional do KDE Plasma 5.18, que será lançado dia 11/02, veja:

https://vimeo.com/384051225

6 curtidas

Uma coisa que me chamou atenção e gostei muito nesse vídeo foi a jogada que ele conseguiu fazer com os wallpapers dos diferentes layouts, wallpapers diferentes, porém mantendo a mesma essência/geometria! :sunglasses:

Para quem se interessou nos wallpapers, eles estão disponíveis aqui!

Não só os wallpapers, todo o conteúdo utilizado no vídeo estão disponíveis aqui!

2 curtidas

Muito massa mano ! ja estou ansiosa por essa versão .

Agora o mesmo usuário KDE ( KonqiDragon ), fez um vídeo promocional de algumas aplicações KDE, veja:

https://vimeo.com/385334443

5 curtidas

Por esse link você consegui acompanhar todas as ideias e trabalho por trás do novo visual proposto para o Plasma em 2020!

1 curtida

@Ivanilton digo o mesmo, olha aqui esse Core 2 Duo + 2GB DDR2 rodando liso com efeitos ativados, blur, temas e etc etc. Acredito que a leveza se deve ao KWin (gerenciador de janelas do Plasma), assim como no Deepin, que fica leve mesmo com efeitos por conta do Kwin do Plasma.

5 curtidas

A versão 5.17.5 do Plasma esta muito boa e leve mas a versão beta 5.17.90 ainda contem muitos bugs eu atualizei para ela tinha vários bugs e ta muito pesada ai tive que volta para 5.17.5 mas acredito que eles vão concerta na 5.18 oficial.

1 curtida

Para quem tiver interesse em testar, o Plasma 5.18 LTS Beta já está disponível, você pode descobrir como instala-lo por aqui!

1 curtida

Não consigo entender essa vontade toda de supersimplificar a interface. Uso o KDE Plasma 5.12.9 no Kubuntu 18.04 e a barra de ferramentas do Dolphin é assim:

As novas versões removeram esses botões e colocarão o “Ordenar por” no lugar:

Pra mim é muito conveniente que o botão “Visualizar” esteja logo à mostra. Fico feliz que eu possa editar a barra de ferramentas (quase eu tinha me esquecido dessa possibilidade), caso contrário eu teria que ficar abrindo o menu hamburguer e procurar por essa opção.

Tudo bem que deixar muitas opções na tela pode não ser muito bonito, mas também pra que tanto espaço em branco?! Eu até entenderia se isso fosse pra fundir com a linha de baixo (pra quê? Já tem muito espaço para visualizar arquivos e pastas), mas só fez deixar a barra de ferramentas mais vazia.

2 curtidas

Divulgado novo wallpaper padrão do KDE Plasma 5.18, você pode baixa-lo por esse link!


O wallpaper é chamado de Volna e é de autoria de Nikita Babin.

Outro wallpaper muito bonito e que ficou com a vice liderança foi o Milkway.

7 curtidas

Ansioso pelo novo Plasma 5.18; e mais opções sempre é bem vinda, para mim. Se o novo menu não for seu predileto, os demais continuarão disponíveis, KDE sempre lhe deixa a opção.

1 curtida

está chegando

Version Type Date Tars Date Release Comments
5.18.0 Release Thu 2020-02-06 Tue 2020-02-11 Final tag from Plasma/5.18 branch, only urgent fixes approved by release mangler after tars please
2 curtidas

gostei da intenção do menu pois acho a aparência dele feia. mais gosto muito da ideia de colocar as funções do krunner dento do pesquisa no menu seria muito pratico pois apertaríamos a tecla super e já digitaríamos o nome do aplicativo sem falar que os desenvolvedores não iria precisar focar em dois projetos paralelos

1 curtida
2 curtidas

No Arch já está no repositório testing a versão 5.18

https://www.archlinux.org/packages/?sort=&q=plasma&maintainer=&flagged=

2 curtidas

testado no arch…

mudou algumas coisas.
a parte de configuração tema foi modificada… , como a busca de tema, contudo falta traduzir ainda alguns trechos

achei um pouco mais leve.

1 curtida

Segue algumas imagens

5 curtidas

Vendo pelos prints, eu achei um design mais limpo.

Estou animado pelas novidades, estou usando o Regata e eu ja acho ele lindo.

tem um víde novo no youtube adicionado ontem pelo The KDE Community com as novidades do kde 5.18

3 curtidas