KDE Applications 20.08 lançado

Embora eu não use o plasma como meu ambiente gráfico de trabalho, o KDE sempre está no meu computador graças aos seus aplicativos que são essenciais para o meu trabalho. Soluções como o Kdenlive e KDE Connect sempre estão comigo independente da distribuição.

O projeto KDE lançou a atualização 20.08 para seus aplicativos que trouxe ao projeto uma gama de recursos. Essa versão, marca o fim da vida da série 20.04 dos aplicativos KDE e traz melhorias para vários aplicativos favoritos pelos usuários.

Vamos começar pelo aplicativo mais utilizado do KDE, o navegador de arquivos Dolphin. Essa versão inclui suporte para exibir miniaturas de arquivos 3D Manufacturing Format (3MF). Agora o aplicativo também é capaz de mostrar visualizações de arquivos e pastas em sistemas de arquivos criptografados.

Outra novidade são as ações que permitem ao usuário copiar e mover arquivos selecionados em visualização dividida. Além da opção “Copiar localização” para que o usuário copie facilmente a localização atual.

O Konsole, emulador de terminal da interface KDE Plasma agora permite que você abra
arquivos com algum aplicativo diretamente da janela do terminal, além de monitorar processos ativos em uma guia e permite que o usuário possa atribuir cores as guias para identificá-las com facilidade.

Falando em terminal, o Yakuake, emulador de terminal suspenso, apresenta uma nova bandeja do sistema, além de funcionar melhor em Wayland e permitir aos usuários que possam configurar os atalhos de teclado do Konsole.

O editor de textos Kate agora pode exibir documentos abertos em outras aplicações a partir do menu “Abrir recente” e passa a abrir novas janelas apenas na direita. O reprodutor de música Elisa recebeu algumas melhorias no design.

O aplicativo de astronomia Kstars recebeu suporte para a máscara de Bahtinov para permitir que os usuários possam focalizar manualmente pequenos telescópios astronômicos para mais precisão.

O aplicativo de área de trabalho remota KRDC agora mostra os cursores ao lado do servidor no VNC, o leitor de PDFs Okular agora exibe os itens de menu “Imprimir” e “Visualizar impressão” lado a lado e o visualizador de imagens Gwenview facilita que várias imagens sejam cortadas com o mesmo tamanho.

O pacote KDE Applications 20.08 chegará em breve aos repositórios das principais distribuições Linux, basta ficar de olho nas atualizações do sistema para conferir as novidades.

VocÊ utiliza algum aplicativo KDE? Qual? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

2 curtidas