Joplin, um app de anotações open-source

Hoje em dia todos temos um aplicativo de anotações favorito, para organizarmos nossas idéias, estudos e até mesmo salvar links e citações importantes. Aplicativos como o Notion ou Evernote são os queridinhos de vários usuários, mas hoje vou te apresentar uma alternativa interessante.

Conheça o Joplin

O Joplin é uma aplicação de notas e to-do totalmente gratuita e de código aberto. Ele oferece sincronização com todos seus dispositivos e pode ser vinculado a serviços como Dropbox e NextCloud, oferecendo criptografia de ponta.

Utilizando o formato Markdown, todas as notas podem ser pesquisadas e modificadas a partir do Joplin ou de seu editor de texto favorito, além de possuir um “Web Clipper” que torna a aplicação uma ótima alternativa a solução do Evernote.

Por falar em evernote, a migração é bastante simples, já que o Joplin pode importar as notas do aplicativo que estejam em formato .enex, convertendo o conteúdo para o formato Markdown e mantendo recursos como imagens e anexos.

Joplin Web Clipper

Caso você utilize o Evernote deve se perguntar sobre o Web Clipper, que é uma das principais funções do aplicativo. O Joplin oferece uma extensão Web Clipper para os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.

A partir dele o usuário pode criar, modificar e excluir notas de qualquer outra aplicação. Ele não chega a ser como o Web Clipper do Evernote, mas oferece várias opções para o usuário e por ser de código aberto, mudanças virão com o tempo.

Vale lembrar que o Web Clipper não vem ativado por padrão, para ativar basta ir em ´Ferramentas > Opções > Web Clipper’.

Instalando o Joplin

O Joplin funciona em Windows, Linux, MacOS, BSD, Android e iOS. Os binários podem ser baixados a partir do site do projeto. Para linux, temos disponível uma versão AppImage, para uso em todas as distribuições.

Você já conhecia o Joplin? Pretende testar essa aplicação? Deixe pra gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!


Atualizado dia 10/02/23 - Adição de imagens (que haviam sumido) e novos links adicionados ao texto para aumentar o contexto.

6 curtidas

Acabei de passar as minhas coisas do Simplenote + Todoist para ele.

Irei testar por um tempo.

Aproveitei para migrar do MEGAsync para o Dropbox (já que o Joplin não sincroniza com o MEGA e eu gostaria de evitar utilizar dois serviços de arquivamento em nuvem).

1 curtida

No PAMAC, estão 2 versões em Snap e 2 no AUR. A versão em appimage no AUR não funcionou. A outra bate com o Snap mais recente - a 1.0.245-1.


Demorou um tanto a compilar, mas foi…

1 curtida

Demorou pra me adaptar ao Notion, não troco tão cedo, mas ele é uma ótima opção para migrar futuramente.

1 curtida

Eu não curto muito esse apps/serviços “all-in-one”. Na minha cabeça, anotação é uma coisa, lista de tarefas é outra.

Tanto é que eu “dropei” já o Joplin (pela usabilidade do serviço mesmo, é bom para quem salva muita coisa, com muita formatação - não é meu caso). Agora voltei para o Todoist e no lugar do Simplenote estou testando o Evernote (irei ver se passo a realizar anotações mais “completas” para auxiliar meus estudos).


Ontem eu estava dando uma olhada no Clipto:

1 curtida

Vou dar uma testada nele, quem sabe não vira um artigo…

1 curtida