Bem, é algo bem específico e pensando nas suas necessidades passadas, pensei em algumas alternativas.
Mini Diary
Um aplicativo simples de diário desenvolvido para Linux, pelo que eu li as principais limitações são não ter suporte para fotos e vídeos, mas é armazenado localmente e permite a exportação através de diversos formatos de arquivo.
Disponível através da Snap Store
Journey
Journey é um aplicativo de diário bastante conhecido e disponibilizado de forma multiplataforma. Ele te dá controle total sobre os arquivos armazenados, permitindo que você utilize seu google drive e/ou arquivos no formato markdown comuns.
Ele permite a adição de fotos e vídeos em suas páginas, possui uma interface intuitiva, permite a utilização de senha para protege-lo, alem de exportar para os formatos .docx e .pdf.
Disponível através da Snap Store
Obsidian
Funcionando como o seu segundo cérebro, o obsidian é um aplicativo de notas multiplataforma que utiliza o formato Markdown e armazena seus dados de forma local.
Temos um artigo no blog onde você pode conhecer mais sobre o software e suas funcionalidades.
Joplin
Semelhante ao aplicvativo Notion o Joplin é um aplicativo cheio de funções de texto, como suporte a Markdown e imagens, salvando seus arquivos de forma local (ao menos pelo que me recordo) e podendo ser vinculado a serviçoes de terceiros como NextCloud e Dropbox.
Tem um artigo no fórum escrito por mim apresentando o software.
Espero que minhas sugestões te ajudem a resolver seu problema, boa noite!