Jogos na steam não abrem --- Erro no Lutris

Ja to me sentindo impotente enquanto a isso, tentei todos os protons, mas sempre a mesma coisa. O jogo começa a abrir e depois para.
Alguem deve o mesmo problema. Podem me ajudar

Também tem o caso do Lutris, to tentando instalar o LOL e sempre que tento abrir me vem esse erro:

Initial process has exited.
Game is considered exited.
All monitored processes have exited.
Exit with returncode 768

Olá @Wendell_Souza tudo beleza?

Qual é o seu hardware e distribuição?
O LOL tem essa característica de ser meio maluco para fazer funcionar, mas depois tudo fica mais tranquilo.

Já leu as instruções da página do jogo no Lutris?

:vulcan_salute:

1 Curtida

Tudo beleza sim

e você @eddiecsilva como está?

não li as instruções.

vou ver se encontro
o hardware é CPU: Dual Core Intel Core i3-2310M (-MT MCP-) speed/min/max: 809/800/2100 MHz
Kernel: 5.4.44-1-MANJARO x86_64 Up: 2h 22m Mem: 1356.0/5894.7 MiB (23.0%) Storage: 465.76 GiB (7.5% used)
Procs: 196 Shell: bash 5.0.17 inxi: 3.0.37

a placa de video é intel grafics

quero fazer um dual boot com windows pra poder jogor um lolzin de vez enquanto, mas não sei se compensa. Tem alguma maneira de acessar o dual boot sem ficar reiniciando a maquina?

Eu gosto de usar distros linux pois elas sempre me instigam ao aprendizado, não que usar o windows só por conta dos jogos.

@Wendell_Souza, vamos por partes…

Sobre o Steam/Proton, depende muito do jogo. Tem jogos que funcionam perfeitamente e outros que simplesmente não abrem. Recomendo você dar uma olhada nesse site para verificar a compatibilidade:
https://www.protondb.com/

Sobre o LoL, você não comentou como você instalou o jogo. O LoL precisa de um “runner” próprio e várias configurações específicas para rodar.
Recomendo você dar uma olhada nesse tópico abaixo e usar o botão “Install” do link passado pelo eddie para instalar o jogo (antes desinstale a versão instalada e delete/renomeie o diretório de instalação). Usando qualquer outro método de instalação será quase impossível de fazê-lo rodar corretamente.

Tópico:

1 Curtida

Eu só baixei o lutris e pesquisei nele mesmo pelo jogo e baixei e instalei pelo lutris mesmo. Obrigado pelo tutorial, vou ler e seguir as dicas e ver no que dá. Me disseram que em distribuições linux o desempenho de video em jogos é reduzido em relação ao jogos rodados no windows. o que você acha sobre?

com essa configuração da sua maquina, muito provavelmente o problema que você está tendo é a falta de compatibilidade com a API vulkan.

veja, os jogos windows são feitos em sua maioria em Directx, o Linux só usa OpenGL e Vulkan, no linux os jogos rodam usando uma API chamada DXVK que converte o Directx da Microsoft pelo Vulkan, como sua maquina é antiga não tem compatibilidade, você vai ter que tentar jogar lol usando OpenGL pra converter o DirectX.

não sei se o script da versão em OpenGL no lutris ainda funciona, mas é o que você vai precisar pra rodar o LOL.

Se tiver borderlands 2 na steam faz um teste com ele, a versão nativa Linux é em OpenGL
Obs: o desempenho em OpenGL é muito inferior.

1 Curtida

entendi, esse desempenho com a placa grafica vale só para jogos?

E costumo fazer ediçoes de imagem e ilustraçoes pelo GIMP e Inkscape.
imagens muito pesadas no inkscape acabam lagando.

tem algo haver com o volkun também?

provavelmente é seu PC.
*Vulkan.

1 Curtida