Jogos MOBILE de qualidade para você perder o preconceito com jogar no celular

Oi gente, tudo bem com vocês?

Recentemente eu desenvolvi um hiperfoco por jogos mobile, por estar pouco tempo em casa meu PlayStation e computador estavam quase mofando já, e mesmo o Switch sendo portátil, não é pra todo lugar que a gente leva ele né.
Acabei gostando tanto da experiência que baixei e joguei vários no meu celular, então decidi fazer uma lista aqui pra ajudar algumas pessoas que queiram jogar no celular e estão sem tempo de procurar por bons jogos.


REQUISITOS

  1. Microtransações apenas de itens cosméticos ou itens facilmente adquiríveis de graça;
  2. Sem anúncios intrusivos ou em demasia;
  3. Não tenham tempos de espera e barreiras que impedem o progresso;
  4. Não serem jogos genéricos, cópias mal feitas e sem qualidade.

Todos esses critérios são necessários para evitar jogos de baixa qualidade que infelizmente são muito comuns e provavelmente a maioria para mobile, sendo o completo oposto dos jogos citados a seguir em quaisquer categorias (inclusive aceito sugestões).


FREE TO PLAY

  • Albion Online: é um MMORPG sandbox em que você faz a sua própria história invez de seguir um caminho pré-determinado.

  • Among Us: descubra quem é o impostor antes que ele te encontre, faça suas tarefas, ou será que você é o impostor?

  • Brawlhalla: jogo de luta em plataforma baseado no modelo de Super Smash Bros., onde o foco é derrubar seus inimigos da plataforma enquanto você não é derrubado.

  • Call of Duty: Mobile: FPS multiplayer com vários modos de jogo clássicos da franquia, traz o sentimento de jogar um CoD lançado para PC e consoles, tal qual o modo Battle Royale, o antigo Blackout, o primeiro a ser introduzido na franquia.

  • Critical Ops: FPS multiplayer com foco no modo de desarmamento de bomba, tal qual sua inspiração, o grande Counter-Strike.

  • DOFUS Touch: MMORPG de fantasia em sua versão mobile, um jogo que incentiva interações sociais para obter seu progresso.

  • Gartic: jogo de desenho e adivinhação multiplayer, perfeito para jogar com amigos, descontrair e expressar suas habilidades artísticas.

  • Genshin Impact: RPG de ação com foco em exploração, mundo aberto e multiplayer, mas tome cuidado com as mecânicas de gacha, que podem sugar todo o seu dinheiro caso não tenha auto-controle.

  • Hearthstone: jogo de cartas multiplayer com os personagens dos jogos da Blizzard, como Diablo StarCraft, Warcraft e outros.

  • Hill Climb Racing: jogo de carro arcade 2D com cenários desafiadores. Um ótimo passatempo para jogar por poucos minutos, destravar novos carros e cenários.

  • Honkai: Star Rail: RPG de aventura com temática espacial, dos criadores de Genshin Impact, ou seja, mais uma vez cuidado com as mecânicas de gacha.

  • Honor of Kings: acreditem ou não, esse é o MOBA mobile mais jogado do mundo, afinal de contas, é um jogo muito popular na China. Ele estreou no Brasil há alguns anos, e mesmo não sendo tão popular quanto LoL e Dota 2, possui o mesmo nível de qualidade.

  • League of Legends: Wild Rift: versão mobile do famoso MOBA de PC conhecido popularmente como LoL, inclusive muitos dizem que esta versão é bem melhor do que o jogo original, tendo mais atenção a detalhes e mais polimento.

  • Magic: The Gathering Arena: edição digital do famoso jogo de cartas da Wizards of the Coast, sendo a partir de agora a única forma de jogar Magic em português com seus amigos.

  • Nexomon: Extinction: RPG com foco em monster-catching, nos moldes dos Pokémon antigos lançados para GameBoy, GameBoy Color, GameBoy Advance e Nintendo DS.

  • Pokémon GO: capture Pokémon na vida real, só por favor não seja atropelado, assaltado, não caia em uma valeta, não tropece, bata de cara em uma placa, entre em algum lugar suspeito, vá parar em outro estado e não gaste todo o seu pacote de dados.

  • Pokémon UNITE: dessa vez você não vai capturar monstros por aí, mas sim usá-los para batalhar em uma arena ao lado dos seus amigos. Um jogo MOBA de excelente qualidade, com crossplay disponível para jogar com seus amigos no mobile ou no Nintendo Switch.

  • Stumble Guys: desvie de obstáculos e cruze a linha de chegada, no melhor estilo Fall Guys, ou Olimpíadas do Faustão, você decide qual é melhor.

  • Roblox: plataforma de criação e publicação de jogos, um verdadeiro canivete suíço, excelente para crianças desenvolverem a criatividade e jogarem jogos educativos com seus amigos e familiares.

  • Sonic CD Classic: a nata dos jogos de plataforma, viaje com o Sonic através do tempo em uma de suas melhores aventuras, ainda da época do Mega Drive.

  • Sonic the Hedgehog Classic: um clássico dos jogos de plataforma, o primeiro e lendário jogo do Sonic que se tornou o principal rival do nosso querido Super Mario.

  • Sonic the Hedgehog 2 Classic: a sequência do clássico Sonic, tão bom quanto seu antecessor, se não melhor.

  • SuperTuxKart: já imaginou um jogo de kart open source com o nosso querido Tux? Pois é. O jogo tem vários modos, diferentes pistas, um gráfico simples que qualquer celular é capaz de rodar, mas isso não faz com que as pistas não sejam variadas e bonitas.

  • Teamfight Tactics: jogo de estratégia online dentro do universo do LoL, inclusive com crossplay para jogar com seus amigos que jogam no PC.

  • UNO!: um dos mais populares jogos de cartas para festas, responsável por destruir amizades, relacionamentos, o causador de choros em festas de crianças e provavelmente o futuro catalizador da Terceira Guerra Mundial.

  • Vampire Survivors: roguelite de ação multiplayer com o estilo gráfico do clássico Ragnarok, por favor não tenha preconceito com o estilo gráfico, é um jogo muito divertido.


PAGOS

  • Dandara Trials of Fear: metroidvania de ação 2D brasileiro com história baseada na nossa cultura, com protagonista mulher, assim como representatividade preta e menções à nossa história e arte. Um jogo desafiador, com uma ótima gameplay e muito recompensador.

  • Dead Cells: famoso metroidvania roguelike lançado para PC e consoles, extremamente bem portado para mobile. O jogo é bem desafiador e possui cenários que são gerados proceduralmente a cada morte do jogador.

  • Castlevania: Symphony of the Night: clássico metroidvania, responsável por ditar o gênero que foi imensamente aprimorado por Hollow Knight. Para fãs do jogo dos insetos que ainda não jogaram, encontrarão diversas inspirações no jogo.

  • Chrono Trigger: clássico JRPG com uma ótima história e plot relacionada à viagem no tempo, protagonistas e personagens cativantes. Importante citar que esse jogo é tido como um dos melhores JRPGs já feitos na história.

  • Final Fantasy: o jogo que salvou a Square da falência, o início de uma era que dura até hoje. Com 16 jogos apenas na franquia principal, mais spin-offs e outros relacionados ao mesmo universo.

  • Final Fantasy II: sequência do JRPG lançado pela Square, remasterizado e aprimorado para resoluções altas.

  • Final Fantasy III: história de qualidade, mecânica complexa e combate por turnos muito fluido e dinâmico, exigindo uma resposta ágil e rápida.

  • Final Fantasy IV: exploração de um mundo vasto e vivo onde até as missões secundárias são profundas como as principais.

  • Final Fantasy V: tal qual seus antecessores, possui dezenas de horas de uma ótima história, sério, dezenas, dá uma olhada no How Long to Beat.

  • Final Fantasy VI: é tido como o melhor Final Fantasy da era 2D, definitivamente vale a pena por seus personagens e mundo bem construídos.

  • Final Fantasy VIII Remastered: o clássico do PlayStation remasterizado, uma linda história e gráficos em 3D, diferentemente dos 6 jogos anteriores.

  • Five Nights at Freddy’s: quem não conhece esse já clássico de terror? Sim, esse jogo já tem 10 anos, sinta-se velho. Sobreviva as noites na pizzaria com os animatrônicos mais horripilantes dos jogos, e de quebra fique imerso em uma história profunda e envolvente.

  • Five Nights at Freddy’s 2: a sequência do aclamado jogo de terror do Freddy, agora com mais animatrônicos assustadores e novas formas de sobreviver, mas também novas formas de ser atacado, se você tiver problemas cardíacos, é um jogo que você não deve jogar.

  • Five Night at Freddy’s 3: diferente dos jogos anteriores, sua principal preocupação está focada em apenas um animatrônico, mas isso definitivamente não torna o jogo mais fácil, vai por mim.

  • Five Night at Freddy’s 4: diferentemente dos jogos anteriores, você não é um segurança noturno, nem está em uma pizzaria. Dessa vez você anda pelo seu quarto para se proteger dos animatrônicos cada vez mais assustadores durante a noite.

  • Five Nights at Freddy’s: Sister Location: um jogo que foge muito dos moldes de seus antecessores. Neste você segue uma história linear, onde cada noite possui seu próprio formato, assim também como formas diferentes de sobreviver. Muito provavelmente o melhor jogo da franquia até então.

  • Freddy Fazbear’s Pizzeria Simulator: seria esse um jogo fofinho de simulação de pizzaria com os personagens de Five Nights at Freddy’s? Surpresas te aguardam.

  • Geometry Dash: um clássico mobile que fez muito sucesso anos atrás. Um ótimo jogo de ritmo e plataforma de precisão, bem colorido e envolvente. Um jogo perfeito para se distrair em vários momentos do seu dia.

  • Grand Theft Auto III: o primeiro GTA em 3D, um pouco datado porém ainda excelente e divertido. Um jogo altamente recomendado para entusiastas de jogos antigos e fãs de GTA.

  • Grand Theft Auto: San Andreas: o grande clássico do PlayStation 2, um dos melhores jogos já feitos, com uma ótima história, um mundo aberto muito bem construído e extremamente divertido de explorar.

  • Grand Theft Auto: Vice City: conheça a cidade que será imensamente explorada no futuro GTA VI, uma versão caricata de Miami com uma das melhores histórias da franquia.

  • Gris: uma obra de arte interativa, um jogo de plataforma e resolução de puzzles, contando uma história muito bem escrita sem nenhum diálogo.

  • Limbo: jogo de plataforma e terror, com foco em resolução de puzzles e uma boa história não-intrusiva.

  • Little Nightmares: um jogo de suspense e terror extremamente atmosférico, imersivo e misterioso.

  • Minecraft: versão completa do clássico sandbox que dominou o mundo mais de uma década atrás, responsável por popularizar o conteúdo de gaming no YouTube, com crossplay para jogar com todos os seus amigos.

  • Super Chicken Jumper: jogo brasileiro de plataforma inspirado no jogo do dinossaurinho do Chrome. Essencialmente possui o mesmo estilo do Chrome Dino, ou T-Rex Game, porém com vários elementos de gameplay diferentes e uma história com início meio e fim.

  • Super Mombo Quest: jogo de plataforma e aventura brasileiro extremamente divertido, com personagens originais e carismáticos.

  • Terraria: sandbox com foco em exploração, construção e coleta de recursos, popularmente conhecido como Minecraft 2D.

  • Pocket City: seja o deus do seu próprio mundinho e construa sua própria cidade, um ótimo jogo de simulação para gerenciar recursos e exercitar sua criatividade.

  • Pocket City 2: a sequência aprimorada do jogo de gerenciamento e simulação que permite você exercitar ao máximo sua criatividade ao construir sua própria cidade, enquanto administra seus recursos para aprimorá-la mais e mais.

  • Reaper: Tale of a Pale Swordsman: RPG de ação em 2D com foco em estratégia no combate, com gráficos muito bonitos e muito bem ambientado.

  • Stardew Valley: para quem também é órfão de Colheita Feliz, não tem erro, além de ser um jogo que possui foco na interação social entre os residentes da cidade na qual sua fazenda é situada.


Nota: todos os jogos citados estão disponíveis na Google Play Store e alguns dos jogos pagos podem ser jogados através da assinatura Google Play Pass.

16 curtidas

boa lista, conheço muitos e até joguei alguns. os pagos quero mt o stardewvalley, limbo e inside zerei no play4, se curtir o genero moba tem o honor of kings e tbm o fps bloodstrike

2 curtidas

Obrigada!!!
Stardew Valley é muito gostoso no celular, acho que é o melhor lugar pra jogar, mas a versão é um pouquinho diferente se não me engano, acho que não muda muita coisa, só não sei se dá pra jogar online.
De Honor of Kings eu já cheguei a ver um ad do Luba sobre, mas nunca cheguei a jogar.
Já Blood Strike eu não conheço.
Vou dar uma olhada nos dois depois, obrigada pelas sugestões. :sparkling_heart:

2 curtidas

Tem quatro jogos que gosto:

  • Campfire Cat Cafe: Um joguinho bem agradável, daqueles em que você gerencia um pequeno restaurante e que tem uma história por trás do jogo que você vai descobrindo conforme você avança nele. Apesar dele ter microtransações, a progressão dele é bem justa. Esse é um dos meus favoritos.

  • MicroRPG: É um joguinho de RPG de matar mostrinhos. É bem legalzinho e um ótimo passatempo.

  • Mini Metro: É basicamente um simulador de Metrô extremamente minimalista.

  • Tailed Demon Slayer: Esse é outro jogo que eu adoro. É basicamente aquele jogo de Idle, onde você faz poucas coisas e o jogo faz o restante. Mas é um joguinho bem interessante. Mas para avançar no jogo, você precisa estar com ele aberto, o que dependendo da fase e dos status do seu personagem isso pode ser ponto negativo. E esse jogo não é Pay To Win, e pode jogar tranquilamente sem comprar nada.

2 curtidas

Simplesmente amei o Campfire Cat Cafe, inclusive adorei a ideia de linkar os jogos, vou fazer isso no meu post.
Obrigada pelas sugestões :sparkling_heart:

3 curtidas

:wave:t2:

Do Android, o game que mais gosto e já tem anos que jogo é o SimCity Buildit.

O game segue todos os requisitos descritos e sempre tem atualizações com coisas novas. Sempre tem eventos novos, tem guerra de cidades, tem ataques de monstros, tem desastres propositais (pedimos para o cientista lançar diversos tipos e como prefeito reconstruímos as áreas danificadas e os sims pagam com presentes, itens, valores e etc… as vezes eu penso que acontece isso na realidade :joy:), tem regiões, aeroporto, porto, base aérea futuristas, construções exclusivas de diversos países, enfim tem uma enorme gama de coisas para fazer.

Questão de anúncios, esse é o melhor modo que já vi em um game, a estratégia da EA no SimCity Buildit. Não somos forçados a ver anúncios em nenhum momento, mas eles aparecem para assistirmos se quisermos. O detalhe é que se assistirmos, ganhamos vantagens, como itens, dinheiros e valores do jogo, redução do tempo de construção de um item, tem muito benefício que anúncios de 30 segundos nos dão. Teve épocas do game que eu assistia tanto anúncio por vontade própria que esgotava os anúncios porque não tinha mais prêmios para eu ganhar naquele dia :nerd_face:.

Tem o shop do game onde podemos usar R$ para comprar coisas, os preços são justos, apesar de ter alguns um pouco mais caros.

No geral, estrategicamente quando falamos em modelo de negócios, a EA acerta 100% com o SimCity Buildit na minha opinião.

Seguem algumas imagens da minha cidade e regiões:

Completando, podemos jogar via Touchscreen ou usando o mouse (meu modo favorito :smiley:)

Recomendo o SimCity Buildit.

:vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Nossa, quanto tempo que eu não jogo SimCity, nem parei pra pensar que tinha pra Android. Me fez ficar com vontade de jogar.
Quanto aos anúncios opcionais, essa eu acho que é a melhor estratégia mesmo, funciona do mesmo jeito em CoD: Mobile e Stumble Guys, você assiste para ganhar cosméticos e itens, mas se não quiser, não vê nada.
Muito obrigada pela sugestão, já tô incluindo na minha lista. :slight_smile:

3 curtidas

Ótima lista. Estes eu jogo sempre.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Outro que vale a pena citar, na minha opinião, é o Dofus Touch. Trata-se da versão mobile de Dofus, um MMORPG gigantesco baseado em turnos: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ankama.dofustouch&hl=pt_BR&gl=US&pli=1

Esse jogo fez bastante sucesso no PC e já existe há uns 20 anos, recebendo atualizações constantes. Joguei muito durante a infância (era uma das poucas coisas que meu computador, na época, era capaz de rodar com alguma dignidade :sweat_smile:).

image

4 curtidas

Eu não conhecia esse jogo, mas só de ser um MMO no estilo clássico já conseguiu a minha atenção.
Já até baixei pra jogar depois. :slight_smile:

1 curtida

Navios waifus kkkkkkkkkkkkkkkk
Pior que eu achei legal
Tô dando uma olhada nos dois

2 curtidas

Um jogo que posso recomendar para esta lista esta (quase que) ligado ao universo LoL, o TFT: Teamfight Tactics. Neste jogo de autochess, você comanda o estrategista que deve criar composições malucas com diversos campeões de League of Legends, junto de itens a serem buildados e eventos que ocorrem durante as lutas, onde o objetivo é ser o estrategista campeão.

2 curtidas

Obrigadaaa
Acabei de incluir na lista

1 curtida

Eu queria conseguir gostar de Stardew Valley mas algo nele me faz não conseguir gostar… Acho que é o gráfico, dói meu olho, sei lá. Eu gostava de colheita feliz.

2 curtidas

Olá :wave:

Eu gostaria de recomendar o Redungeon:

Características:

• Masmorras infinitas, aleatórias e cada vez mais difíceis.
• Dezenas de armadilhas complexas cuidadosamente projetadas para pará-lo.
• Personagens desbloqueáveis, cada um com habilidades de mudança de jogo únicas!
• Boa música de Dave Cowen, o compositor por trás do Leap Day e Rust Bucket.
• Muitos pixels irritados e coloridos (e alguns amigáveis).
• Controles deslizantes ou botões na tela.

Disponível para Android e iOS.

Se for seguir esses requisitos, SimCity Buildit não se encaixa por conta dos itens 1 e 3, pois, chega um momento que a progressão desse jogo quase não avança e a demora para executar certas tarefas é absurda. Eu desisti desse jogo por isso.

Como alternativa, eu recomendo o Pocket City 1 e 2, que são pagos, mas excelentes.

1 curtida

Super entendo.
Eu sei que esse não é um jogo focado nisso, mas ainda assim é algo bem evidente sabe.
Tem gente que não se sente muito confortável jogando jogo assim.
Talvez seja algo que tu não repare, o que não tem problema nenhum.

Nossa sério?
Eu amo jogos em pixel art, e a do Stardew Valley é uma das mais bem feitas que eu já vi.
Mas lógico que cada um tem seu gosto né.
Colheita Feliz tinha um gráfico mais cartoonizado.

Opa, obrigada.
Eu comecei a jogar o SimCity por causa desse post, então não cheguei nisso ainda, mas já que ele é assim vou remover da lista.
Uma pena, porque tô achando o jogo bem divertido.
Quanto ao Redungeon, parece ser um ótimo jogo, tu tem a página dele da Google Play Store?

1 curtida

:wave:t2:

O SimCity Buildit na minha opinião que jogo ja tem uns 5 anos não é assim demorado não. Ele é estratégico. Claro que conforme vamos avançando de nível ele fica mais difícil. O segredo dele é ser estratégico, criar estratégias.

Por exemplo, uma das que eu uso é, todos os comércios e fábricas trabalharem sem parar, todos os slots ocupados. Ae tem os itens de preferência que podemos desenvolver e vender por um preço bem mais baixo que o do mercado, que é super inflacionado. Vende rapidinho, junta gold rápido.

Sobre o tempo de itens que levam horas, existem construções que liberam tokens que aceleram o tempo de conclusão, bronze é 2x, prata é 6x e o gold é 12x, no caso do gold um item que levaria 2 horas se completa em 10 minutos. E podemos ter quantas construções destas quisermos.

Não tem como, na minha opinião, um jogo que evolui níveis continuar fácil. Eu gosto de desafios, eu gosto de dificuldades, eu gosto de vencer de verdade, então não faz sentido para mim um jogo continuar fácil como se fosse level 1, quando estamos no level 40 (foi por isso que eu desanimei do The Elder Scrolls Skyrim, fiquei com todas as escolas de magia no level 100 e desanimou).

Eu tenho várias estratégias neste game mas vai acabar ficando um texto gigante e fora do propósito do tópico.

Mas enfim são opiniões e eu respeito por supuesto, há quem goste há quem não goste :v:t2:.

:vulcan_salute:t2:

Então, sim, é um jogo incrível nas primeiras semanas, pois meio que o intuito desses jogos é de fisgar, né? Mas quando eu me vi tendo que esperar, sei lá, dias para uma construção X ficar pronta e outras várias coisas que não me deixavam avançar, tive que parar de jogar pois me sentia meio “escravizado” por esse sistema, sabe? Tipo, no início você joga 30 minutos ou mais fazendo as coisas, e depois de um tempo eu só pegava as recompensas diárias e coloca algo pra fazer que só concluiria no dia seguinte, triste :sweat_smile:

Daí muito depois conheci o Pocket City (1 e 2), que não tem essas travas e é muito top. Recomendo demais, vai te substituir o outro muito bem.

Então, o Redungeon até tinha na Play Store (grátis), mas os devs removeram o jogo, não sei porquê, mas tem na App Store ainda. Aí recentemente eu tive que procurar por esses APKs na internet para obtê-lo novamente, o que não é o ideal, mas gosto muito do jogo, tem 3 anos que o jogo.

Mas pra facilitar, vou compartilhar minha APK que está instalada, aqui.

1 curtida