Janela de diálogo de abertura de arquivos no linux

Quando abrimos algum arquivo em qualquer programa no linux temos aquela janela típica do gerenciador de arquivos (no meu caso o Nemo do Mint) dentro dessa janela a única opção com o botão direito do mouse é um menu com algo relacionado a visualização dos arquivos e copia da localização do arquivo.
No windows, por exemplo, dentro dessas janelas temos o mesmo menu padrão do explorer, como renomear arquivos, abrir com etc.
Há alguma maneira de configurar o Nome/Mint para funcionar dessa maneira também? (ou as distros linux em geral tem como padrão a supressão desses atalhos quando estão na janela de abertura de arquivos?)

Depende mais do programa, no Linux isso é programável, o “open dialog” a menos que o desenvolvedor queira não faz isso, o “save dialog” faz a menos que o desenvolvedor desative

1 curtida

Valeu, Natanael.
Pode até ser algo que não faça grande falta, mas, é inevitável, quase sempre que vou abrir algum arquivo eu acabo ali mesmo naquela janela renomeando arquivos, excluindo outros e até fazendo cópias antes de abrir um arquivo em questão, alias, fazia isso no windows.

Salve, @MMiller

Não existe uma coisa chamada “o Linux” – pois não se trata de 1 Sistema Operacional (SO) “único”, igual o Windows.

1. O “Linux” é o Kernel
  2. A “distro” é um conjunto de softwares básicos = Kernel + ferramentas indispensáveis
  3. O “Ambiente Desktop” – Desktop Environment (DE) – é a “capa” por cima de tudo – visual + aplicativos integrados naquele “visual”

Essa “janela de diálogo” faz parte da “capa” – não do “motor” que existe por baixo do “capô”.

Eu uso a “capa” chamada “KDE Plasma” – que tem um diálogo-padrão “KDialog”. – Nada a ver com distros que usam outras “capas”, como Gnome, Xfce, MATE, Cinnamon, LXDE, LXQt etc.

Porém, alguns aplicativos importantes – como LibreOffice, Chrome / Chromium, Firefox, Gimp etc. – são feitos para a “capa” chamada Gnome.

Em alguns casos, eu consigo fazer com que usem o “KDialog” (do KDE). – Em outros casos, não consigo – por enquanto.

Fiz algumas anotações sobre isso, aqui.

2 curtidas

Valeu! Frc_Kde, grato pelos esclarecimentos.

1 curtida

Atualizando, no programa Krita as opções renomear e deletar aparecem na caixa de diálogo de abertura de arquivos. Programas como blender, firefox inkscape, wings3d, não aparece.

1 curtida

É aquele caso, que citei antes:

O Krita é multiplataforma (Linux, Windows, Mac, Android, ChromeOS), mas é feito com Qt (como o KDE) – enquanto Firefox é feito com GTK (como o Gnome). – Ou seja, usam “diálogos” diferentes para abrir / salvar arquios.

1 curtida

Sim, saquei, obrigado novamente.
Só quis atualizar a postagem com essa info.

1 curtida