Diálogo de upload do Google Chrome

O Google Chrome inventou uma novidade que atrapalha meu fluxo de trabalho: – O diálogo de upload de arquivos agora não “lembra” mais a pasta em que estou trabalhando. – A cada vez que vou subir um arquivo, preciso percorrer todo o caminho para encontrar e selecionar, outra vez, a mesma pasta:

O “novo” diálogo de upload só mostra “arquivos recentes” – e no painel à esquerda, os “locais” padronizados da /home.

Na imagem (acima), aparecem arquivos que baixei recentemente, e que não têm nada a ver com meu trabalho naquele momento. – Aparecem memes que alguém me mandou, aparece uma tese sobre o ciclo do gado…

Aparecem capturas de tela que fiz ou que abri. Aparecem arquivos Xcf do Gimp, que nunca vou fazer upload. – Aparece até a ISO do MX Workbench que baixei para testar como caixa de ferramentas.

Toda vez que vou subir uma imagem da pasta de trabalho que estou usando no momento, preciso clicar em “Outros lugares”, rolar para baixo, clicar na partição, e dentro dela procurar a pasta, subpasta etc. – e ao longo desse caminho, alguns itens abrem com clique-único, outros só com duplo-clique:

Outros lugares >> Warehouse >> Byteria >> 2021-10-22_MX-21 >> Gimp

Esse diálogo se chama “Open Files” – mas não parece ter nada a ver com “Open Files - KDialog” do Plasma KDE. – Não tem um campo de “endereço”, não tem botão de configuração, não tem “Help”, não tem “About”.

(Parece Gnome: – Nenhuma opção, para ninguém achar “difícil” :wink: )

Para evitar essa trabalheira, copio para o Klipper o caminho da pasta onde estou trabalhando, teclo CTRL+L para exibir o campo de “endereço”, colo lá o endereço, teclo Enter…

… enfim, uma trabalheira enorme, porque esse diálogo não “lembra” a pasta onde estou trabalhando desde a véspera.

Até o momento, essa “novidade” já chegou nas distros:

• Debian
  • Fedora
  • Mageia
  • MX Linux

… e ainda não chegou nas distros:

• PCLinuxOS
  • KDE Neon

(ainda não verifiquei, ou esqueci de anotar, a situação no Arch, Manjaro, Void)

Características do KDialog

Essa “novidade” me levou a observar melhor o velho e bom KDialog.

No painel lateral, o KDialog mostra as pastas e partições que mantenho visíveis no Dolphin – inclusive hwmon, que adicionei no Dolphin pelo Add Places:

Tudo que mantenho oculto no Dolphin, para não poluir, nem ficar no meu caminho – o KDialogo também não mostra:

Enfim, o KDialog permite algumas configurações:

Já o “Open Files” (anônimo) acha que eu não sei o que procuro – ele é quem sabe! – e atravanca o painel lateral com todas as pastas-padrão da /home + todas as partições que encontra pela frente:

E quando finalmente consigo chegar na pasta onde estou trabalhando… aparece uma confusão de arquivos e pastas – tudo junto e misturado.

1 curtida

To usando agora mesmo , ta com a mesma coisa …
Agora nesse google chrome, parou de apresentar o erro que eu falei no tópico: Google Chrome, Acusando erro de privacidade toda hora - #12, mas ele está fechando sozinho também em interfaces fora do plasma, como no Manjaro cinnamon que é só abrir um video no youtube que ele misteriosamente fecha. (Em outros navegores não acontece.)

1 curtida

O negócio aí tá feio, mano. :frowning_face:

Aqui, ainda não tive esses problemas todos (ufa). – Por enquanto, só o Diálogo de Upload mesmo.

Estou com esse problema desde quando comecei a registrar a instalação do MX Linux 21 KDE.

Cheguei a editar e subir 31 fotos – mas acabei entregando os pontos, fiquei só no resumo geral. – Pensei em usar outra distro, mas para falar do MX Linux era necessário estar dentro dele, para verificar e tirar dúvidas sobre cada detalhe, antes de falar (muita) besteira.

Aproveitei que queria desabilitar o Quiet + Splash de todas as distros, e tirei um tempo para ver a situação desse Diálogo de Upload em cada uma delas.

No Void, também, o Diálogo “gnômico” (ou “gtkaico”?).

Só que, no Void, o Diálogo “gtkaico” ou “gnômico” conseguia “lembrar” a pasta acessada pela última vez – o que já é um alívio considerável. – Se desligar à noite e recomeçar no outro dia, receio que teria de fazer a escolha da pasta outra vez (como vi acontecer em outras distros), mas não testei isso no Void.

Fui verificar se tinha instalado plasma-integration e… sim, tinha instalado. – Aí, vi que não tinha instalado o KDialog.

Então, instalei o KDialog, e… violá! – ele assumiu o comando do upload no Void.

(Depois, vi que faltava o plasma-browser-integrationmas se o KDialog já resolveu, acho melhor não mexer mais no Void).

Isso me lembrou os gloriosos tempos do MS-DOS – onde cada aplicativo tinha de trazer suas próprias ferramentas de Impressão etc. – Isso se tornou desnecessário a partir do Windows, cuja lógica é “o sistema faz a interface com o hardware” (e com o resto do mundo), de modo que cada aplicativo cuide da sua vida, e não se meta a usurpar funções “do sistema”.

Será que alguma DE precisa que o Chromium / Chrome assuma a função de escolher arquivos para upload? Ou alguma WM, talvez? – Não sei o bastante para responder a isso. – Mas neste caso específico, me parece que seria bem melhor se o Chrome deixasse isso por conta do KDE (e do sistema por baixo do capô).

Disso comigo, “agora, vai!” – Reinstalei no MX Linux o KDialog, o plasma-integration, o plasma-browser-integration… Nada! – Desinstalei, tornei a instalar… E nada.

Chega disso, por hoje.

No Arch Linux, o KDialog está no comando.

No Manjaro, o Diálogo “gnômico” ou “gtkáico” – mas exibindo só as pastas / lugares que escolhi no Dolphin – ou seja, se comporta mais ou menos como o KDialog.

Abre na minha pasta pessoal. – É possível que “lembre” a última pasta, durante uma sessão, e torne a esquecer no dia seguinte – mas não verifiquei. (Apenas, vi esse comportamento em alguns casos).

No PCLinuxOS, o KDialog.

É possível que o Chrome sempre tenha metido o bedelho onde não devia – e eu não tenha notado antes, porque o KDE Plasma se encarrega de assumir o controle. – Quem sabe, a última versão do Chrome tenha pego todo mundo de surpresa, e daqui a pouco o KDE reassume o comando?

Infelizmente, a quantidade de caca que tenho visto o povo reclamar no r/Chrome é tão grande, que talvez ninguém dê muita importânica a esse pequeno detalhe do Diálogo de Upload.

1 curtida

Acho que ja tem 1 mês meu tópico de erro de privacidade no chrome, eu tava usando o brave desde que eu criei o tópico pra cá, agora resolvi voltar para o chrome mais ele tá triste…

Cada vez mais fica dificil entender sé a atualização é para melhorar ou só para arrumar mais dor de cabeça. Imaginei que o erro que eu falei de o youtube fechar, era com a aceleração de hardware que eu ja tenho problemas no cinnamon, só que eu corrgi a acelereção de hardware no cinnamon e quando eu fui desativar no chrome ele não abria mais site nenhum inclusive aqui e o painel de configuração do proprio chrome.

Tive que reinstalar o chrome, e dar um pamac clean para voltar a funcionar o chrome, e eu testei e tá acontecendo até no MATE esse problema do youtube.

1 curtida