O Google Chrome inventou uma novidade que atrapalha meu fluxo de trabalho: – O diálogo de upload de arquivos agora não “lembra” mais a pasta em que estou trabalhando. – A cada vez que vou subir um arquivo, preciso percorrer todo o caminho para encontrar e selecionar, outra vez, a mesma pasta:
O “novo” diálogo de upload só mostra “arquivos recentes” – e no painel à esquerda, os “locais” padronizados da /home.
Na imagem (acima), aparecem arquivos que baixei recentemente, e que não têm nada a ver com meu trabalho naquele momento. – Aparecem memes que alguém me mandou, aparece uma tese sobre o ciclo do gado…
Aparecem capturas de tela que fiz ou que abri. Aparecem arquivos Xcf do Gimp, que nunca vou fazer upload. – Aparece até a ISO do MX Workbench que baixei para testar como caixa de ferramentas.
Toda vez que vou subir uma imagem da pasta de trabalho que estou usando no momento, preciso clicar em “Outros lugares”, rolar para baixo, clicar na partição, e dentro dela procurar a pasta, subpasta etc. – e ao longo desse caminho, alguns itens abrem com clique-único, outros só com duplo-clique:
Outros lugares >> Warehouse >> Byteria >> 2021-10-22_MX-21 >> Gimp
Esse diálogo se chama “Open Files” – mas não parece ter nada a ver com “Open Files - KDialog” do Plasma KDE. – Não tem um campo de “endereço”, não tem botão de configuração, não tem “Help”, não tem “About”.
(Parece Gnome: – Nenhuma opção, para ninguém achar “difícil” )
Para evitar essa trabalheira, copio para o Klipper o caminho da pasta onde estou trabalhando, teclo CTRL+L para exibir o campo de “endereço”, colo lá o endereço, teclo Enter…
… enfim, uma trabalheira enorme, porque esse diálogo não “lembra” a pasta onde estou trabalhando desde a véspera.
Até o momento, essa “novidade” já chegou nas distros:
- Debian
- Fedora
- Mageia
- MX Linux
… e ainda não chegou nas distros:
- PCLinuxOS
- KDE Neon
(ainda não verifiquei, ou esqueci de anotar, a situação no Arch, Manjaro, Void)
Características do KDialog
Essa “novidade” me levou a observar melhor o velho e bom KDialog.
No painel lateral, o KDialog mostra as pastas e partições que mantenho visíveis no Dolphin – inclusive hwmon, que adicionei no Dolphin pelo Add Places:
Tudo que mantenho oculto no Dolphin, para não poluir, nem ficar no meu caminho – o KDialogo também não mostra:
Enfim, o KDialog permite algumas configurações:
Já o “Open Files” (anônimo) acha que eu não sei o que procuro – ele é quem sabe! – e atravanca o painel lateral com todas as pastas-padrão da /home + todas as partições que encontra pela frente:
E quando finalmente consigo chegar na pasta onde estou trabalhando… aparece uma confusão de arquivos e pastas – tudo junto e misturado.