Iriun webcam não funciona no Pop_OS

Olá, estou auxiliando uma equipe está iniciando nas livestreams, e pensei em ajudar fornecendo uma solução opensource. Encontrei o Iriun webcam, porém não estou conseguindo sucesso com ele. Encontrei páginas do Ubuntu que sugerem adicionar parâmetros de inicialização do grub para:

net.ifnames=0

Não obtive sucesso com essa solução.

Ao abrir o programa aparece a seguinte mensagem:
Captura de tela de 2020-06-23 08-29-03

Se executo o comando no terminal também não consigo sucesso.

Desde já muito obrigado.

Você tem os pacotes v4l2loopback-dkms e v4l2loopback-utils instalados pelo APT?

Instalei eles e executei o comando informado na tela, porem sem sucesso.

sudo modprobe v4l2loopback exclusive_caps=1

Por favor nos ajudem! Estou com o mesmo problema no Linux Mint, 19.3, mesma mensagem, não pega nem o Irium nem o Droidcam mais, e ambos funcionavam anteriormente.

Ajudem-nos. Estou com o mesmo problema no Ubuntu 20.04 LTS.

Até, quando você tenta atualizar o sistema no terminal, consta o seguinte erro:

sudo apt-get upgrade
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
Calculando atualização… Pronto
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar? [S/n] S
Configurando iriunwebcam (2.2) …
modprobe: ERROR: could not insert ‘v4l2loopback’: Operation not permitted
dpkg: erro ao processar o pacote iriunwebcam (–configure):
o subprocesso instalado, do pacote iriunwebcam, o script post-installation retornou erro do status de saída 1
Erros foram encontrados durante o processamento de:
iriunwebcam
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Gostaria de testar está função da webcam pelo celular, mas fiquei pelo caminho com este problema.

Quem puder ajudar.

Olá, consegui instalar de forma adequada. Segue abaixo o procedimento que realizei:

  1. Removi o v4l2loopback (sudo apt-get remove v4l2loopback-dks
  2. Realizei o download do v4l2loopback no github pelo endereço: GitHub - umlaeute/v4l2loopback: v4l2-loopback device
  3. Seguindo o procedimento informado no github, descompactei o arquivo e como super usuário realizei o make;
  4. make install;
  5. sudo modprobe v4l2loopback
  6. depois consegui instalar o iriumwebcam.deb sem erro através do gdebi.

Pra mim funcionou no Pop_OS. Espero ter ajudado.

3 curtidas

Aproveitando o post… meu problema é um pouco diferente, mas queria saber se vocês que utilizam o Irium perceberam esta limitação no Linux ou se é algo aqui apenas:

Eu utilizava o Iriun no Windows para fazer transmissões junto com o OBS Studio. Ele reconhece até 3 ou 4 celulares e funciona super bem!

Mas agora, estou utilizando o Ubuntu 20.04, instalei o OBS e o Iriun. O problema é que o Iriun parece reconhecer apenas o 1o celular que entra na rede Wifi, apenas 1. Se fecho o app neste celular e abro em outro ele reconhece o outro normalmente, mas apenas 1 de cada vez.

O problema é somente comigo ou o Iriun no Linux não comporta mais de um dispostivo mesmo?
Segue uma imagem com ele abrindo 3 celulares no Windows (1 por aba)
Captura de tela de 2020-10-15 11-18-50

1 curtida

Tudo bom, o meu caso que do nada o Iriun WebCam que já estava utilizando sem problema, do nada ficou com a tela preta no Pop_os 20.04, seguindo a dica do nosso amigo josegonzaganeto ele voltou a funcionar normalmente. Não consegui descobri o problema que ocasionou essa falha de fica tela preta no Pop_os, desconfiu que uma atualização de gerou essa falha mas não consegui provar isso.

Agradeço a ajuda de vocês. Abraço…

Tenho pouca experiencia com o linux. Tentei instalar o Iriun sem sucesso. Desisti.
Fui tentar instalar o DroidCam seguindo este tutorial do youtube (Como USAR seu CELULAR como WEBCAM de maneira FÁCIL e GRÁTIS - DROIDCAM - YouTube), mas deu o seguinte erro quando tentei instalar o ADB:
“Erros foram encontrados durante o processamento de: iriunwebcam
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)”
O que fazer?
OBrigado