Olá! Sou “meio” iniciante no mundo Linux.
Recentemente, após uma dica de um vídeo do Dio, comecei a utilizar o Iriun Webcam. Sempre funcionou muito bem, até recentemente começar a dar mensagem de erro e não iniciar corretamente (conforme o print abaixo).
Normalmente, após reiniciar, o programa voltava a funcionar normalmente até hoje, simplesmente não funcionar mais.
Até pensei que pudesse haver algo errado com meu SO (talvez a forma como particionei, utilizando um HD meio ferrado + SSD, mensagem de pouco espaço no /bot, etc). Por isso, fiz uma instalação limpa (apagando literalmente tudo do SO).
Ao instalar o Iriun (uma das primeiras coisas) via pacote .deb, na primeira inicialização funcionou, mas na segunda voltou a apresentar problema.
Existe um tópico antigo onde alguém teve literalmente o mesmo problema. Uma das respostas me pareceu ser bastante complexa (envolvendo compilar o código fonte do v4l2loopback) e não consegui. O comando sugerido também não surte efeitos.
Como não houveram mais respostas desde então, resolvi abrir esse tópico.
Utilizo o Pop!_OS 22.04 LTS.
Desde já, agradeço pela atenção e peço desculpas pelo post repetido.
Vc baixou o arquivo?
Não tem muito segredo, crie uma pasta para compilação, instale as ferramentas necessárias (make, build essentials) e manda instalar com o make.
"O pacote qt5-default não está disponível, mas é referenciado por outro pacote. Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote ‘qt5-default’ não tem candidato para instalação"
Já aqui, a mensagem é:
“dpkg: erro: não pode aceder ao arquivo ‘iriunwebcam-2.6.deb’: Arquivo ou diretório inexistente”
Então, justamente minha dificuldade é nessa parte (make, build essentials). Meu conhecimento em terminal “termina” quando não tenho um código pra copiar
Tirei um tempinho pra entender como compilar. Pra quem, como eu, ficou na dúvida:
1 - Baixei o arquivo do GuitHub;
2 - Descompactei ele;
3 - Abri a pasta principal no terminal;
4 - Utilizei o comando "make’
5 - Comando “make && sudo make install”