Olá! Sou “meio” iniciante no mundo Linux.
Recentemente, após uma dica de um vídeo do Dio, comecei a utilizar o Iriun Webcam. Sempre funcionou muito bem, até recentemente começar a dar mensagem de erro e não iniciar corretamente (conforme o print abaixo).
Normalmente, após reiniciar, o programa voltava a funcionar normalmente até hoje, simplesmente não funcionar mais.
Até pensei que pudesse haver algo errado com meu SO (talvez a forma como particionei, utilizando um HD meio ferrado + SSD, mensagem de pouco espaço no /bot, etc). Por isso, fiz uma instalação limpa (apagando literalmente tudo do SO).
Ao instalar o Iriun (uma das primeiras coisas) via pacote .deb, na primeira inicialização funcionou, mas na segunda voltou a apresentar problema.
Existe um tópico antigo onde alguém teve literalmente o mesmo problema. Uma das respostas me pareceu ser bastante complexa (envolvendo compilar o código fonte do v4l2loopback) e não consegui. O comando sugerido também não surte efeitos.
Como não houveram mais respostas desde então, resolvi abrir esse tópico.
Utilizo o Pop!_OS 22.04 LTS.
Desde já, agradeço pela atenção e peço desculpas pelo post repetido.
O que acontece? Aparece algum erro?
Pelo que entendi, é necessário baixar o código fonte e compilar via terminal. Mas eu não consegui compilar justamente por ser “meio” iniciante.
Vc baixou o arquivo?
Não tem muito segredo, crie uma pasta para compilação, instale as ferramentas necessárias (make, build essentials) e manda instalar com o make.
Tente
- Remova o v4l2loopbck-dmks se existir.
sudo apt purge v4l2loopback-dkms
- Instale as dependências
sudo apt install qt5-default
sudo apt-get install v4l2loopback-dkms
- Instale o Irium
sudo dpkg -i --ignore-depends=4l2loopback-dkms iriunwebcam-2.6.deb
Pode tentar criar o arquivo
/etc/modprobe.d/iriunwebcam-options.conf
E adicionar
options v42loopback exclusive_caps=1
Reinicie o modulo ou o pc e veja se funciona
Aqui, recebo a mensagem:
"O pacote qt5-default não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote ‘qt5-default’ não tem candidato para instalação"
Já aqui, a mensagem é:
“dpkg: erro: não pode aceder ao arquivo ‘iriunwebcam-2.6.deb’: Arquivo ou diretório inexistente”
Ele já tá criado e tem isso dentro:
#
options v4l2loopback exclusive_caps=1 devices=1 card_label=“Iriun Webcam”
options snd-aloop index=1
Então, justamente minha dificuldade é nessa parte (make, build essentials). Meu conhecimento em terminal “termina” quando não tenho um código pra copiar
Vc criou ou o sistema que fez isso?
lsmod | grep v4l2loopback
Tem alguma saída?
Sistema que fez.
v4l2loopback 49152 0
videodev 249856 4 videobuf2_v4l2,v4l2loopback,uvcvideo,videobuf2_common
Os termos v4l2loopback estão em vermelho (não sei dizer se faz alguma diferença).
Tirei um tempinho pra entender como compilar. Pra quem, como eu, ficou na dúvida:
1 - Baixei o arquivo do GuitHub;
2 - Descompactei ele;
3 - Abri a pasta principal no terminal;
4 - Utilizei o comando "make’
5 - Comando “make && sudo make install”
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.