Olá! Sou “meio” iniciante no mundo Linux.
Recentemente, após uma dica de um vídeo do Dio, comecei a utilizar o Iriun Webcam. Sempre funcionou muito bem, até recentemente começar a dar mensagem de erro e não iniciar corretamente (conforme o print abaixo).
Normalmente, após reiniciar, o programa voltava a funcionar normalmente até hoje, simplesmente não funcionar mais.
Até pensei que pudesse haver algo errado com meu SO (talvez a forma como particionei, utilizando um HD meio ferrado + SSD, mensagem de pouco espaço no /bot, etc). Por isso, fiz uma instalação limpa (apagando literalmente tudo do SO).
Ao instalar o Iriun (uma das primeiras coisas) via pacote .deb, na primeira inicialização funcionou, mas na segunda voltou a apresentar problema.
Existe um tópico antigo onde alguém teve literalmente o mesmo problema. Uma das respostas me pareceu ser bastante complexa (envolvendo compilar o código fonte do v4l2loopback) e não consegui. O comando sugerido também não surte efeitos.
Como não houveram mais respostas desde então, resolvi abrir esse tópico.
Utilizo o Pop!_OS 22.04 LTS.
Desde já, agradeço pela atenção e peço desculpas pelo post repetido.
O que acontece? Aparece algum erro?
Pelo que entendi, é necessário baixar o código fonte e compilar via terminal. Mas eu não consegui compilar justamente por ser “meio” iniciante.
Vc baixou o arquivo?
Não tem muito segredo, crie uma pasta para compilação, instale as ferramentas necessárias (make, build essentials) e manda instalar com o make.
Tente
- Remova o v4l2loopbck-dmks se existir.
sudo apt purge v4l2loopback-dkms
- Instale as dependências
sudo apt install qt5-default
sudo apt-get install v4l2loopback-dkms
- Instale o Irium
sudo dpkg -i --ignore-depends=4l2loopback-dkms iriunwebcam-2.6.deb
Pode tentar criar o arquivo
/etc/modprobe.d/iriunwebcam-options.conf
E adicionar
options v42loopback exclusive_caps=1
Reinicie o modulo ou o pc e veja se funciona
Aqui, recebo a mensagem: