Intel Graphics no Linux

Estou migrando para o Linux por motivos que o Windows e instável e bugado e não estou aguentando mais, Mesmo assim escolhi o Linux Mint só que a saturação esta horrível e não consigo ajustar. depois de meses procurando descobri que a Intel não tem os driver pro Linux (vi isso no própria pagina do meu processador).

Para quem quiser me ajudar vou deixar o modelo do meu processador:

• Intel® Core™ i3-6006U CPU @ 2.00GHz 1.99GHz
  • Intel Graphics 520
1 curtida

Na verdade existe o driver para o seu Intel Graphics no Linux. O que acontece é que ele já vem incluso no kernel do sistema, você não precisa baixar nem instalar nada. Em outras palavras, basta instalar o sistema operacional que sua placa gráfica integrada irá funcionar, simples assim.

3 curtidas

Desculpa agora que vi que você quer ajustar a saturação do monitor. O driver pra Linux acho que não tem essa opção, vai precisar de alguma outra ferramenta pra fazer esse ajuste ou no próprio monitor. No painel de configurações do Cinnamon, em Cores, existe uma opção para definir perfis de cor do monitor, talvez ajude.

1 curtida

Esqueci de falar que o a minha maquina e um notebook Lenovo Ideapad 320

poha meu kk saturaçao meu ideapad 320 no linux fica e sem saturaçao tipo no windows gosto das cores mais saturadas no linux e meio palida sei la é estranha kkk mais uso mesmo ass

Sinto uma falta de saturação extrema no verde pq alias meu game favorito e Minecraft e fico agoniado com os blocos de grama (Alias notei uma performance extremamente melhor no Linux cheio de animação e transparência sendo que meu w10 totalmente feio continua travando).

Parece que é possível fazer a configuração que você deseja com o xrandx, parece que no Linux isso se configura ajustando o gamma. No KDE parece existir uma interface gráfica pra isso, mas pode ser feito através de linha de comando:

xrandr --current --verbose

Com esse comando é possível ver o nome da sua saída, assim como a configuração do gamma.

Com esse comando você altera gamma(RGB):

xrandr --output (nome do output) --gamma “0.8:0.8:0.6”(esses são aos valores de vermelho, verde e azul que você quer ajustar).

Também é possível ajudar o contraste e o brilho. Recomendo da uma pesquisada sobre como ajustar esses valores melhor.

Estava pensando em mudar para o KDE um dia mais não entendo muito sobre ele. Sei que e uma interface gráfica mais fico na duvido se ele e apenas para Arc Linux. E tb se eu for pro KDE qual distro e Melhor para eu utilizar ?

Nāo, KDE está disponível pra quase todas as distros Linux eu acho, nāo só pra Arch. Se quiser experimentar talvez seja melhor tentar o Kubuntu primeiro, é o Ubuntu com a interface KDE, que é parecido com o Mint já que usa a base Ubuntu assim como ele, entāo acredito que nāo terá grandes difículdades para usar.

Baixe e crie um pen drive de boot pra testar.

1 curtida

Driver Intel já vem embutido no Linux, na verdade os gráficos Intel são justamente (até o presente momento) os que tem melhor adaptabilidade no Linux.

1 curtida

Mais não tenho nenhum painel ou opção para poder ajustar a saturação (o xcalib só piora a situação).

É que nesse caso, isso depende do sistem operacional em questão, já que a Intel só fornece o código.

Dê uma olhada aqui:
https://olhardigital.com.br/noticia/aprenda-a-calibrar-seu-monitor-no-linux-para-ver-cores-mais-precisas/41696
https://www.edivaldobrito.com.br/conhecam-brightness-controller-para-ubuntu/

Como aparentemente o Mint não tem um aplicativo nativo, creio que você terá que instalar um destes softwares mencionados no link.

Cara eu já utilizei todos esse métodos e nenhum funcionou.

Vamos esperar alguém que utilize Cinnamon então se pronunciar, ou você pode instalar outra interface/DE.

No link do Olhar digital tem esse GAMMApage que parece fazer o que vc deseja, eu testei e funcionou. Mas não sei se é exatamente isso que você deseja com a calibração do seu display.

1 curtida

No kde é realmente bem fácil de ajusta isso

2 curtidas

Ideal penso que é calibrar o monitor. Assim garante a exibição de cores corretas. As vezes acabamos nos adaptando ou acostumando com cores que não refletem o projeto - seja game, filme, fotografia.

Os monitores permitem essas correções pelo próprio menu, independe de sistema ou onde estejam plugados. Não instalaria nada ou me preocuparia com isso uma vez que o monitor já tem essas configurações. Se é notebook uma opção é o perfil ICC. Existem calibradores que fazem a leitura da tela e aplicando correções salvam um perfil pra aplicar no sistema.

Eu queria deixar as cores mais ‘‘vivas’’ entendeu

Cara como o Soldier falou eu testei o KDE (mais precisamente o Kubuntu) e amei a personalização da interface e agora deixei o Linux Mint pelo Kubuntu (mesmo assim não resolveu meu problema como disse eu quero deixar as cores mais ‘‘vivas’’).

1 curtida

Eu apenas quero melhorar a saturação das cores não preciso de uma calibração profissional mas vlw