Intel Graphics no Linux

Tudo bem vou tentar mais uma vez instalar

Um agradecimento a todos mais infelizmente não achei oq eu queria mais o KDE me deu uma ajuda nessa questão. Obrigado a todos da comunidade que me acolheram e me ajudaram especialmente o @Soldier. Espero ver vcs novamente :wink:

1 curtida

Vc tem que mudar o icc profile…
Depois adiciono aqui

Infelizmente não tenho tenho aqueles calibrardores profissionais

Você não precisa do calibrador profissional. De acordo com modelo do seu notebook você pode achar o ICC Profile que criaram pra ele ou mesmo jogar um ICC profile de um notebook Dell pra ver como fica.

Só exemplo:
https://forums.lenovo.com/t5/Displays-Options-and-Accessories/Color-Profiles-ICC/m-p/4425808

Claro que será tentativa e erro afinal se apelar pra ICC Profile de outros modelos e marcas vai depender da sorte de algum deles te entregar uma imagem mais saturada. Ou, se der sorte, alguém já colocou na internet no Forum da Lenovo um ICC Profile que atende sua expectativa.

Eu ainda acho tudo muito complicado. Já tive problemas com a imagem no meu computador (anos atrás), pra mim estava perfeita uma foto. Aí mandava pra alguém ou publicava e cores lavadas. Era meu monitor que saturava demais e me conduzia ao erro. Eu achava que estava mandando bem, quando vi na tela de outras pessoas me apavorei. Depois percebi o mesmo com vídeogame, as TVs saturam demais, jogos de terror pareciam parques de diversão, mas eu não percebia isso até entender e ver como seria o “ideal” - como foi projetado para ser.

O que quero dizer é, de repente está pensando em saturar o notebook e ele está mais perto do ideal do que seu segundo monitor que poderia estar saturando demais e “mentindo” na tela.

Foi por isso que sugeri a calibração. Por mais que opte por saturar o notebook por gosto pessoal saberia afinal exatamente qual das telas está mais perto do correto e qual está “mentindo” mais. Ainda que optasse por escolher igualar pela opção “mentirosa” da tela.

Evidentemente não é viável na sua concepção, mas pra você que se incomoda tanto isso (como eu me incomodava) enxergo os benefícios. Aqui em casa é tudo calibrado. Inclusive a TV. Perfeição não existe por serem equipamentos e tecnologias diferentes, ao menos chegam muito próximos. Calibra uma vez e o resto da vida do equipamento fica resolvido.

1 curtida

O lance é que realmente… a ferramenta da Intel no Windows te permite ajustar isso de forma muito mais rápida e natural. E se comparar como funciona no Windows e no Linux vai de fato gerar uma compreensível insatisfação.

Faça da forma como te agrada mais. Use o que te satisfaça mais. Essa é a grande verdade.

1 curtida

Tive uma ideia, pequei o arquivo icc do windows e coloquei em um pendrive e passei para o Linux. Agora preciso que alguém me ajuda a saber aonde fica localizado a pasta de perfis .icc no linux (estou usando o Linux Mint para fazer o teste

Tem esse programa aqui, DisplayCAL, que se usa para criar um arquivo ICC.

Inclusive no exemplo dele, ele está usando linux mint: How to color calibrate your monitor in Linux - Real Linux User

1 curtida

Ok Ok agora a questão a intel coloca seus perfis de cores em IGP, Alguém sabe como converter esse arquivo para ICC ou fazer o Linux ler esse tipo de arquivo

IGP é o perfil gráfico da Intel. Do software que justamente não tem pra Linux. Não tenho certeza, alguém mais capacitado teria que confirmar.

Veja se encontra o seu aí, ou mesmo baixe qualquer um pra teste: https://www.tftcentral.co.uk/articles/icc_profiles.htm

Não conheço a interface do Mint. Nas Configurações do Gnome é como abaixo, veja se encontra algo parecido:

Ali tá o perfil do modelo do meu monitor:


Complicado do Linux é isso. Não faço ideia como seja o Mint e quem sabe detalhes do Gnome não ajudem em nada. Acho até que apenas baixar o pefil e duplo clique já direciona e ativa as configurações.

o arquivos icc profiles , ficam salvos em /usr/share/color/icc

recomendo instalar o icc-profiles, que vem com alguns exemplos de personalização…

recomendo talvez pesquisar por icc-profiles e veja o que tem de exemplos no seu sistema…

exemplo

S | Nome | Resumo | Tipo
—±-------------------------------------------±--------------------------------±------
i+ | icc-profiles | OpenICC Data with complete IC-> | pacote
| icc-profiles-all | OpenICC Data with all ICC pro-> | pacote
i+ | icc-profiles-basiccolor-lstarrgb | Default Editing RGB profile | pacote
i+ | icc-profiles-basiccolor-printing2009-coat2 | Single Cmyk Profile from basI-> | pacote
| icc-profiles-basiccolor-printing2009-doc | Printing Profiles Documentati-> | pacote
| icc-profiles-basiccolor-printing2009-extra | Collection of Cmyk Profiles f-> | pacote
i+ | icc-profiles-lcms-lab | Default PCS profiles | pacote
i+ | icc-profiles-mini | OpenICC Data with minimal ICC-> | pacote
i+ | icc-profiles-openicc-rgb | Default sRGB ICC profile + | pacote
i+ | icc-profiles-oyranos-extra | Gray and ITUlab profiles

No caso vc pode tentar pegar o icc do adobe

em

/usr/share/color/icc/Adobe ICC Profiles

1 curtida

Resolvi deixar o caso aberto de novo, Tentei pra caramba ajustar o perfil ICC mais não consegui ajustar a saturação. pelo jeito a única maneira de ajustar isso e como um programa que faça a mesma coisa que a Intel faz no Windows.

Já tentou usar o adriconf?

Que pena que não deu, infelizmente as vezes acontece dessas. É a diferença entre uma empresa que lucra por trás e focada em um SO e o mundo colaborativo, onde até tem empresas focadas mas acabam preocupando só com ganhar em cima de outra distro que usam de base.

Problemas acabam perpetuando. Melhorias mais profundas acabam sendo verdadeiras epopeias e no fim empresas como a Intel e várias outras acabam não fornecendo um software de configuração tão avançado quanto para o Windows. Sei que o driver está no Kernel já, isso é ótimo, mas realmente falta a ferramenta oficial de configuração pra extrair o máximo e atender demandas as vezes simples de um usuário comum.

Uma coisa interessante que aprendi e tem sido, na minha opinião o ideal, é permanecer no Windows e trazer pra ele o mundo “open source”. Diversos probleminhas, contornados, mas que demandaram certo tempo de pesquisa simplesmente não acontecem no Windows.

Recentemente em outro tópico falávamos até dos encaixes de janela de programas como Inkscape, Gimp, Kdenlive… uma infinidade deles ficam mais agradáveis no Windows. Também conheci diversos outros softwares que auxiliam na produtividade que tem suas versões pra Windows e eu não sabia. Fui carregando tudo que gostei e aprendi no Linux para o Windows. :rofl:

1 curtida