Recentemente, ao escrever sobre o ClipGrab, ensinei a como criar um atalho no menu para aplicações em appimage, mas sabia que existe um software que realiza este procedimento automaticamente? Estou falando do AppImage Launcher.
Esse aplicativo, integra os appimages no menu de forma “automática” fazendo com que você não precise de criar .desktops para acessar os aplicativos, eles serão integrados diretamente no menu de aplicativos.
Para baixar o aplicativo, no Ubuntu, basta adicionar a ppa do projeto com esse comando:
sudo add-apt-repository ppa:appimagelauncher-team/stable -y && sudo apt-get update && sudo apt install -y appimagelauncher
Caso você utilize manjaro ou arch, basta rodar o comando:
sudo pacman -S appimagelauncher
Caso você queira baixar os pacotes você pode estar utilizando esse link que possui versões para Fedora e Ubuntu, sem a necessidade de um PPA.
Após instalar, clique em qualquer appimage que você tenha, um ótimo lugar para encontrar appimages é o AppImageHub. no meu caso, estou utilizando o CPU-X. Ao Clicar, ele abrirá a tela de primeira execução. Nela você pode configurar a pasta na qual os appimages serão movidos para integração, eu irei mudar a pasta para .appimage, para fazer isso, basta clicar em customize.
Logo após ele irá perguntar se você que apenas executar o appimage uma vez, ou integrá-lo ao sistema. Basta clicar em “Integrar e executar”. Logo após o appimage estará no seu menu de aplicativos.
O que você achou desse aplicativo? Deixe nos comentários, e até a próxima notícia, dica ou tutorial!