De volta ao Tutorial.
Como disse, das 20:40 até 22:40 trabalhei com o comando pacman
─ como se fosse um Arch e nada mais ─ ou seja, atualização inicial só com os repositórios-padrão e em seguida instalei os pacotes que preciso com mais urgência.
Antes de começar, listei os pacotes originais, que vieram na instalação, pelo comando pacman -Q > pacotes.txt
─ total 1.181.
Também antes de começar, escolhi os espelhos do Brasil pelo comando pacman-mirrors --country Brazil
e deixei apenas 1 habilitado, pois tenho obtido as melhores velocidades a longo prazo (poucas falhas ou variações durante anos). Nisso, também deve ter mérito a conexão DF-SP-PR.
Pulei a parte de pacotes de idiomas e os Kernels. Por enquanto, basta o Kernel 5.10.30 que veio. Minha ideia é fazer o mínimo, só o necessário para começar, e uma coisa de cada vez. Acho que isso facilita identificar a origem de qualquer erro que apareça.
Também deixei para depois o Manjaro Settings Manager. ─ Ele ficou um tempo na área de Notificações, depois desapareceu. Falta ver nas capturas de tela em qual momento ele achou que não precisava mais chamar atenção. ─ (Abri agora, só pra ver como é, e já fechei de novo).
Ao iniciar a Live para instalar, eu já tinha escolhido “Open source drives”, pois só tenho iGPU Intel (na placa). Também não instalei a “chamada” do Manjaro na partição EFI. No final da instalação, bastou atualizar o Grub do openSUSE Tumbleweed, que funcionou perfeitamente, e me deu acesso ao Manjaro. ─ Claro que, sempre que qualquer distro recebe nova versão ou revisão do Kernel, preciso atualizar o Grub do openSUSE. Por isso, é a última distro que atualizo. ─ Portanto, pulei essa etapa do Tutorial, por enquanto.
Revendo agora essa etapa do Tutorial, lembrei de abrir o /etc/default/grub
e desabilitar a detecção de outras distros, alterando GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
para GRUB_DISABLE_OS_PROBER=true
─ Isso reduz o tempo (e o risco de problemas) ao instalar cada nova versão ou revisão de Kernel. ─ Com 12 distros em dualboot, não faz sentido que o Grub de cada uma delas detecte todas as outras, semana após semana. Basta que cada uma detecte a si mesma, para o Grub do openSUSE recolher essa informação. (Como reserva, tenho o Grub do Mageia, que também detecta as demais).
E aqui chegamos à seção do Tutorial sobre o Pamac. Gostei da possibilidade de ativar Flatpak e/ou AUR e/ou (em último caso) o Snap2 da Canonical. Esse foi um dos motivos que me atraíram para a instalação do Manjaro: ─ Poder “brincar”, sem colocar em risco o Arch, nem as outras distros. Dualboot também é “sandbox”.
Em princípio, eu ia deixar o Pamac e essa brincadeira toda para “amanhã” (hoje) ou depois, mas já estava ficando agoniado sem a “sincronização do Google” (sim, isso vicia). Então, abri o Pamac, para antecipar só 1 coisa: o Google Chrome, conforme a receita do @Rodrigo_Chile no 2º link ─ adicionar o repositório “Manjariando”.
No que se refere ao Tutorial que é o tema principal dessa conversa aqui, me limitei a desmarcar a “verificação de atualizações”. Não sei se tive sucesso, ou se em algum momento o bicho ainda vai botar as unhas de fora.
Acho que isso é tudo, sobre o Tutorial principal: ─ Muito didático, muito claro. Para mim, não deixou dúvida alguma. Me permitiu escolher o que queria, deixar de lado o que não queria, e adiar várias coisas que só quero experimentar mais adiante, uma de cada vez.
Manjariando (repositório)
A ânsia de voltar ao conforto do Google Chrome me levou então ao outro Tutorial ─ como instalar o repositório “Manjariando”.
Este segundo Tutorial é bem menos claro, e deixa margem para dúvidas. ─ Também houve indicação de alguns erros. ─ Talvez valha a pena aperfeiçoar esse processo e/ou o segundo Tutorial.
Baixei o pacote repo-manjariando.pkg.tar.zst
, cliquei nele com o botão direito (duplo-clique aqui em casa é proibido) e mandei “Abrir com Instalador de Pacotes”…
Ao final, abri “Detalhes” e copiei:
Preparing...
Resolving dependencies...
Checking inter-conflicts...
Checking keyring...
Checking integrity...
Loading package files...
Checking file conflicts...
Checking available disc space...
==> Updating trust database...
gpg: next trustdb check due at 2021-08-02
Configuring repo-manjariando...
:: Synchronising package databases...
downloading core.db...
downloading extra.db...
downloading community.db...
downloading multilib.db...
downloading manjariando.db...
error: failed retrieving file 'manjariando-deps.db' from osdn.net : Operation timed out after 10000 milliseconds with 0 out of 0 bytes received
Error while configuring repo-manjariando
error: failed to update manjariando-deps (download library error)
downloading manjariando-driver.db...
downloading manjariando-game.db...
downloading manjariando-legacy.db...
downloading manjariando-themes.db...
error: failed to synchronize all databases
Transaction successfully finished.
Houve vários erros, no final diz que foi um sucesso… Mas, por enquanto, ninguém morreu.
Em seguida, há um comando pamac
─ que não consegui ter certeza de que fosse uma “alternativa”, ou um prosseguimento ─ portanto, segui em frente:
pamac install https://osdn.dl.osdn.net/storage/g/m/ma/manjariando/repo-manjariando.pkg.tar.zst && sudo rm -rf /var/cache/pacman/pkg/repo-manjariando.pkg.tar.zst
A “resposta” ao comando aumentou as dúvidas, pois parece seguir uma ordem invertida ─ primeiro, diz que foi um sucesso ─ depois, pede a senha, e quando a gente tecla Enter, não diz mais nada. Isso pode confundir alguém menos maluco do que eu.
Aí, vem o comando pamac update --force-refresh
Fiquei meio assustado com tanto “nvidia”, mas não sabia se eram pacotes, ou listas de dependências, ou…
Voltei ao Pamac, encontrei o Google Chrome, mandei instalar e, entre as dependências (opcionais) oferecidas, marquei KDialog e Plasma-Browser-Integration
Abri o Chromium, ativei a sincronização, e… comecei a receber “captchas” me acusando de “unusual traffic”. ─ Páginas não podiam ser carregadas. ─ Testei a velocidade, e deu 200 “megas”, normal. Mas logo depois passou a dar erro.
Daí por diante, só piorou. Desliguei o Modem e tornei a ligar. Testei com outras distros, e nada. Liguei para minha provedora, e um robô mandou eu ir dormir e parar de perturbar os outros. Caí da cama às 5:00, e começaram a surgir sinais de esperança.
De manhã, fui no “CaiuTudo” (downdetector) e ele também me acusou de “unusual traffic”.
Pode ter sido mera coincidência ─ por mais “certeira” que pareça ─ mas fiquei pensando no Pamac…
Será?
A propósito, agora tenho 1.279 pacotes instalados, incluindo estes:
mhwd-manjariando 0.6.5-11
mhwd-nvidia 460.67-1
mhwd-nvidia-304xx-manjariando 304.137-3.2
mhwd-nvidia-340xx-manjariando 340.108-3.2
mhwd-nvidia-390xx 390.141-1
mhwd-nvidia-418xx-manjariando 418.113-3.2
mhwd-nvidia-430xx-manjariando 430.64-3.2
mhwd-nvidia-435xx-manjariando 435.21-3.2
mhwd-nvidia-440xx-manjariando 440.100-3.2
mhwd-nvidia-450xx-manjariando 450.80.02-3.2