Instalar Windows 11 em um PC antigo

Como é sabido de todo mundo, e possivel instalar o Windows 11 em um PC antigo. Eu conseguiria instalar ele num Core I5 3210QM? com 4gb de RAM e HD de 500gb? Ele e um LG V320 da LG All in ONE. A minha ideia era colocar Linux. mas sera que daria para revigorar o PC que esta com o Windows 10, instalando o 11 ?
Ele ta meio lento com o Windows. apesar de quase ninguem usa o PC. muito raramente e utilizado. Pensei em Colocar Linux. mas tenho que pensar se nao iria dificultar muito a utilizacao posterior.

Cara faz o teste, mas acho que não vai melhorar muita coisa não.

Pois é, a minha intençao e essa. se usasse o RUFUS por exemplo, eu poderia forcar a instalacao. ja que eu tinha visto um video no youtube que o cara tinha instalado num PC bem antigo. Pensei em trocar por Linux. mas sera que nesse caso seria viavel? tenho um PC aqui em casa, que e melhor um pouco. e no linux eu tenho problemas com a impressora HP. que quando eu instalo a impressora ela nao imprime de jeito nenhum. pensei no 11 para este pc ja que o 10 vai ser descontinuado no ano que vem. e pelo menos para manter a usabilidade e a seguranca de ter um sistema atualizado.

Tenho aqui máquinas compradas em 2008, com processador Dual Core, e que rodam o Windows 10 sem maiores problemas, ainda que a instalação em HD requeira paciência no carregamento de programas e nas respostas a certos processos.

O Windows 11 eu tenho em notebook com processador Celeron de oitava geração, 4 Gb de RAM e SSD Sata. Funcionar sem problemas o sistema funciona, mas eu o acho um pouco pesado para essa máquina.

Claro que o Core i5 rende mais que um Celeron, mesmo sendo um i5 de geração mais antiga. Mas acho que o HD vai criar um gargalo a comprometer a experiência com o Win11.

Ademais, o Win11 de hoje não é o mesmo que o de meses atrás, e o dos próximos anos certamente terá passado por séries de alterações feitas pela Microsoft. Volta e meia se especula se, em sua evolução, o Win11 se tornará incompatível em definitivo com computadores de fora de sua lista oficial de requisitos.

Com o fim do suporte ao Win10 eu arriscaria uma distro de Linux, sim.

1 curtida

Mas como eu contornaria o problema de nao imprimir no Linux? eu ja instalei o Ubuntu nele. mas ficou sem som. Pensei em outras como por exemplo, Mint,Kubuntu,Zorin… O que voces acham? A impressora e HP.

Para a gente analisar melhor a situação é preciso saber o modelo da impressora em questão, e mais dados sobre a placa-mãe e os componentes desse computador com o i5 de terceira geração.

Eu sei é que existe software para Linux que a Hewlet-Packard indica como possível solução para uso de suas impressoras:

Instalando impressoras HP em ambiente Linux via CUPS… - Comunidade de Suporte HP - 866788

Nao tenho como pegar muitos detalhes do PC. so sei disso.
O PC em questao e esse: https://www.lg.com/br/suporte/suporte-ao-producto/cs-V320-M.BK31P1/?srsltid=AfmBOoo9QLAd41ZNZCC3zsJ7qTuP3Pc9Nyx3n3GOaincsl0R3gRYbmH5

A 24h2 vai rodar tranquilo, sua CPU tem o popcnt então vai funcionar mas só não vai continuar com atualizações de recursos (vai ter que sempre formatar pra trocar de build)
Fora isso vai funcionar, agora o desempenho vai ficar por conta do armazenamento

Entendi. pensei no Linux. mas nao queria dificultar muito a utilizacao do PC. Mas eu acho que para cessar a lentidao teria que instalar Linux. ja que o WIndows tem muitos servicos em Bg
Eu ate tentei otimizar o Windows 10 nele, para ver se ficaria menos lento mechendo em algumas coisas. mas nao adiantou muito nao.

Windows 11… 4GB de RAM e HD… não vai rolar, não.

Vai ficar extremamente pesado para a máquina.

Se fosse com 8GB de RAM, teria algum espaço para “rodar” e, mesmo assim, ficaria pesadíssimo. Digo isso porque tenho máquina com HD e 8GB de RAM, e ela ficou no Windows 10. Mais que isso, não vai.

1 curtida

eu acho que a skin do windows junto com o uso de disco rígido mecânico como local para instalação vão fazer o windows 11 ficar engasgado, eu manteria o windows 10 e aos poucos tentaria migrar para uma distro linux se você sentir necessidade

1 curtida

Conseguir instalar, você até vai, mas com um HDD e com essa quantidade de RAM, fica meio difícil rodar o Windows 11. Se você está com a grana curta, você pode ou aumentar a RAM (se possível) ou colocar um SSD.

Para mim, a resposta é não. O Windows 11 é mais pesado que o Windows 10. Digo isso escrevendo de um notebook com um i5 de quarta geração.

3 curtidas

Para ficar razoável, teria que ser as 2 coisas: RAM e SSD. Não há como escapar disso. Senão, o sistema vai continuar “arrastando” de pesado.

1 curtida

Ao menos no Windows 10, a minha experiência foi de que poderia escolher entre os dois, e com menos de 8 GB de RAM, é obrigatório ter um SSD. De 8 GB pra cima, você pode sobreviver sem um SSD.

Para o Windows 10, concordo. Para o 11, ele vai sofrer, e não é pouco.

@wmassis
Entao, se com o 10 ja esta arrastando de lento…
@FruTTare
acontece que o PC era do meu finado avô. agora e da minha avó.
e toda vez que eu tento usar, ela fica lenta… vou tentar ver o que eu posso fazer. ou ate mesmo colocar Linux nela. Primeiro, tentar convencer o pessoal la de fazer isso.
@rapoelho
Como eu disse, vou fazer uns testes quando eu estiver por la.
a maquina ja tem uns bons anos. foi do meu avô paterno que faleceu em 2022. E desde entao ninguem usa. nem menos a minha avó usa.

Se você quer ter um desempenho minimamente decente com o Windows 11, aumenta a RAM para uns 8 GB e coloca um SSD. Tenho um notebook com um i5 de quarta geração e que está com o Windows 11. O desempenho não chega a ser sofrível, mas é o Windows 11 é visivelmente mais pesado que o 10.

1 curtida

E, parece que nao tem muito jeito nao.
Eu so queria ver como eu poderia deixar o Windows 10 menos lento…
Ate que nao esta tao lento… mas fica um pouco.
Ja fui no Youtube e fiz varias otimizacoes para deixar o PC mais leve…
Mas acredito que so com Linux e que vai resolver. ate tinha colcado UBUNTU uma vez, mas ficou sem som.

Com mais RAM você pode resolver melhor esse problema, já que você usa um HD mecânico. Pois com mais memória, evita de ter que acessar o HD que é ordens de magnitude mais lento que a RAM.

No Linux bem provável que você consiga contornar esses problemas com o som.
Pega uma Distro amigável tipo Zorin Os ou Linux Mint, tem bastante documentação na internet. Eu tenho um i3320 que rodava windows 11, mesmo com SSD e 12 de ram era uma carroça. Agora ele virou o servidor de casa com ubuntu server.