@rapoelho
O pc nao e meu… e da minha avó.
@Leonam_Cruz
Vou ver o que eu posso fazer…
Valeu!!!
Se o Pc é da sua avó, tem um vídeo do diolinux ensinando deixa o linux mint a prova de parentes, e também tem o endless os, que vai ser bem difícil da sua avó destruir ele.
Ela nem usa… impossivel de destruir.
Vou ver com o pessoal la, se eu posso fazer isso…
Só lembrando que a partir da versões 24H2 a Microsoft pode impossibilitar de instalar o Windows em computadores que não atendam os requisitos mínimos, ou caso tenha o Windows 11 instalado em um PC fora dos requisitos ele não será atualizado para a versão 24H2.
O Windows 11 exige processadores Intel da 8º em diante ou a partir da primeira geração dos AMD Ryzen + o chip TPM 2.0.
A solução mais indicada é atualizar PC , + RAM e trocar HD por SSD que mesmo no Linux usar computador com HD será sofrido.
Processadores da intel de 1º a 5 geração tendem a sofrer muito no Windows 10 depois de patchs de mitigação de falhas de segurança encontradas nesses processadores (em outras gerações mais recentes também) foram aplicadas no Windows, no Linux esses patchs também foram lançados porem menos nocivos ao desempenho do PC em geral.
Exatamente, @pvgrogerio . É melhor tentar uma distro Linux leve e “amigável”.
Para você colocar um Windows 11, acho que uns 250 reais… em um SSD básico e 8GB de RAM. Se você achar que compensa, seria o jeito.
As considerações do @tiagoquintino são pertinentes, se quiser manter o Windows atualizado. Portanto, talvez, uma distro Linux seja uma escolha mais adequada.
O que está exigindo é o POPCNT:
No próximo grande update do Windows 11, a Microsoft pode passar a exigir a instrução POPCNT como um dos requisitos obrigatórios do sistema. Caso a regra seja aplicada, mais processadores vão se tornar incompatíveis com o software, em especial os mais antigos.
Ou seja, processadores lançados de 2008 em diante ainda conseguem rodar o Windows 11.
Ao menos no meu i5 de quarta geração, não senti tanta diferença assim no Windows 10. Mas no Windows 11, claramente o hardware se mostra um pouco limitado para o 11.
Provavelmente apenas com Linux mesmo que esse computador poderá sobreviver mais alguns anos e vai ter um desempenho melhor do que o Windows 10 com essa quantidade de RAM e um HDD. Basicamente é isso:
- Não pode mexer no Hardware: vá com o Linux. Pode ser ZorinOS, Mint ou mesmo o TigerOS, que tem desenvolvedores dele aqui pelo Fórum.
- Você pode mexer no Hardware, mas
- quer jogar no seguro: Aumente a RAM e/ou coloque um SSD e se mantenha no Windows 10. O que depõe contra essa opção é o fim iminente do suporte do sistema.
- quer se arriscar:
- Vá de Linux, com alguma distro para iniciantes (ZorinOS, Mint ou Tiger), para dar uma sobrevida maior a esse PC.
- Instale o Windows 11, mas sabendo que a CPU poderá ser um gargalo e que provavelmente o computador não terá o mesmo desempenho que no Windows 10.
Eu uso essa regra:
Windows novo requer hw novos lançados na mesma época.
Atualizações do Windows no meu ponto de vista deixa o sistema lento com o tempo.
Nota:
Já testei o Windows 11 Home Single (versão básica) no processador Celeron ficou uma m3rd4
Não é por que instalou que tem usabilidade.
Hoje em dia, isso é verdade com o Windows 11 e foi verdade com o Windows Vista em 2006. Pois essas são duas versões do Windows que realmente colocaram um sarrafo que limita a maioria das máquinas para usar esses sistemas.
Do Windows 7 até o Windows 10, a não ser que você tivesse um Hardware extremamente fraco, você conseguiria passar anos com o mesmo computador. A minha mãe teve um computador com Core 2 Duo E6300 - processador lançado em 2006, na época do Windows Vista (ao menos é o que diz a página da Intel).
Esse computador foi montado com o Windows 7 em 2012. Em 2014 ele foi atualizado para o Windows 8.1 Update 1 e em 2016 para o Windows 10 1511. Esse computador ficou até 2020 sendo usado com o Windows 10, e apesar das limitações de um processador de 2006, para tarefas básicas (que era o que a minha mãe fazia) ele funcionava super bem.
Depende muito. Mas é aquilo, tem que saber cuidar do sistema com coisas como não usar ativadores de nenhuma forma, não usar aqueles “otimizadores” que prometem milagres e fazer aquela limpeza básica no sistema de vez em quando.
E claro, entender que com o tempo o próprio Hardware se torna defasado e não vai ter o mesmo desempenho de que ele tinha de alguns anos antes.
Isso é a mais completa verdade. Já instalei o Windows 10 num C70 de 1 GHz, e o sistema não rodou direito. Pelo contrário, ficou uma verdadeira lesma.
O pior que mesmo a pessoa usando o sistema corretamente e cuidando sem usar os tais ativadores infernais e otimizadores diabólicos somente programas básicos fica lento. Só pode ser atualizações mesmo com hardware novos pode ocorre lentidão mesmo o HD/SSD esta em bom estado.

O pior que mesmo a pessoa usando o sistema corretamente e cuidando sem usar os tais ativadores infernais e otimizadores diabólicos somente programas básicos fica lento. Só pode ser atualizações mesmo com hardware novos pode ocorre lentidão mesmo o HD/SSD esta em bom estado.
Essa lentidão não tem a ver com atualizações do sistema, mas sim com a máquina ficando defasada com o tempo. Um computador que foi comprado/montado em 2016 não vai ter o mesmo desempenho em 2024, pois os sites e programas ficaram mais pesados com o tempo.
Por exemplo: Eu usava o Capcut no meu notebook antigo, e quando comecei a usar ele, lá pelo começo de 2022 ele era um programa extremamente rápido e leve.
Mais de dois anos depois, usar o Capcut estava insuportável, ele estava bem lento e pesado, fechando do nada por absolutamente nenhum motivo. Nesse meio tempo, atualizei para o Windows 10 22H2 e depois instalei o Windows 11 22H2 (e sistema esse que usei até essa semana).
Considerando que o Windows 11 não atualiza para uma versão em Hardware incompatível e o Capcut funcionava super bem, Isso tem a ver com as atualizações do sistema ou com o programa que ficou mais pesado com o tempo?
O windows 11 24h2 requer um processador com SSE4.2 presentes no AMDFX e com instruções POPCNT do FX4100 até o FX9590 mas tem um porém, aquele AVX.
Alguém sabe dizer se o 24h2 requer o AVX2 ?
Se for verdade, é game over pra mim kkkkk
Existe AVX2 em algum AM3+ ?

Essa lentidão não tem a ver com atualizações do sistema, mas sim com a máquina ficando defasada com o tempo. Um computador que foi comprado/montado em 2016 não vai ter o mesmo desempenho em 2024, pois os sites e programas ficaram mais pesados com o tempo.
Ai me lembro do filme Steve Jobs sobre otimização do sistema.
Todo Hardware fica lento com o tempo. Até os da Apple.
Tenho um iPad de Primeira Geração guardado na gaveta. Eu ganhei ele em 2017, e já estava com sete anos de uso, e parou no iOS 5.1.1.
E ele conseguia entrar razoavelmente bem nos sites em que usava ele, melhor do que o Tablet com Android 4.0 que eu usava antes. Até no Youtube ele entrava e conseguia executar alguns vídeos (antes do Safari fechar na minha cara).
Alguns anos depois (entre 2020 e 2021), liguei ele de novo. Nenhum site mais funcionava direito nele, e o Safari estava sempre fechando na minha cara, até com o site mobile do Facebook.
E ele não tinha sido atualizado, pois não tinha mais atualização para ele. O que mudou? Os sites ficaram pesados demais para o Hardware dele.
Como ele não era mais tão útil para navegar na Internet, passei a usar ele como uma mesa de luz improvisada. Até esquecer ele na gaveta de novo e a bateria provavelmente ter morrido de vez.
Nem Steve Jobs escapa disso.

Todo Hardware fica lento com o tempo. Até os da Apple.
Concordo, mas tem um porém…
Para garantir um bom funcionamento da máquina a longo prazo o recomendado é a limpeza dos componentes após oito meses de uso como desmontar por completo o gabinete. Limpeza da placa-mãe, substituir a pasta térmica do processador e da gpu, melhorar a refrigeração do gabinete adicionando novos coolers-fan e como todos sabem muito bem, o que diminui a vida útil dos componentes não é o tempo decorrido mas sim a sujeira interna, sem falar é claro também do “overclock” para gpu, cpu e ram que contribui para o maior desgaste das peças.
Aqui em casa eu comprei dois discos voadores(fans) de contatos imediatos de terceiro grau para melhorar a refrigeração dos componentes do gabinete.
O linux é também uma peça chave já que ele consome menos recursos do PC dependendo da distro em questão como o XFCE e LXDE que são ótimas para PCs antigos.

Para garantir um bom funcionamento da máquina a longo prazo o recomendado é a limpeza dos componentes após oito meses de uso como desmontar por completo o gabinete. Limpeza da placa-mãe, substituir a pasta térmica do processador e da gpu, melhorar a refrigeração do gabinete adicionando novos coolers-fan e como todos sabem muito bem, o que diminui a vida útil dos componentes não é o tempo decorrido mas sim a sujeira interna, sem falar é claro também do “overclock” para gpu, cpu e ram que contribui para o maior desgaste das peças.
Eu concordo completamente com isso.

O linux é também uma peça chave já que ele consome menos recursos do PC dependendo da distro em questão como o XFCE e LXDE que são ótimas para PCs antigos.
Não importa se você usa Gnome, LXDE ou mesmo um Fluxbox, isso não impede que os sites que você acessa e/ou os programas que você usa fiquem mais pesados para o Hardware com o tempo.
O site do Facebook era bem mais leve há 14 anos, e poderia ser acessado em quase qualquer batata. Hoje em dia, dependendo do hardware, o site fica muito lento.
Eu já vi sites consumindo mais RAM do que o sistema operacional inteiro.

consumindo mais RAM do que o sistema operacional inteiro
kkkkkk
Eu ainda ando meio desconfiado, faltou alguém dessa lista que eu não vejo o nome do “google chrome” kkkkk
O Chrome é o de menos, pois o que vai mais consumir RAM são os sites que estão sendo acessados nele.