Instalar Oracle Database 18c Express Edition no Ubuntu 19.04

Salve galera.

Estou estudando banco de dados e migrando do Windows para o Linux, porém não estou conseguindo instalar o Oracle Database 18c Express Edition no Ubuntu 19.04.

Alguém poderia me ajudar.

Oi @escudero_sp

  1. Transfere directamente o RPM do Oracle 18cEX na pasta home/seu_utilizador.

  2. Abre o terminal e executa:

sudo apt install alien
  1. Convertendo RPM com Debian:
alien -d oracle-database-preinstall-18c-1.0-1.el7.x86_64.rpm
  1. Instala com o pacote do Debian:
sudo install ./oracle-database-preinstall-18c-1.0-1.el7.x86_64.deb
# ou
sudo dpkg -i oracle-database-preinstall-18c-1.0-1.el7.x86_64.deb
1 curtida

@gusbemacbe , primeiramente obrigado pelo apoio.

Realizei o procedimento orientado por Ti e obtive o retorno abaixo:


sudo dpkg -i oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado oracle-database-preinstall-18c.
(Lendo banco de dados … 151684 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb …
A descompactar oracle-database-preinstall-18c (1.0-2) …
Configurando oracle-database-preinstall-18c (1.0-2) …


Desculpe a noobisse, mas e agora, o que eu faço?

Parece que o dpkg não abriu o pop-up para tu configurares… Já tentaste sudo install ./oracle-database-preinstall-18c-1.0-1.el7.x86_64.deb?

1 curtida

Sim,

O nome do arquivo após extração (passo anterior) ficou “oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb”, sendo assim, tentei o comando [sudo install ./oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb], mas o Terminal retornou a seguinte mensagem:

–Mensagem retornada:
escudero@linuxpc:~/Downloads$ sudo install ./oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb
install: falta o operando arquivo de destino após ‘./oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb’
Tente “install --help” para mais informações.

Então tentei o comando [sudo dpkg -i oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb] que retornou a mensagem enviada anteriormente, mas não abriu tela para configuração e criação de usuário.

–Mensagem retornada:
escudero@linuxpc:~/Downloads$ sudo dpkg -i oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb
(Lendo banco de dados … 151697 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar oracle-database-preinstall-18c_1.0-2_amd64.deb …
A descompactar oracle-database-preinstall-18c (1.0-2) sobre (1.0-2) …
Configurando oracle-database-preinstall-18c (1.0-2) …

Tenho de testar no meu novo computador.

1 curtida

Blz,
Fico no aguardo.
Ah! Mais uma vez obrigado pelo apoio e desculpe a noobisse kkk

Oi @escudero_sp

Desculpa pela demora. Meu teste foi longo após várias tentativas. Preparei o tutorial.

  1. Entra no Oracle Database Express Edition (XE) Downloads ;
  2. Entra na tua conta;
  3. Retorna ao mesmo site de origem (item 1);
  4. Seleciona «Oracle Database 18c Express Edition for Linux x64». Transerir-se-á um arquivo comprimido de 2.4GB no formato RPM;
  5. Extrai-o;
  6. Cria a nova pasta, nomeando-a como “oracle” e move as três pastas – etc, opt e usr para essa pasta;
  7. Abre o terminal e copia o comando ~/Downloads/oracle/opt/oracle/product/18c/dbhomeXE/runInstaller nele. Abrir-se-a a janela de instalador.

2 curtidas

@gusbemacbe, estamos chegando lá.

Segui o seu tutorial e realmente o instalador abriu, entretanto durante o processo de instalação algumas mensagens foram exibidas até que após a última o instalador simplesmente fechou do nada e não concluiu a operação.

O que pode ser?

https://drive.google.com/open?id=1gqsI2GzotnYNBbQUlc9R-jyqyP7Nyy03

Talvez esteja faltando dependências test

sudo apt install -fy

Geralmente funciona

2 curtidas

Oi @escudero_sp

Desculpa pela demora, eu tinha de viajar para a faculdade a fim de pegar meu diploma e fui resolver doar meus livros aos meus colegas de classe durante o intervalo.

Na 1º imagem, indica que Oracle aceita apenas CentOS, mas mesmo assim, podemos tentar.
Na 2º imagem, indica que o instalador precisa estar na pasta /home, e não na /Downloads
Na 3ª imagem, não entendi o erro.

Vou fazer de novo. Descobri que Oracle criou um novo utilizador para meu computador.

@Keviny, conseguiste instalar o Oracle Database 18c?! Se sim, por favor, prepara o tutorial para ele.

Acho que pelos erros entendi o que tem que fazer faz o seguinte mova o instalador para a sua pasta pessoal e tente instalar ele novamente

Pior que descobri que perdi o controlo sobre meu computador, depois de o Oracle ter modificado a minha palavra-passe durante a instalação.

@escudero_sp e @Keviny, estou muito preocupado. Por favor, testai com as aplicações, como Stacer e Configurações > Conta > Desbloquear, que requerem a palavra-passe e vê se eles aceitam a vossa palavra-passe.

1 curtida

Qualquer problema tente logar como root e altere novamente a senha pelo terminal

su

Aqui você digita a sua senha de root

Agora iremos mudar a senha do seu usuário da seguinte forma

passwd seusuario

Aí você digita a sua nova senha

Já fiz isto antes, o terminal aceitou a minha palavra-passe, mas os aplicativos GUI não aceitam.

Vou fazer isto agora, para testar se Oracle ainda está a controlar os aplicativos.

1 curtida

@Keviny

Desculpa pela demora, meu tio acabou de dar um novo telemóvel para minha avó. Eu tinha de arrumar o telemóvel e o número de telemóvel.

Testei, meus aplicativos ainda não aceitam a minha nova palavra-passe. Eis:

Peek%202019-05-11%2020-51

Já tentou com a senha de root?

Sim, e ele aceitou, mas não limpou os caches.

O Oracle Database estar funcionando?